Na classe Sport o título ficou com Neto Heil em Interlagos
A decisão da temporada de 2024 da Porsche Sprint Trophy foi agitada em Interlagos. Em condições climáticas traiçoeiras na manhã do sábado, a categoria largou para a última corrida do ano para conhecer os campeões tanto da geral quanto da classe Sport. José Moura Neto, líder do campeonato puxou a fila ainda em condições de pista seca. Porém a chuva começou a cair nos 4.309m do principal palco do automobilismo nacional antes mesmo da bandeira verde ser acionada.
Após a largada com pneus slick em pista úmida, a direção de prova chamou os carros de competição mais produzidos do planeta para a troca de pneus para os compostos de chuva. A então voltou a ter liberação com sete minutos para a bandeirada e novamente foi marcada por muitas trocas de posição. Quem se deu melhor nas condições adversas foi o estreante Neto Carloni, que largou da terceira posição. O piloto da classe Sport soube encontrar os melhores caminhos no desafiador asfalto molhado e aproveitou as oportunidades para assumir a liderança da corrida, sustentando até a bandeirada, vencendo pelas duas categorias na primeira prova na Porsche Cup. José Moura Neto, em segundo, garantiu o título da Sprint Trophy e Neto Heil foi o campeão da Sprint Trophy Sport.
A Porsche Cup C6 Bank realiza sua última largada da temporada ainda neste sábado às 14:05 par a decisão do campeonato de Endurance, com prova de 500km na capital paulista.
A corrida:
Depois de três voltas de apresentação, a bateria derradeira da Sprint Trophy em 2024 recebeu a luz verde em Interlagos. No já consagrado formato de manter a corrida em bandeira amarela até a entrada da reta oposta, quando as ultrapassagens voltam a ser permitidas.
Nos primeiros momentos de bandeira verde, o já molhado asfalto de Interlagos fez suas primeiras vítimas e uma grande movimentação de posições após multiplos incidentes na Descida do Lago. A direção de provas decidiu por bem trazer os pilotos para os boxes e realizar a troca por compostos para chuva. A tabela mostrava José Moura Neto na liderança e garantindo o título. Na Trophy Sport, Neto Carloni liderava a prova, com Neto Heil em segundo e garantindo o título.
Com sete minutos restantes no cronômetro, os Porsches 911 GT3 Cup 991.1 voltaram aos 4.309m do autódromo de Interlagos sob regime do carro de segurança. Com menos de cinco minutos para a abertura da última voltou a ter a bandeira verde agitada. O então líder da prova escapou no lago e múltiplos incidentes voltaram a ocorrer na volta da relargada e o safety-car voltou a ser acionado no minuto derradeiro da bateria. A prova relargou para mais uma volta com Carloni na liderança da geral e da Sport. Silvio Morestoni era o segundo, Moura Neto em terceiro, Gabriel Liber em quarto e Fernando Arurda em quinto.
Carloni venceu na estreia, com Moura Neto em segundo, garantindo o título da Sprint Trophy. Morestoni em terceiro, Liber em quarto e Arruda na quinta posição. Na classe Sport o título ficou com Neto Heil, que recebeu a bandeirada na 12ª posição.
O que eles disseram:
“Adorei a categoria. Fazia quase 15 anos que não entrava em um carro de corrida. A organização e a estrutura da categoria são nota 1000. A prova com chuva é ter constância e conseguir explorar as pequenas oportunidades que nós temos.”
Neto Carloni
“Com certeza eu não esperava um roteiro como foi hoje em Interlagos e também não esperava este cara (Silvio Morestoni) ser tão rápido quanto ele foi durante o ano e me proporcionar brigas tão boas quanto tivemos. Estou muito feliz, pois acredito que ganhei de um cara que é melhor do que eu.”
José Moura Neto
“Ano que vem teremos novos desafios na Carrera Cup ao lado da equipe toda. Neste campeonato aprendi de tudo, quali na chuva, desviar de batida e o respeito aos pilotos, principalmente com o José Moura Neto. Estivemos muito próximos na pista durante todas as provas, mas sempre com respeito.”
Silvio Morestoni
Porsche Cup C6 Bank Sprint Trophy – Etapa 5 – Interlagos:
1. #111 Neto Carloni (S) – 22:39.109
2. #45 José Moura Neto +1.120
3. #8 Silvio Morestoni +1.845
4. #14 Gabriel Líber +4.538
5. #29 Fernando Arruda (S) +5.825
6. #33 William Araujo +7.676
7. #13 Letícia Bufoni +7.804
8. #22 Heverton Cardoso (S) +7.998
9. #77 Vitor Marques (S) +9.074
10. #121 Denis Ferrer +10.551
11. #1 Gustavo Costa (S) +12.944
12. #331 Neto Heil (S) +12.976
13. #7 Andre Cytrynbaum +13.376
14. #11 Thiago Rios (S) +17.681
15. #12 Marcelo Seiroz (S) +27.322
16. #777 Lucas Lucco -3 voltas
17. #18 Ricardo Zylberman -3 voltas
Sobre a Porsche Cup C6 Bank:
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.
Por: Luis Ferrari