Flamengo e KTO Minas se enfrentam na disputa pela liderança do NBB CAIXA neste sábado (30/11) e de olho em vantagem de decidir em casa na Copa Super 8
Primeiro e segundo colocados na tabela de classificação em um confronto direto pela liderança da temporada 2024/25 do NBB CAIXA. Esse é o enredo para o encontro entre Flamengo e KTO Minas neste sábado (30/11), às 15h, no ginásio do Maracanãzinho. A partida terá transmissão da TV Cultura, YouTube do NBB, BasquetPass e FlaTV.
A equipe mineira está na liderança. São 10 vitórias em 11 jogos, com um excelente aproveitamento de 90,9%. A posição logo abaixo é ocupada pelo Flamengo, que tem o mesmo número de triunfos da Tempestade, mas entrou 12 vezes em quadra na competição (83,3%). Ou seja, se vencer, o Flamengo ultrapassa o KTO Minas na classificação, assumindo o primeiro lugar.
“É jogo muito importante. Só olhar na tabela para ver a importância deste jogo, o primeiro colocado contra o segundo. É um adversário tradicionalmente muito duro para nós em qualquer competição, e, no NBB CAIXA, não vai ser diferente. Eles estão jogando muito bem, estão com uma regularidade absurda. Em números são o melhor time disparado. Melhor aproveitamento de arremesso, melhor PPP (pontos por posse), defesa também muito forte, enfim, é um time bem completo. Tivemos bastante tempo para se preparar, estamos se preparando também muito bem, confiamos bastante no que podemos fazer e vamos jogar como se fosse o jogo mais importante da temporada até agora, já que será uma disputa pelo primeiro lugar”, afirmou Gustavo de Conti, treinador do Flamengo. “Temos um desafio importante neste sábado. Vencer o Flamengo significa a manutenção na liderança do NBB CAIXA, o que vale muito para nós. Sabemos da dificuldade desta partida, mas sinto a equipe pronta e motivada para esse confronto”, acrescentou o técnico do KTO Minas, Léo Costa.
Os números indicam os motivos das equipes estarem no topo da tabela. O KTO Minas tem o melhor ataque do NBB CAIXA, com 82,5 pontos. Já o Flamengo subiu para segundo, ultrapassando o Corinthians, com 81,5 pontos. Do lado defensivo, o Rubro-Negro é o time que menos sofre pontos, com 66,42 por partida. O time mineiro é o 2º menos vazado, com 68,18 pontos.
“É um jogo extremamente importante porque vale a liderança. Mais do que a liderança vale se impor num campeonato que sabemos ser muito duro e que vai continuar sendo muito duro. As equipes ainda tendem muito a crescer. É final de primeiro turno, todo mundo vai querer uma classificação, estar bem posicionado para o Super 8. É um jogo que vale muita coisa para nós e vamos tentar estar o mais pronto possível”, afirmou Gui Deodato, um dos jogadores do Flamengo que já esteve do outro lado.
O armador Alexey é outro que vai estar em ação agora pelo lado rubro-negro. “É um jogo muito importante. Só de valer a liderança já mostra a importância do jogo. O Minas é um equipe que vem jogando muito bem, não está na liderança do campeonato à toa. Conquistar os dois pontos é muito importantes para o Super 8, principalmente, ter a liderança e poder depender só de nós depois para poder ter o mando de quadro no Super 8. Também é um desafio importante jogar contra o Minas, assim como foi contra Franca, uma equipe que está no topo da tabela. É importante para sabermos como está sendo nossa evolução.”
O discurso em relação à importância do confronto é repetido pelo lado do KTO Minas. A Copa Super 8 tem atenção especial das duas equipes, afinal o líder ao final do primeiro turno tem vantagem de decidir em casa durante todo o torneio mata-mata. “Sabemos que é uma equipe extremamente qualificada e que nos faz querer chegar para brigar de igual para igual. Estamos ali colados na tabela, então vai ser um confronto direto, que vale muita coisa, principalmente pensando na Copa Super 8. Então, vamos entrar nesse jogo já como se fosse uma final antecipada do campeonato e vamos encarar com esse espírito essa partida. Estamos trabalhando para isso e não temos dúvidas que vai ser um grande jogo”, afirmou o capitão Alexandre Paranhos.
“O processo de trabalho e a linha que temos seguido, com a filosofia que estamos colocando na equipe, os jogadores novos que chegaram estão cada vez mais a vontade, mais confortáveis dentro do sistema e as coisas estão acontecendo com mais naturalidade a cada jogo. Temos bastante coisa para melhorar, para crescer, mas sem dúvida estamos em um caminho de crescimento muito bom, interessante, e com certeza vamos colher frutos dessa evolução logo logo. Estamos otimistas com o trabalho do dia a dia e dos jogos, então a sensação e a vontade é que chegue o mais longe possível e traga cada vez mais frutos para o KTO Minas”, acrescentou.
Ex-Flamengo e companheiro de garrafão de Alexandre Paranhos, Rafael Mineiro endossou o discurso do capitão. “O confronto que vale o primeiro lugar é sempre muito importante, ainda mais contra uma equipe como o Flamengo, que nos últimos anos tem sempre chegado na final. Vamos entrar com força total para manter a liderança, também pensando na Copa Super 8. O momento do nosso time é muito bom, a gente vem em uma sequência de vitórias muito boa, estamos jogando bem e sem destaques individuais. Cada jogo, cada momento é de um jogador, e isso é bom para nossa equipe porque não dá para marcar somente um atleta ou outro, uma peça ou outra.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete