Definidos os finalistas e a primeira campeã da Etapa de São Paulo

0

Edwarda Dias conquistou o título da classe SL4 do Nacional de Parabadminton disputado na capital paulista após vencer suas duas adversárias inscritas

Estão definidos os finalistas das chaves de simples da II Etapa Nacional de Parabadminton. Apenas 22 atletas continuam na briga pelo título no individual da competição realizada em São Paulo, no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O terceiro dia do evento organizado pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) também estabeleceu a primeira campeã, com Edwarda Dias conquistando a medalha de ouro na classe SL4 feminina. Os vencedores das demais classes e das duplas serão conhecidos nesta quarta-feira (2).  

Campeã e finalistas no feminino

Edwarda Dias se consagrou como a vitoriosa da SL4 da Etapa de São Paulo depois de ganhar das outras duas oponentes inscritas na competição. Ela venceu Sofia Ferreira na estreia, por 21/4 e 21/6 e, em seguida, bateu Sandra Tokunaga por duplo 21/6. Ainda entre as mulheres nas classes andantes, Ágata Sousa e Maria Eduarda Souza disputam o título da SH6 (baixa estatura), Adriane Ávila e Kauana Beckenkamp duelam pelo ouro na SL3 e Bruna Vasconcellos e Mikaela Almeida definem a campeã da SU5.

Na SH6, Ágata Souza chegou à final da Etapa de São Paulo do Nacional de Parabadminton ao superar Cristiane Lourenço, 1ª cabeça de chave da Etapa de São Paulo, por 21/14 e 21/18. Maria Eduarda Souza, a outra finalista, conquistou a vaga na decisão após bater Renata Reis: 21/16 e 21/14. Em seguida, na SL3, Adriane Ávila se classificou depois de vencer Alessandra Damasceno por 21/4 e 21/12. A adversária dela na disputa pelo título será Kauana Beckenkamp, que derrotou Abinaécia Silva por duplo 21/18.

Bruna Vasconcellos ganhou de Laura Fontoura na semifinal da SU5, duplo 21/11, e enfrenta na final Mikaela Almeida, que despachou Maria Brenda Dias, sets de 21/5 e 21/6. Por fim, nas classes de cadeirantes, Ana Gomes e Auricelia Evangelista são as finalistas da WH1 e Maiara Oliveira e Maria Gilda Antunes da WH2. Ana Gomes bateu Daniele Souza (21/16 e 23/21) e Auricelia Evangelista superou Milani Gomes (21/11, 22/24 e 22/20). Já Maiara Oliveira fez duplo 21/8 em Rosiane Alves e Maria Gilda Antunes marcou 21/11 e 21/6 em Aline Cabral.

Decisões entre os homens

A medalha de ouro da classe SH6 será decidida entre Vinícius Costa e Matheus Quintino. O primeiro deles alcançou a partida derradeira da Etapa de São Paulo do Nacional de Parabadminton ao levar a melhor diante de Dheyvid Almeida: 21/13 e 21/7. Já o segundo finalista atingiu essa posição com triunfo contra Rennê Souza, igualmente em sets diretos, parciais de 21/13 e 21/9.

Na SL3, Serafim Marcelo derrotou Adalberto Maia Filho na semifinal, de virada, por 2 games a 1, parciais de 17/21, 21/9 e 21/13. E ele encara na Jonathan Cardoso na decisão, que venceu Leonardo Zuffo, sets de 21/16 e 21/15. Ainda entre os andantes, na classe SU5, João Gabriel Carbajal ganhou fácil de Manoel Roseno, por duplo 21/17. O rival dele no jogo válido pelo título será Yuki Rodrigues, que derrotou David Souza Lima: 21/16 e 21/12.   

Fechando os andantes, Rogério Oliveira fará a final da SL4 contra João Pedro Oliveira. O primeiro bateu Eugênio Cleto: 21/3 e 21/16. Já o segundo deixou para trás André Luiz Silva: 21/13 e 21/7. Entre os cadeirantes, na WH1, o título ficará com Marcelo Conceição, que bateu Rômulo Morais (duplo 21/7), ou Arthur Dias, que contou com a desistência de Osvaldo Crema. Já na WH2, Júlio Godoy e José Ambrósio Neto definirão o campeão. O primeiro despachou Victor Amorim (21/6 e 21/8) e o segundo eliminou Roberto Barbosa (21/11 e 21/9). 

Situação nas duplas masculinas

Três duplas se inscreveram na SH6, portanto, a última partida definirá a campeã e as outras duas medalhistas. Erick Cerqueira e Saymon Silva entram em quadra para enfrentar Dheyvid Almeida e Vinícius Costa. Na competição de parcerias SL3-SL4, a decisão será Frederico Chanoft e Leonardo Zuffo contra Eugênio Cleto e Jonathan Cardoso.

Na SU5, a final da Etapa de São Paulo do Nacional de Parabadminton reunirá Eduardo Oliveira e Rogério Oliveira diante de Felipe Costa e João Gabriel Carbajal. Para completar a lista de decisões das duplas masculinas, na WH1-WH2 o confronto terá, de um lado, Osvaldo Crema e Sivaldo Souza e, do outro, Julio Godoy e Marcelo Conceição.

Finais entre as mulheres e semifinais nas mistas   

Na SH6, assim como aconteceu no masculino, apenas três parcerias se inscreveram. Desta forma, o duelo desta quarta de Cristiane Lourenço e Maria Eduarda Souza contra Kauyne Luz e Renata Reis decidirá o título, com Janirene Olinda e Milena Vieira terminando em terceiro lugar. Na SL3-SU5, Adriane Ávila compõe equipe com Bruna Vasconcellos e elas brigam pelo título da II Etapa Nacional de Parabadminton contra Kauana Beckenkamp e Mikaela Almeida.

Nos duetos mistos SL3-SU5, a competição está na semifinal, com Rogério Oliveira e Edwarda Dias encarando Yuki Rodrigues e Kauana Beckenkamp e Leonardo Zuffo e Bruna Vasconcellos enfrentando João Gabriel Carbajal e Abinaécia Silva. Por fim, nas parcerias compostas pelos dois naipes da WH1-WH2, José Ambrósio Neto, ao lado de Auricélia Nunes, pega pela frente Julio Godoy e Daniele Souza por uma vaga na final. Do outro lado da chave, Marcelo Conceição, junto com Ana Gomes, duela contra Rômulo Morais e Maria Gilda Antunes.

Sobre a CBBd

A CBBd (Confederação Brasileira de Badminton) é a entidade responsável por administrar, dirigir, controlar, incentivar e difundir em todos os estados brasileiros a prática de badminton, parabadminton e airbadminton. Fundada em 1993, a CBBd tem sede no Rio de Janeiro e um Centro de Treinamento em Piracicaba, no interior de São Paulo. A entidade é filiada à Confederação Sul-Americana (CONSUBAD), Confederação Pan-Americana (BPAC) e Federação Mundial (BWF) da modalidade e tem apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro, parcerias com o Ministério do Esporte, Universidade Federal do Piauí, CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) e Comitê Brasileiro de Clubes e patrocínio de Loterias CAIXA e DAIANOX. Siga a CBBd nas redes sociais: Xinstagram e facebook.

Por: Comunicação – CBBd

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade