HEINEKEN LANÇA CAMPANHA QUE CELEBRA O ÍDOLO AYRTON SENNA E SEU PODER ÚNICO DE UNIR OS BRASILEIROS

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Produzido no Brasil e dirigido pelo vencedor do Oscar Armando Bo, filme mostra que Senna une os brasileiros de diferentes gerações hoje e sempre, com direito a participação especial de Alain Prost, maior rival do ídolo brasileiro;

Era 1991 e o então bicampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna nunca havia vencido no Brasil. E ele lutou bravamente, até o final da corrida, contra uma caixa de câmbio de seu carro travada na sexta marcha nas voltas finais, e brindou a todos os brasileiros com a taça de campeão no GP do Brasil daquele ano.

E agora, 33 anos depois desse feito, Heineken convoca os brasileiros a brindar esse ídolo internacional que, hoje e sempre, une e emociona o País. Criada pela LePub São Paulo, a campanha 360° destaca como Senna e Heineken continuam unindo os brasileiros ao longo dos anos, representado por um gesto icônico que une ambos: o brinde.

Essa homenagem de Heineken – patrocinadora global da Fórmula 1 – começa com um filme dirigido pelo premiado diretor de cinema e ganhador do Oscar, Armando Bo, que estreia hoje (17 de outubro) no intervalo do horário nobre das TVs Globo, Record, Band e SBT, e simultaneamente nas salas de cinema e nas mídias digitais.
 

A peça publicitária “The Toast” começa com a primeira vitória do brasileiro em Interlagos, em 1991 — arquibancadas cheias, aplaudindo o campeão e o momento clássico do ídolo erguendo seu troféu com apenas uma mão. Em seguida, um grupo de amigos levanta uma garrafa de Heineken para brindar ao piloto.
 

Diferentes famílias e grupos de amigos em casa são retratados, assistindo a um VHS do icônico momento da premiação em Interlagos. Esses personagens, retratados na campanha, também erguem uma Heineken para brindar o ídolo na TV. O filme faz uma passagem de tempo para 1994, quando o brinde muda de celebração de vitória para homenagem a uma lenda.
 

Já em 2000, uma mulher vestida com o inesquecível macacão vermelho de Senna e um grupo de pessoas comemoram com uma Heineken na mão durante uma festa à fantasia.

Em 2013, Senna levanta seu troféu em um videogame inspirado na Fórmula 1 e que é visualizado em uma TV de tela plana; ao mesmo tempo, um grupo de amigos, morando juntos, ergue suas garrafas de Heineken para a TV, brindando com o atleta.
 

Em 2021, o streamer Gaules saúda o piloto, reagindo a uma transmissão do momento em que Senna levantava seu troféu em 1991. O filme finaliza com uma cena emblemática de Alain Prost, parceiro de equipe de Senna na época da McLaren e maior rival do brasileiro nas pistas, brindando o ídolo e seu legado atemporal.

Todo o filme é embalado pela emocionante trilha “Lean On Me”, de Bill Withers, que traduz o amor dos brasileiros pelo Senna até os dias atuais. Clique aqui para ver o filme.

A conexão entre Ayrton Senna e Heineken não é de hoje. Em 2019, a marca produziu o filme “Obrigado”, criado pela agência Publicis Brasil, como parte da campanha #ObrigadoSenna, hashtag essa que retorna para a campanha deste ano. Na ocasião, o filme retratou diversos momentos da história recente do País nos quais a bandeira brasileira está presente. Com isso, além do filme, veiculado na TV e online, Heineken também preparou, em parceria com a família Senna, eventos que foram realizados em São Paulo no mês de novembro. A primeira ação colaborativa aconteceu em maio do mesmo ano, durante o Senna Day.
 

“Para nós, é uma honra enaltecer Ayrton Senna, um dos maiores ídolos de todos os tempos. Senna é um símbolo de determinação e superação, e a Heineken se orgulha de poder celebrar sua história, reunindo pessoas para comemorarem os momentos inesquecíveis que vivemos com ele. Esta é uma homenagem ao seu legado, a sua vida e ao seu superpoder de unir as pessoas”, comenta Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken no Brasil.
 

“Em toda a comunicação, trazemos esse ponto de intersecção entre Heineken e Senna, que é a capacidade de ambos unirem as pessoas em um simples gesto que diz muito: o brinde. Também tivemos o cuidado ao escolher o Armando Bo, um baita cineasta premiado para dirigir o filme, sem contar com a participação do Prost, o principal rival de Senna que também prestou sua homenagem nesta campanha”, conta Felipe Cury, CCO e sócio da LePub São Paulo, agência responsável por toda a criação da campanha.
 

