Badminton participa dos Jogos da Juventude com atletas de todos os estados do Brasil

0

Letícia Andres e Joaquim Taveira foram os campeões das chaves individuais, com ela representando Santa Catarina e ele defendendo as cores de São Paulo

A edição dos Jogos da Juventude de 2024 está em andamento em João Pessoa, na Paraíba. O evento começou em 13 de novembro e termina no dia 28 deste mesmo mês (quinta-feira). O torneio do badminton foi disputado de 14 a 16 com duas categorias na chave individual e mais três nas duplas. Mostrando crescimento da modalidade, a competição contou com a participação de atletas de todos os estados do Brasil, um dos poucos esportes a ter alcançado esse feito, fortalecendo a expansão do esporte.

Campeões do individual dos Jogos da Juventude

No individual masculino, Joaquim Taveira, de São Paulo, Marcos Filho, do Piauí, Hiarley, de Pernambuco, e Fhelipe Santos, também do Piauí, foram os semifinalistas. No primeiro duelo por vaga na decisão, Joaquim Taveira eliminou de Marcos Filho, por 2 sets a 0. Em seguida, Fhelipe Santos bateu Hiarley Branco, igualmente em games diretos. Na final, o atleta de São Paulo venceu o do Piauí e ganhou a medalha de ouro, deixando a prata com o oponente. Os dois bronzes ficaram com os jogadores superados na semifinal.

Já no simples entre as mulheres, Leticia Andres foi a campeã dos Jogos da Juventude de 2024 defendendo Santa Catarina. Antes disso, a jovem atleta já tinha conquistado a medalha de bronze nas duplas femininas na Gymnasiade deste ano, maior evento escolar do mundo, ao lado de Eduarda Prates, que perdeu na semifinal para Juliana Barboza. Na decisão em João Pessoa, a representante catarinense ganhou de Juliana Barboza, de São Paulo, por 2 a 0. Ela havia eliminado Laura Silva, também de São Paulo na semifinal.  

Medalhistas nas duplas

Mudando do individual para às duplas, São Paulo e Rio Grande do Sul disputaram a final do naipe feminino, com as paulistas vencendo por 2 a 1. Antes disso, São Paulo eliminou Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul despachou Amazonas nas semifinais. Nas parcerias masculinas, Piauí ficou com o ouro batendo Rio de Janeiro na decisão. Para ganhar o título, Marcos Filho e Fhelipe Santos venceram Amazonas nas semifinais. Já o Rio de Janeiro venceu Mato Grosso. Os estados superados ficaram com a medalha de bronze.

Por fim, nas duplas mistas, os semifinalistas foram Santa Catarina, Rio de Janeiro, Piauí e São Paulo. Nos duelos por vagas na decisão, o time catarinense derrotou o Rio de Janeiro, em parciais direitas. Do outro lado da chave, a parceria piauiense enfrentou dificuldades, mas superou o duelo paulista em três games. Na disputa pelo ouro, Santa Catarina derrotou Piauí, por 2 sets a 0. Juntando com os integrantes do badminton, os Jogos da Juventude contam com 4.500 atletas e 6.500 no total de pessoas com oficiais e dirigentes.   

Badminton em ascensão
A ascensão do badminton foi apresentada nos Jogos da Juventude realizado em João Pessoa, na Paraíba. Além de atletas de todos os estados do Brasil, a modalidade contou com profissionais de excelência na organização do evento. Por esse motivo, a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) parabeniza toda a equipe de montagem e estrutura da entidade, o time de organização e coordenação da parte técnica e a equipe de arbitragem da competição.

As partidas do badminton foram realizadas na Arena Vila Olímpica. A cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude de 2024 contou com as presenças de José Roberto Santini Campos, presidente da CBBd, e Paulo Wanderley Teixeira, mandatário do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Wendel Ribeiro e Ricardo Pina, os dois vice-presidentes da entidade máxima da modalidade em solo brasileiro, também participaram do evento que marcou a estreia das competições.
Durante os Jogos da Juventude aconteceu também uma clínica de badminton comandada pela atleta olímpica Fabiana da Silva, atual treinadora da seleção brasileira da modalidade. Atletas, outros técnicos e também dirigentes do esporte também estiveram em João Pessoa. Cada unidade da federação pode inscrever até dois atletas por gênero. A competição de badminton foi disputada de acordo com as regras oficiais da Federação Mundial de Badminton (BWF). 
Sobre a CBBdA CBBd (Confederação Brasileira de Badminton) é a entidade responsável por administrar, dirigir, controlar, incentivar e difundir em todos os estados brasileiros a prática de badminton, parabadminton e airbadminton. Fundada em 1993, a CBBd tem sede no Rio de Janeiro e um Centro de Treinamento em Piracicaba, no interior de São Paulo. A entidade é filiada à Confederação Sul-Americana (CONSUBAD), Confederação Pan-Americana (BPAC) e Federação Mundial (BWF) da modalidade e tem apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro, parcerias com o Ministério do Esporte, Universidade Federal do Piauí, CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) e Comitê Brasileiro de Clubes e patrocínio de Loterias CAIXA e DAIANOX. Siga a CBBd nas redes sociais: Xinstagram e facebook.

Por: Comunicação – CBBd
Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade