Pilotos da fabricante dominam etapa sul-americana com 13 vitórias em 16 especiais. TOYOTA GAZOO Racing segue na disputa pelos títulos de pilotos e construtores
A TOYOTA GAZOO Racing venceu neste domingo (29) o Rally do Chile, 11ª etapa da temporada 2024 do WRC. A fabricante viu Kalle Rovanpera sair com a vitória na prova disputada na região de Concepción, no litoral chileno, além de ter Elfyn Evans, piloto que disputa todas as etapas do Mundial de Rally, terminar com a segunda posição.
Além da dobradinha na única etapa sul-americana do mais importante campeonato de rali de velocidade do planeta, a TOYOTA GAZOO Racing voltou a se aproximar da liderança do Mundial de Construtores. A fabricante segue com a segunda posição na tabela de classificação, agora apenas 17 pontos atrás dos líderes, restando duas etapas para o final.
O desempenho dos pilotos da TOYOTA GAZOO Racing na etapa chilena do campeonato foi avassalador: 13 vitórias em 16 especiais disputadas. Rovanpera, atual bicampeão do mundo, fechou a prova com 23,4 segundos de vantagem para Evans. Sami Pajari, em seu segundo rali na divisão principal do WRC, foi o sexto, enquanto Sébastien Ogier foi o 36º, mesmo após vencer sete especiais, somando pontos para o time.
“Foi um ótimo resultado para a equipe e pela primeira vez no ano tivemos um domingo perfeito. Nossos pilotos fizeram um trabalho magnífico e esse resultado nos dará um ânimo extra para as últimas duas etapas. Kalle e Elfyn pilotaram muito bem durante todo o final de semana e qualquer um deles merecia a vitória”, disse Jari-Matti Latvala, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.
“Seb foi muito rápido nas especiais em que disputou e, graças a sua velocidade e ao seu espírito de luta, conquistamos pontos muito importantes para o campeonato de construtores. E Sami fez exatamente o que estávamos buscando neste final de semana, pilotando de forma consistente e trazendo o carro para a casa com um desempenho maduro. Foi um rali positivo para nós”, completou Latvala.
No campeonato de pilotos, Ogier segue sendo o melhor nome da TOYOTA GAZOO Racing, ocupando a terceira posição, 41 pontos atrás do líder. Evans é o quarto colocado, enquanto Rovanpera ocupa o sexto lugar. Takamoto Katsuta, que não correu no Chile, é o sétimo, enquanto Pajari, mesmo com apenas duas aparições na temporada, é o nono. Entre os construtores, a TOYOTA GAZOO Racing soma 465 pontos e vê a líder do campeonato apenas 18 pontos à frente.
A penúltima etapa do WRC será o Rally da Europa Central, marcado para entre os dias 17 e 20 de outubro, passando por Áustria, Alemanha e Tchéquia.
Por: Rodrigo Franca|RF1 Jornalismo