Torneio de Abertura NBB começa neste domingo (29/09), com participação de seis equipes e serve como último teste antes do início da temporada 2024/25
Novidade no calendário da temporada 2024/25, o Torneio de Abertura NBB começa neste domingo (29/09), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. A partida inaugural será entre CAIXA/Brasília x Flamengo, às 11h, pelo Grupo A, que conta ainda com o Botafogo. Na sequência, às 13h15, KTO Minas e Caxias do Sul Basquete medem forças pelo Grupo B, que é composto também pelo R10 Score Vasco da Gama. A entrada é gratuita e os jogos terão transmissão pelo YouTube do NBB. A competição tem o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF).
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as semifinais, com os vencedores se enfrentando na grande final. O Torneio Abertura NBB vai até o dia 4 outubro e serve como preparação para disputa da temporada 2024/25, que começa no dia 12 de outubro.
A Liga Nacional de Basquete ouviu jogadores e treinadores que vão participar da primeira edição do Torneio Abertura NBB. Confira o que os responsáveis pelo espetáculo disseram sobre essa novidade no calendário das equipes:
Botafogo Basquete
Thiago Mathias (pivô)
“Este torneio é muito importante para a nossa preparação. Vamos enfrentar grandes equipes, que também estarão presentes no NBB. Esses jogos vão ajudar também para ganharmos entrosamento em quadra. Estamos treinando bem, mas ter a oportunidade de disputar uma competição contra grandes times é sempre muito bom.”
Sebastián Figueredo (treinador)
“É uma grande oportunidade para preparação do nosso time. Estávamos pensando em programar jogos amistosos, mas, com essa possibilidade oferecida pela Liga Nacional de Basquete e patrocinadores, ficou muito legal e facilitou essa parte da nossa preparação. Ficamos entrosando o time, preparando o time para uma primeira data, que seria o dia 12 de outubro, e esse torneio encaixa perfeito na nossa estrutura. Ficamos muito felizes de participar de um evento de tamanho envergadura e qualidade.”
CAIXA/Brasília
Guilherme Magna (ala-armador)
“O período de pré-temporada foi bacana para nós nos entrosarmos e esse torneio de abertura será sensacional jogarmos em casa, já conseguir dar o tom da temporada, para nós vermos ver também qual o nosso estágio. Claro que é apenas o início, mas isso já define bastante coisa, o quanto temos de trabalhar em prol dos nossos objetivos para alcançar o lugar mais alto possível durante esta temporada e, principalmente nos playoffs.”
Dedé Barbosa (treinador)
”O Torneio de Abertura significa muito para as equipes que não disputam campeonato estadual forte como o Paulista. Uma preparação melhor e mais adequada para o NBB. Com jogos disputados já no mais alto nível que vamos encarar durante toda a temporada. Vai ser de grande valia.”
Caxias do Sul Basquete
Shamell (ala-armador)
“É um torneio legal para os times que não têm um campeonato estadual muito forte, igual o campeonato Paulista. Vai ajudar essas equipes nesta preparação para o início do NBB. Sabemos como é importante começar o NBB com o pé direito. Sabemos da qualidade das equipes que vão fazer parte desse torneio e vai ser possível dar para cada equipe uma medida do estágio em que está antes do início do campeonato. A Liga proporciona que todos possam estar mais preparados para o início do NBB.”
Rodrigo Barbosa (treinador)
“Esse tipo de torneio é extremamente importante para as equipes que não têm um campeonato estadual. A verdade é que hoje, no Brasil, apenas São Paulo consegue fazer um campeonato estadual forte, o que faz como que torneios preparatórios que envolvem os times do NBB acabam sendo extremamente positivos para dar ritmo, para conhecer novos jogadores. As equipes se reformulam todos os anos e acaba sendo importante essa etapa de preparação com jogos. É um movimento muito positivo da Liga Nacional de Basquete e tomara que se torne normal ter um torneio preparatório.”
Flamengo
Alexey Borges (armador)
“A iniciativa de ter o Torneio de Abertura é muito boa. É uma forma da gente pegar ritmo de jogo, testar o que estamos fazendo nos treinos. Poder começar a temporada já com esse torneio na bagagem vai ser muito importante para gente.”
Gustavinho de Conti (treinador)
“O Torneio de Abertura do NBB é um grande acerto. Será uma ótima oportunidade para colocarmos em prática o que trabalhamos nessas últimas semanas, contra as equipes que enfrentaremos durante o ano. Partidas como essas deixam nossa pré-temporada ainda mais robusta.”
KTO Minas
Alexandre Paranhos (pivô)
“Como não temos um campeonato regional, acho que para nós é uma preparação extremamente importante. Outros clubes estão disputando campeonatos, como é o caso do Paulista e do Interligas, e já estão em um nível mais avançado. Então é de extrema importância para a química do grupo, para nós nos conhecermos e colocar em prática um pouco do que a gente treinou na pré-temporada. É muito importante essa iniciativa para preencher o calendário das equipes que precisam desses jogos antes da estreia do NBB.”
Léo Costa (treinador)
“Para nós vai ser fundamental. Infelizmente, não temos um estadual e não conseguimos participar de nenhuma outra competição ou amistosos que nos ajudassem na preparação. A equipe está em um processo de construção, de entendimento, de construir a química do elenco, então esses jogos vão nos ajudar bastante na preparação para o NBB CAIXA. Estamos encarando dessa forma, de poder testar coisas novas, ver alguns ajustes táticos, o que precisamos melhorar para que na estreia oficial do NBB a gente consiga aplicar. Mas, claro que é um cenário de competição, é um torneio que envolve também o lado competitivo e todos eles têm isso muito forte, então quando sobe a bola a gente vai querer ganhar também, mas não como prioridade nesse momento.”
R10 Score Vasco da Gama
Paulo Henrique Scheuer (ala)
“A expectativa sempre é grande, mas também sempre respeitando o processo. Acredito que temos um grupo muito promissor. Aqui no R10 Score Vasco estamos trabalhando muito e vai ser muito bom estar em quadra neste torneio para entrosar o time e engrenar para o NBB CAIXA.”
Léo Figueiró (treinador)
“Este torneiro início será o nosso termômetro para a temporada. A oportunidade perfeita para análise e posteriores direcionamentos que precisaremos tomar para termos bons resultados no campeonato.”
Calendário completo:
29/09 (Domingo)
11h – CAIXA/Brasília x Flamengo
13h15 – KTO Minas x Caxias do Sul Basquete
30/09 (Segunda-feira)
17h30 – Caxias do Sul Basquete x R10 Score Vasco da Gama
19h45 – Flamengo x Botafogo
01/10 (Terça-feira)
17h30 – R10 Score Vasco da Gama x KTO Minas
19h45 – Botafogo x CAIXA/Brasília
03/10 (Quinta-feira)
15h15 – 3º de A x 3º de B
17h30 – 1º de A x 2º de B – Semifinal 1
19h45 – 1º de B x 2º de A – Semifinal 2
04/10 (Sexta-feira)
15h15 – 3º de A x 3º de B – Disputa do quinto lugar
17h30 – Perdedores das semifinais – Disputa de terceiro lugar
19h45 – Vencedores das semifinais – Final
Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete