Mostra, idealizada pela ex-atleta Eleonora Mendonça, tem início em 16 de outubro, no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, com evento especial em 19 de outubro
A ESPM, escola de referência, autoridade em Marketing e Inovação voltada para negócios, por meio do laboratório LEMBRAR, promove a partir de 16 de outubro, no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, a exposição Pioneiras do Atletismo Brasileiro nas Olimpíadas 1948 – 1984.
Idealizada pela ex-atleta Eleonora Mendonça, a mostra retrata a trajetória das primeiras mulheres brasileiras que competiram no atletismo olímpico, abrangendo dez edições dos jogos, de 1948 a 1984. Segundo André Beltrão, pesquisador do Laboratório LEMBRAR da ESPM, o projeto tem como principal objetivo valorizar as conquistas dessas atletas, frequentemente subestimadas e invisibilizadas em uma sociedade patriarcal. “Além de destacar os desafios enfrentados por essas pioneiras, a mostra apresenta um rico acervo visual que inclui uniformes, reportagens jornalísticas e depoimentos das personagens que fazem parte dessa história pouco conhecida.”
No sábado, dia 19 de outubro, das 14 horas às 17 horas, haverá um evento especial com a presença de Eleonora Mendonça e algumas das ex-atletas que integram essa jornada esportiva.
Serviço
Exposição: “Pioneiras do Atletismo Brasileiro nas Olimpíadas”
Local: Centro Cultural dos Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20. Centro – Rio de Janeiro.
Data: 16 de outubro a 30 de novembro de 2024
Evento especial: 19 de outubro
Curadoria: Laboratório Lembrar (ESPM) e Instituto Eleonora Mendonça
Evento gratuito
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui quatro unidades regionais em Florianópolis, Chapecó, Goiânia e Salvador. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
Por: Flávia Nakamura