Confiante, Time Brasil BRB segue se preparando para a estreia na fase de grupos das finais da Copa Davis

0

Equipe estreia contra a Itália, nesta quarta-feira (11), em Bolonha, às 10h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na DSports, do Sky+

O Time Brasil BRB segue se preparando para a estreia na fase de grupos das finais da Copa Davis, na Unipol Arena, em Bolonha, na Itália. Em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (9), o capitão Jaime Oncins demonstrou confiança na sua equipe e acredita que o Time Brasil BRB tem chance de brigar pela classificação para as finais da Copa Davis, em novembro, em Málaga, na Espanha. “Temos nossas chances. Todos os times são perigosos, merecem estar aqui e respeitamos todos, mas ao mesmo tempo sabemos que podemos vencer”, disse Oncins.

A estreia do Time Brasil BRB acontece na próxima quarta-feira (11), às 10h (horário de Brasília), contra os anfitriões e atuais campeões da Copa Davis, que estarão desfalcados de Jannik Sinner e Lorenzo Musetti. “Eu já imaginava que isso fosse acontecer (o desfalque de Sinner e Musetti). Nos primeiros dias, o Musetti já não estava e o Sinner, se chegasse à final do US Open, dificilmente viria para a Davis. A Itália tem jogadores para fazer três, quatro times diferentes e continuar sendo uma equipe forte. É a nossa estreia, a gente tem a experiência e a juventude dos nossos jogadores que acabam formando um time forte e não tenho a menor dúvida que podemos surpreender”, afirmou Oncins.

Atleta mais jovem do Time Brasil BRB, o carioca João Fonseca, de 18 anos, se diz preparado para aproveitar sua segunda oportunidade no time titular. “Minha quinta vez com o time, segunda como jogador, me sinto bem com as condições, serão ótimos jogos contra países grandes, estamos preparados”, disse.

Marcelo Melo, o mais experiente da equipe brasileira (41 anos) e que está de volta à Copa Davis depois de cinco anos, brincou com Fonseca durante a coletiva: “Estava falando ontem do João, quando comecei a jogar essa competição ele era um bebê. Acho que ele tem que curtir ao máximo. Essa competição você não decide por si próprio, é preciso ser convocado, é preciso estar jogando bem, é um ambiente diferente do circuito. Muito bom estar junto”.

Brasil e Itália estão no Grupo A, junto com Bélgica e Holanda. Na quinta-feira (12), a equipe brasileira enfrenta a Holanda, e no sábado (14), a Bélgica. Os dois primeiros do grupo avançam às finais em novembro, que acontecem em Málaga, na Espanha.

Os atletas

Thiago Monteiro

Mais experiente da equipe, o cearense ocupa a 76a colocação da ATP e recebe a 14a convocação. Ao todo, o tenista soma 14 títulos, sendo nove deles de nível Challenger. Os maiores são o ATP Challenger de Salzburg, na Áustria; o ATP Challenger 125 de Gênova, na Itália; e o ATP 100 de Campinas, em São Paulo.

O brasileiro ainda possui um bom retrospecto recente contra os principais adversários do mundo. No ano passado, Monteiro teve a maior vitória da carreira ao vencer o então número 4 do mundo, Holger Rune, pela Copa Davis contra a Dinamarca. Já em 2024, o tenista bateu Stefanos Tsitsipas, quando o grego era o sétimo da ATP, além do ex-top 10 Gael Monfils, da França.

Felipe Meligeni

O paulista de 26 anos terá sua oitava oportunidade na Copa Davis. Número 165º no ranking da ATP, Meligeni conta com três títulos ATP challengers, o último deles no ano passado, na França. Este ano, ele estreou em Grand Slams, passando os qualifyings de Roland Garros e Wimbledon.

João Fonseca

Com apenas 18 anos e 158º no ranking da ATP, o carioca vem realizando grandes feitos na carreira e integra o Time Brasil BRB pela segunda vez. Fonseca encerrou seu ciclo juvenil no ano passado como número 1 do ranking da ITF, além de ganhar o título do US Open Junior. Nesta temporada, ele conquistou seu primeiro título profissional no ATP Challenger 75 de Lexington, tornando-se o segundo jogador nascido em 2006 a vencer um Challenger e o mais jovem sul-americano a conquistar esse feito.

Rafael Matos

Atual 35° no ranking de duplas da ATP, o gaúcho está na sexta convocação para a Copa Davis. Na carreira, conquistou seis títulos ATP 250 e foi campeão do Australian Open de 2023 nas duplas mistas, ao lado da também brasileira Luisa Stefani.

Marcelo Melo

Atual 37º no ranking de duplas da ATP, o mineiro defende o Brasil na Copa Davis desde 2008. Na carreira, é recordista brasileiro em número de títulos, com 38 conquistas, sendo dois Grand Slam – Roland Garros (2015) e Wimbledon (2017) e nove Masters 1000, além de 11 ATP 500 e 16 ATP 250. Único tenista do país na história a ser número 1 do mundo em duplas.

Por: Imprensa CBT

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade