Rubens Barrichello anota duplo top10 em El Pinar
A dupla Mobil™ na Stock Car teve mais um fim de semana memorável na temporada 2024. Empatado com outro piloto, Dudu Barrichello foi o maior pontuador do fim de semana, catapultado por um oitavo lugar na sprint race e o segundo na corrida principal. Foi o primeiro pódio do piloto do carro #91 nas corridas mais longas. Ele agora é quinto colocado no campeonato, a 43 tentos da liderança.
Rubens Barrichello fechou a primeira corrida em sexto e a segunda em 11º _mas posteriormente foi alçado a 10º em virtude de penalizações aplicadas a outros concorrentes após mais de três horas da bandeira quadriculada tremular no Uruguai. O bicampeão da Stock Car é 11º colocado na tabela de pontos, com 605.
A Stock Car ruma para as etapas decisivas em Goiânia e depois em Interlagos, pistas onde os carros Mobil™ já tiveram performances convincentes na temporada.
As corridas
Rubinho largou em terceiro na primeira corrida do dia, com Dudu partindo em oitavo. O bicampeão sustentou sua linha e acompanhava o ritmo dos dois ponteiros à sua frente, enquanto Dudu perdeu uma posição na volta inaugural, ingressando nos pits em nono na volta 7, quando foi aberta a janela de paradas obrigatórias. Rubens levou o #111 ao box na volta seguinte.
Após todos os pilotos servirem suas paradas obrigatórias, Dudu era 11º, poupando botões de ultrapassagem para a corrida principal. Rubens aparecia em sexto, posição em que levou até o final.
Entre a volta 19 e a 24, Dudu foi oportunista ao negociar ultrapassagens, avançando para oitavo na bandeirada.
O mesmo senso de oportunidade o segundo-anista mostrou logo na terceira volta da corrida 2. Depois de largar em quarto e sustentar sua posição no apagar das luzes, Dudu enquadrou o carro #83 e usou o botão de ultrapassagem. O concorrente também deu push-to-pass para se defender, mas Dudu tinha o “Fan Push”, que foi imediatamente acionado. Após deixar Gabriel Casagrande para trás, Dudu atacou Felipe Massa na volta 7 e avançou para a vice-liderança.
Rubinho era nono na volta de abertura da janela de pits, depois de largar em décimo.
Dudu então assumiu a liderança na volta 9, com a parada de Felipe Fraga, e tratou de fazer voltas rápidas para tentar superar o concorrente durante o ciclo de paradas. Ele entrou nos pits na volta 12 e saiu em nono. Rubinho fez sua parada na volta seguinte, entrando nos pits em quarto.
Com o pelotão restabelecido na volta 26, Dudu era o segundo atrás de Fraga, com Rubinho em 12º. O #91 então manteve a posição até a bandeirada, neutralizando ataques de Gabriel Casagrande com seus últimos acionamentos do botão de ultrapassagem na reta Oposta nas voltas finais. Rubinho avançou para 11º, e posteriormente assumiu o 10º lugar com a punição imposta a outros competidores.
O que eles disseram:
“Foi um fim de semana muito bom, construímos muito bem desde os treinos e evoluímos muito o equipamento também. O pessoal da equipe fez um ótimo trabalho, são muito capacitados! Saio daqui muito contente, meu primeiro pódio em corrida principal da Stock Car, ainda mais podendo dividir o pódio com as pessoas que eu dividi. Estou muito contente, andei bem e a equipe fez um trabalho incrível. Muito dos mecânicos vieram direto de Buenos Aires, então eu espero que eles estejam orgulhosos desse momento também.”
Dudu Barrichello
“Dudu há muito tempo não é o ‘filho do Rubinho’. Dudu é o Dudu! Está fazendo um grande campeonato e merece. Vamos celebrar o pódio”
Rubens Barrichello
Stock Car – Classificação
1. Felipe Massa 770 pontos
2. Gabriel Casagrande 759
3. Felipe Baptista 757
4. Ricardo Zonta 736
5. Dudu Barrichello 727
6. Julio Campos 710
7. Bruno Baptista 708
8. Rafael Suzuki 640
9. Daniel Serra 622
10. Enzo Elias 611
11. Rubens Barrichello 605
Por: Luis Ferrari