“O Ayrton sempre teve um perfil agregador, de querer estar perto das pessoas e no fato de que ele unia gerações em frente à TV, unia os fãs para acompanhar as corridas e une o mundo para celebrar o seu legado. A campanha da Heineken traduz esse sentimento em uma homenagem repleta de significado e que ganha ainda mais emoção ao relembrar uma vitória icônica do Senna: a de Interlagos, em 1991”, comenta Ana Simões, diretora executiva de marketing da Senna Brands, empresa responsável por perpetuar o legado de Ayrton Senna.
 

Além dos filmes nas versões de 60″ e 30″ que serão exibidos em TV, cinema e mídias digitais, a ação também contará com mídia OOH, ativações com fãs de Heineken e influenciadores digitais. 

Ficha Técnica
Cliente

Marketing: Beatrice Jordão, Fabrizio D’angelo, Carlos Mario Rico Franco, Laisa Valerio, Lucas Pires Barbosa, Eduardo Picarelli, Cecília Bottai, Guilherme Retz, Daniella Iebba, Nabil Nasser, Bram Westenbrink, Dolf van den Brin

Mídia: Fernanda Saboya, Williane Vieira

Brand PR: Adriana Teixeira, Camille Nunes, Pedro dos Reis Duarte

Le Pub Brasil

GLOBAL CEO: Bruno Bertelli

GLOBAL CCO: Cristiana Boccassini e Mihnea Gheorghiu

CCO & Partner: Felipe Cury

CSO & Partner: Aldo Pini

Executive Creative Director: Greg Kickow e Rafael Alves

Creative Director: Yan Prado e Leone Damiao

Copywriter: Victor Sotero

Art Director: Samoel Junqueira

Designer: Kayna Michelin

Creative Production Director: Carla Rossini

Senior Creative Producer: Brunno Cunha

Editor: Jesse Roscoe e Leo Sanches

Executive Operations & Business Director: Aline Garcia

Account Director: Juliana Dantas

Account Manager: Marinna Santos

Account Assistant: Rayani Tobias

Content Director: Dayana Texeira

Content Manager: Thais Vargas

Community Manager: Karina Silva

Head of Strategy: Mariana Coradi

Strategy Director: Marilia Duran

Strategy Manager: Mansur Atique

Media Director: Priscilla Leite

Media Manager: Jussara Bezerra

Media Supervisor: Lucas Gimenez e Fernando Brito

Media Coordinator: Carla Tassi

Media Assistant: Eric Bueno

Chief Communications Officer: Paula Ganem

Communications Manager: Mafê Malozzi

Produtora Rebolucion

Production Company: Rebolucion

Film Director: Armando Bo and Watta Hermanez

Executive Producer: Ciro César Silva

Line Producer: Chancho, Mariano Avellaneda and Alexandre Macen

Producers: Mariana Khuri and Lúcio Sulzbach

Production Coordination: Érika Andrade and Sarah Moura

1st Assistant Director: Juan Joaquin and Ana Claudia Azevedo

2nd Assistant Director: Amanda Barros

Director of Photography: Rolo

1st AC: Chile and Motinha

2nd AC: Ricardo Pedro and Caio Freitas

DIT (Digital Imaging Technician): Felipe Maciel Delgado

Production Designer: Frederico Alves

Art Assistant: Thais Russo and Mariana Naomi

Art Producer: Vinicius Marcial

Props Production: Mariana Hermann

Costume Production: Giovanna Moretto

Makeup: Carla Cristina Carrasco

Production Direction: Tatiana Ueda

Production Manager: Sara de Rizzo

Production Assistant: Livia Maria and Daniel dos Santos

Location Manager: Jefferson dos Santos and Gabriela Salgado

Set Dresser: Magosh and Diogo Telles

Casting Producer: Deborah Antunes

Best boy electrician: Walério Máximo and Álvaro Crispi

Best boy grip: Alexandre Fidelis and Gerlando Dos Santos Pereira

Post-Production Coordinator: Fernando de Souza Maria Laura Rodriguez (Rebolucion ARG)

Editor: Felix Soifer

Color grading: Bleach

Finishing: Da8ocho (Gabriel Mongardi)

3D: Butterfly

Finisher: Juliana Sánchez (Rebolucion ARG) / Rebolucion BR crew

Produtora DaHouse

Produtora de áudio: DaHouse Audio

Produção e direção musical: Lucas Mayer e Silvinho Erné

Narrador: Vina Mottecy

Mix e master: Rodrigo Deltoro

Atendimento e Coordenação: Carol Masseti e Andrea Oliveira
 

Trilha sonora

Título: Lean on me

Artista: Bill Withers

Published by: Universal Mus. Publishing MGB Brasil Ltda. em nome de Universal Music Works

