Em São Paulo, o evento contou com presença de parceiros e atletas das seleções estaduais e também definiu o chaveamento
A terceira edição da Taça das Favelas Brasil foi lançada na tarde desta quinta-feira, dia 10 de outubro, no auditório do Museu do Futebol, em São Paulo, com a presença de autoridades, patrocinadores e atletas das seleções estaduais que vão disputar os jogos do Favelão 2024.
O evento do maior campeonato de favelas do mundo, organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, apresentado por Marcelo Cavanha e Iohanna, Beatriz e Yasmin, mulheres da CUFA que representam os estados da Paraíba, Goiás e Ceará, respectivamente, uniu futebol, cultura e música em números artísticos, de forma a representar as regiões do Brasil.
“Conseguimos reunir representantes de favelas de todo o Brasil e celebrar seus talentos, em um local que é tão importante para o futebol, no Pacaembu. É uma competição que exige uma mobilização gigantesca e a responsabilidade de oportunizar sonhos. Tenho certeza que teremos grandes jogos e vamos construir mais um importante capítulo da competição”, disse Geovana Borges, vice-presidente institucional da CUFA.
A presença de autoridades públicas reforça a importância do torneio que se firmou no calendário esportivo das capitais brasileiras, como a do secretário adjunto de Esportes e Lazer da cidade de São Paulo, Rodrigo Fiori, que expressou sua felicidade em contribuir com a realização da competição, como por exemplo, a disponibilização do campo onde serão os jogos. E também, o patrocínio de empresas tradicionais, que acreditam e investem na favela. “É um projeto que emociona. Apoiamos e acreditamos na transformação através do esportes e toda cidadania em volta disso. Também sabemos que o brasileiro é apaixonado por churrasco, que faz parte do nosso negócio, então casa bem com futebol. Obrigado a CUFA e a todos que estão nesse projeto “, falou Nathaly Ortega, representante da Friboi.
Logo após o lançamento, o evento seguiu com o sorteio de chaves para definir os rumos e confrontos até o título. Em cada categoria, feminina e masculina, as 12 seleções foram divididas em 3 grupos com 4 seleções cada. Os 2 primeiros colocados em cada grupo, mais os 2 melhores terceiros colocados no geral avançam para o mata-mata.
“Chegamos aqui para o sorteio e as expectativas são as melhores. Que a gente possa fazer uma boa competição e chegar longe “, disse Gegê, técnica da seleção feminina do Ceará.
As seleções começam a disputar o Favelão nesta sexta, dia 11 de outubro, no Centro Esportivo Vicente Feola, na Vila Manchester, zona leste da capital paulista. Os jogos vão acontecer diariamente no local, com uma folga nos dias 17 e 19, para as disputas das quartas e semifinais.
A Taça das Favelas Brasil 2024 é realizada pela CUFA (Central Única das Favelas) e produzida pela InFavela; conta com patrocínio Master De Vale, Mercado Livre e Friboi; Ouro de Vai Voando e Favela seguros; Prata de Arcelormittal e Real Cestas; Apoio de Sheraton, Grupo R1, Fsb Holding e Dfm Advocacia; Promoção de Tv Globo, Eletromidia, Trace, Comunidade Door, Notícia Preta e Jornal Empoderado; E Parceria Institucional da Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Esportes e Lazer da Cidade De São Paulo (Seme), Museu Do Futebol e Secretaria Estadual De Cultura, Economia E Indústria Criativa.
Confira como ficaram os grupos do Favelão 2024
Feminino
Grupo A
São Paulo
Ceará
Paraíba
Piauí
Grupo B
Rio de Janeiro
Mato Grosso
Rio Grande do Sul
Paraná
Grupo C
Minas Gerais
Bahia
Goiás
Espírito Santo
Masculino
Grupo A
Rio de Janeiro
Piauí
Minas Gerais
Bahia
Grupo B
Paraná
Rio Grande do Sul
Goiás
Paraíba
Grupo C
São Paulo
Espírito Santo
Ceará
Mato Grosso
Primeiro dia de jogos do Favelão, 11/10, sexta-feira
Masculino
8h- Rio de Janeiro x Piauí
9h20- Minas Gerais x Bahia
10h40- Paraná x Rio Grande do Sul
12h- Goiás x Paraíba
13h20- São Paulo x Espírito Santo
14h40- Ceará x Mato Grosso
Por: Tatiana de Magalhães Carvalho