Com apoio da Colgate-Palmolive, adidas e Lions International, a competição reúne atletas com deficiência intelectual da América Latina na capital do Paraguai entre os dias 4 e 12 de outubro
Com 83 membros, as Olimpíadas Especiais Brasil (OEB) terão sua maior delegação em competições internacionais no IV Jogos Latino-americanos – Assunção (Paraguai) 2024, a ser realizado entre 4 e 12 de outubro. Os atletas brasileiros se juntam a outros mil atletas de 20 países da América Latina na luta por medalhas e, sobretudo, inclusão das pessoas com deficiência intelectual, tendo o esporte como ferramenta.
Entre as 14 modalidades disputadas no torneio, o Brasil estará representado em dez das: atletismo, badminton, basquete 3×3, bocha, futsal, ginástica rítmica, natação, tênis, tênis de mesa e vôlei de praia. A maioria dessas modalidades – com exceção do atletismo, ginástica rítmica e natação – é praticada no modelo Unificado, ou seja, com pessoas sem deficiência intelectual como parceiros dos atletas. Na prática, isso prova que as pessoas podem conviver em harmonia e com inclusão em diferentes espaços, inclusive em uma quadra.
A participação brasileira na competição foi confirmada com o apoio da Colgate-Palmolive, a companhia líder no segmento de higiene e saúde bucal, e adidas, marca referência em materiais esportivos. Além de Lions International, organização mundial que é patrocinadora de Olimpíadas Especiais Brasil durante o ano todo, possibilitando diversas atividades e eventos pelo país.
“A Colgate-Palmolive sempre acreditou no poder transformador do esporte e na importância de promover a inclusão em todas as esferas da sociedade. Nosso compromisso vai além da saúde bucal. As Olimpíadas Especiais são um exemplo inspirador de como o esporte pode quebrar barreiras, unir pessoas e dar oportunidades. Ao apoiar este evento, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência”, celebra Adriana Anido, VP de marketing da Colgate-Palmolive Brasil.
É a quarta vez que a Colgate-Palmolive patrocina a OEB em competições internacionais e nacionais, como Copa Unificada – Detroit 2022, Jogos Mundiais – Berlim 2023 e Circuito Unificado de Atletismo por Equipes. Já a adidas já havia apoiado a participação das Olimpíadas Especiais Brasil nos Jogos Mundiais do ano passado.
Participação histórica da delegação brasileira
Composta por pessoas de Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo, a delegação brasileira conta com 65 atletas e parceiros, além de técnicos, chefes da delegação e médica. A seleção dos atletas que vão representar o Brasil foi realizada por meio de um sorteio e tomou como base os melhores desempenhos nos Jogos Regionais do Sudeste e Nordeste.
Na última edição dos Jogos Latino-americanos das Olimpíadas Especiais, em 2017, no Panamá (em 2021, a competição foi cancelada em virtude da pandemia), a delegação brasileira tinha 37 membros e conquistou 28 medalhas. A expectativa neste ano para a disputa em Assunção é grande, tendo em vista que a equipe brasileira praticamente dobrou de tamanho.
Campanha – Junte-se à Nossa Torcida
Para convidar o público a torcer pelos atletas que representarão o Brasil no IV Jogos Latino-americanos das Olimpíadas Especiais – Assunção 2024, a OEB criou a campanha “Junte-se à Nossa Torcida”. A proposta é incentivar o público a “tietar” os atletas dos IV Jogos, assim como foi feito com esportistas brasileiros nos últimos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Com o mote “Fanáticos pela Inclusão”, a proposta é unir o público em Assunção ou no Brasil todo para vibrar pelos atletas durante a competição e, acima de tudo, pela inclusão deles – e de tantas outras pessoas com deficiência intelectual – em todos os espaços. A campanha será realizada nas redes sociais da OEB e de parceiros apoiadores, além de entrega de kits para influenciadores e embaixadores.
SOBRE OLIMPÍADAS ESPECIAIS BRASIL
Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.
Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô; além dos Programas: Atleta Líder, Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase 6 milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 44 mil atletas treinando.
Filosofia
A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e, por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.
Embaixadores
A Special Olympics conta, em nível local e global, com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, as OEB dispõem de nomes como os jogadores de futebol Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode e a jogadora de vôlei Jackie Silva. No mundo, além de nomes importantes do esporte, com destaque para Michael Phelps, há artistas como Avril Lavigne, Brooklyn Decker Roddick, Charles Melton, Eddie Barbanell, Maureen McCormick, Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger.
Site: https://specialolympics.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/olimpiadasespeciaisbrasil/
Por: Gustavo Sandin|Coletiva Comunicação