Círculo CRM

Sócio & CEO: Luís Greco

Sócio & COO: Miguel Pires

Sócio & CMO: Pedro Castro

Account Manager: Camila Moura

Strategy Manager: Harumi Kavazaro

Creative Director: Polyana Tarquinio

Content Manager: Laryssa Neves

Marketing Cloud Specialist: Otavio Takahashi

Marketing Cloud Assistant: Luiz Balaminute

Data analyst: Matheus Fernandes
 

DENTSU – Digital Media

Executive Business Director: Caroline Bassi

Media Director: Raphael Cunha

Media Manager: Cleberson Luque

Business Manager: Aline Licen e Ana Carla Melo Sartori

Business Supervisor: Julia Santos

Media Supervisor: Jullyana Ferreira e Ana Paula Fernandes

Media Sênior Analyst: Maria Eduarda Custodio

Media Analyst: Vinicius Ratnieks Sganzerla
 

LEMA+ | Community & Influencer e Press

CO-Founder & COO: Letícia Zioni

Partner & CCO: Guilherme Maia

Account Manager: Maria Puebla

Services and Project Manager: Fe Klingelhoefer

Creative Strategy Manager: Felipe Vaitsman

Creative Strategy Coordinator: Sidney de Oliveira

Strategy Leader: Andrés Piza

Creative Strategist: Duma Pinheiro

Creative Copywriter: Stella Carvalho

Creative Art Director: Ruan Araújo

Creative Copywriter: Kenia de Mattos

Creative Art Director: Daniel Magalhães

Community & Influencer Leader: Gabriella Marçola

Community & Influencer Specialist | HNK Regular: Maiara Vieira

Community & Influencer Specialist | HNK 0.0: Lucas Martins

Community & Influencer Assistant: Guilherme Alves

Press Officer Manager: Luís Dolci

Press Officer: Mayara Grosso

Press Officer: Isabella Battistoni

Press Officer Assistant: Fernando Bocardo


Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.

Para obter mais informações, acesse www.heinekenbrasil.com.br e siga-nos no Instagram e LinkedIn.

Sobre a Senna Brands
A Senna Brands é uma empresa que integra grupo criado pela família do tricampeão para gerenciar os ativos vinculados ao piloto e às icônicas marcas Senna e Senninha. Por meio de produtos oficiais, experiências, homenagens, eventos e parcerias, a Senna Brands mantém o propósito de perpetuar o legado de Ayrton Senna e fazer com que os valores positivos de Senna sejam uma inspiração para fãs e as novas gerações. Em 2024, a marca prepara uma série de eventos para celebrar os 30 anos do legado do piloto e engajar a comunidade apaixonada de fãs e admiradores ao redor do mundo. Para mais informações, acesse o site.

Sobre Ayrton Senna
No esporte mais global e veloz do mundo, Ayrton Senna é considerado pela F1 o piloto mais rápido de todos os tempos. Seus expressivos números ajudam a explicar porque o piloto ganhou status de mito do esporte: foram três títulos mundiais de F1, 41 vitórias, 65 poles e 80 pódios entre 1984 e 1994.
Senna, no entanto, é muito mais do que apenas estatísticas e recordes: o brasileiro foi o responsável por alguns dos momentos mais mágicos da principal categoria do automobilismo mundial. Ayrton estabeleceu um novo patamar de excelência no esporte e foi um ícone na arte de ultrapassar seus próprios limites. Sua preocupação com um Brasil melhor, além de sua tradicional garra e determinação, dentro e fora das pistas, tornaram Senna diferente. Seu legado inspirou a criação do Instituto Ayrton Senna, que, há 30 anos, tem como missão desenvolver pessoas e preparar o ser humano para a vida no século 21 em todas as suas dimensões por meio da educação.

Sobre a LePub
A LePub, agência do Publicis Groupe, foi criada combinando excelência criativa com a melhor experiência em dados, mídia e tecnologia da indústria. Acreditamos na transcendência das comunicações tradicionais, com foco em ajudar as marcas a se integrarem à vida cotidiana das pessoas, oferecendo experiências culturalmente relevantes, alimentadas por amplos dados globais e criatividade de classe mundial. Reconhecida como a “Agência Criativa do Ano” pela WARC em 2022 e 2023, e listada no ranking Contagious Pioneers de 2022, a LePub é o lugar onde as marcas encontram a cultura.

Por: Heineken / Agência Lema

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