Amapaense Wanna Brito compete nas Paralimpíadas Universitárias após ser prata no arremesso de peso para classe F32 (paralisia cerebral) na capital francesa; evento recebe cerca de 350 atletas de cinco modalidades no Centro de Treinamento Paralímpico e na Escola de Educação Física da Polícia Militar até esta sexta-feira, 3
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza nesta semana, quinta-feira, 3, e sexta-feira, 4, o Conexão Paralímpica, evento nacional que reunirá 347 atletas em duas competições simultâneas voltadas a esportistas com deficiência: as Paralimpíadas Universitárias, voltadas a alunos de graduação e pós-graduação, e as Paralimpíadas Militares, para agentes das forças de segurança. O evento marca a reestreia de uma das medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a amapaense Wanna Brito, prata no arremesso de peso da classe F32 (paralisia cerebral).
Haverá disputas de cinco modalidades em dois endereços de São Paulo (SP) neste período. A maioria dos participantes se concentrará no Centro de Treinamento Paralímpico, com provas de atletismo, natação, bocha e tiro com arco. Já a Escola de Educação Física da Polícia Militar sediará provas de tiro esportivo.
Dentre os inscritos, 250 competirão nas Paralimpíadas Universitárias (163 no atletismo, 23 na bocha e 64 na natação) e 97 para competidores das Paralimpíadas Militares (54 no tiro com arco e 43 no tiro esportivo).
Wanna, 28, que estuda Educação Física e representará a UNIFAP (Universidade Federal do Amapá) durante as Paralimpíadas Universitárias, volta ao CT após ter quebrado o Recorde das Américas durante os Jogos, com a marca de 7,89m. Ela só foi superada pela ucraniana Anastasiia Moskalenko, qe arremessou 8,00m e se tornou recordista mundial da prova.
A amapaense contou estar feliz de retornar às provas após um período de muitos compromissos, incluindo homenagens e entrevistas, em razão do pódio conquistado na França. “Eu espero começar agora um ciclo maravilhoso. Vou me esforçar muito, trabalhar dobrado, para que este seja ainda melhor do que o de Paris. É muito importante voltar a competir logo. Está na hora de buscar meu melhor rendimento outra vez e espero fazer um resultado bom para este momento de recomeço”, afirmou a atleta.
Ela afirmou que gosta de participar das Paralimpíadas Universitárias para incentivar colegas e atletas de seu estado no Movimento Paralímpico. “Acho muito importante ajudar outras pessoas através da minha vida. Eu quero representar minha universidade e meu estado e incentivar novos atletas que pode ter grandes resultados”, afirmou.
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 terminaram no dia 8 de setmbro com uma campanha histórica para o Brasil, que terminou o evento no quinto lugar no quadro de medalhas com um total de 89 pódios (25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes). Esta foi a meta estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2016, no Rio de Janeiro, mas não foi alcançada. No planejamento estratégico feito em 2017, e revisado em 2021, colocava a meta entre 70 e 90 medalhas e o top-8 em ouros, o que foi conquistado e até ultrapassado em Paris.
O Conexão Paralímpica foi criado em 2022 e teve sua primeira edição em João Pessoa (PB), em outubro daquele ano. Em 2023, o Conexão contou com três fases regionais, em São Paulo (SP), Goiânia (GO) e João Pessoa (PB), além de uma etapa nacional na capital paulista.
Em 2024, o Conexão ganhou novo formato, com Seletivas Estaduais realizadas ao longo de todo o primeiro semestre, como parte do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, evento que círculos pelas 27 unidades federativas do Brasil de fevereiro a junho de 2024.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Conexão Paralímpica podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local para retirada do colete.
Serviço
Conexão Paralímpica – Etapa Nacional
Data: 3 e 4 de outubro, a partir das 8h
Provas de atletismo, bocha, natação e tiro com arco
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 11,5 – Vila Guarani, São Paulo (estação Metrô Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro)
Provas de Tiro esportivo
Local: Escola de Educação Física da Polícia Militar
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 548 – Canindé, São Paulo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Wanna Brito é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Patrocínio As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo.
Por: Comitê Paralímpico Brasileiro