Sertões: Janaína Souza mantém a constância na terceira etapa

0

A piloto da MSL Motorsports e sua Yamaha Ténéré 700, #31, completou os 336 quilômetros de trecho cronometrado em 6º entre as motos da MT1, com 05h54m46s88. Paulistana revela estar pronta para a maratona que inicia nesta 3ª feira

Janaína Souza, representante da MSL Motorsports nas motos, repetiu a dose nesta terceira etapa do 32º Sertões BRB, disputada nesta segunda-feira (26), finalizando na sexta posição entre as motos da categoria MT1. A bordo da Yamaha Ténéré 700, #31, a paulistana completou os 336 quilômetros da especial do dia, entre Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, em 05h54m46s88, com o 33º melhor tempo da geral da modalidade.

A aventura desta segunda feira teve uma inicial curta de apenas três quilômetros, 336 quilômetros de especial cronometrada e 47 quilômetros de deslocamento final, totalizando uma viagem de 386 quilômetros. O percurso, que partiu de Santa Maria da Vitória (BA), iniciou com trechos travados, em trial e de radar, num piso de pedras e irregular, a mais exigente desta edição. A seguir, os competidores entram em um trecho de areia com uma sequência de 10 km que será a mais exigente de todo o rally. A partir daí começa uma sequência de trilhas com vegetação fechada, dentro de fazendas, intercalando pistas de alta velocidade em fazendas, com pegadinhas nos ways points. No final, travessia de pequenos riachos e longas retas e trechos sinuosos, até a chegada em Luís Eduardo Magalhães.

“Hoje foi um dia muito rápido, com grandes retas. Cheguei numa máxima de 171 km/h. Mas teve um início com trecho muito técnico e me saí bem, sem nenhuma queda”, conta Janaína.

Entretanto, durante a especial, a pilota conta que testemunhou um incidente e, sob o real espírito do Sertões, prestou assistência. “Eu parei para ajudar um piloto, que sofreu acidente na minha frente. Ele ficou desacordado, e fiquei uns 20 minutos com ele, até retomar a consciência. Quando a organização e os médicos chegaram, me liberaram e eu parti. Mas, a partir daí, já não se consegue imprimir o mesmo ritmo, ficando um pouco mais pensativo. Porém, já fiquei sabendo que o piloto tá bem e é isso que importa”, revela.

Nesta terça-feira tem início a Maratona, com a disputa da primeira perna, correspondente à quarta etapa. Pela primeira vez na história da competição, motos, quadriciclos e UTVS que competem pelo regulamento da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) farão um caminho diferente dos carros que estão sob a égide da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Federação Internacional de Automobilismo. Na segunda perna os percursos serão invertidos. Essa mudança aumentará a ênfase na navegação, já que haverá menos rastros e referências no terreno. Sem contar que nestas duas etapas – quarta e quinta – os conjuntos não poderão ter apoio técnico externo de suas equipes e, em caso de necessidade de manutenção, farão uso de seus próprios conhecimentos de mecânica.

Nesta terça, para as motos, está prevista uma especial de 411 quilômetros. O percurso inicia com estradas em fazenda, em piso arenoso, com subida e descida de serra. A prova segue em trechos estreitos, com mata-burros e depressões, e entra em terreno de lavoura. Na sequência, um novo trial em serra. A final da especial terá longas retas, e, nos últimos 30 quilômetros volta às fazendas, num trecho que vai requerer muita navegação. Ao completar o desafio, o veículo entra em parque fechado, com direito a apenas uma hora e meia de manutenção.

“Estou pronta para amanhã. Maratona é sempre uma etapa puxada que exige foco e concentração, além do esforço físico. Agora é descansar para encarar todos os quilômetros do desafio, que sem manutenção e sem nada”, declara a paulistana.

A Yamaha Ténéré 700 comandada por Janaína tem 205 quilos, possui motor quatro tempos, CP2 bicilíndrico de 698 cm3 arrefecido a líquido, que entrega 73,4 cv de potência a 9.000 rpm e torque de 6,93 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é mecânico de seis velocidades. As rodas raiadas de aros de alumínio têm 21 polegadas de diâmetro na dianteira e 18 polegadas na traseira. A moto ainda conta com sistema de freios Brembo, com dois discos de 282 mm de diâmetro cada na dianteira e um disco de 245 mm na traseira. O sistema de suspensão conta com um conjunto KYB de 43 mm de diâmetro na dianteira e Ohlins TTX Full na parte de trás. O Sertões é a primeira competição off road que a Ténéré 700 está em prova.

Janaína Souza, detentora da Copa Mundial Feminino de Rally Baja da FIM (2021), possui em seu currículo outros diversos títulos, como Brasileira de Enduro FIM (2x) e Enduro da Independência (4x). No Sertões, conquistou o vice-campeonato pela categoria Self (sem assistência mecânica), a terceira posição pela Rally Brasil além do título de piloto revelação, em 2017.

Este ano, a largada e a chegada da 32ª edição do Sertões acontecerão em Brasília, com um roteiro total de 3.504 quilômetros, sendo 2.507 em especiais. A competição passará pelos estados de Goiás e Bahia, num percurso completamente inédito.

A MSL Mortorsports é patrocinada pela Amalog, MSL Corporate, Bandeirantes Logística Integrada, Deicmar e Forte Logística, com apoio de Show Freighter, Sparco, Leatt, Castrol e IFS.

SERTÕES 2024

26/8 – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)

DI: 3 km / SS: 336 km / DF: 47 km – Total: 386 km

RESULTADO MOTOS – CATEGORIA MT1 (EXTRA OFICIAL)


1) #2 Adrien Metge (FRA), Yamaha WR 450F, Yamaha IMS Rally Team, 04h34m34s28
2) #3 Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450 RX, Honda Racing, 04h37m30s96
3) #1 Mason Klein (EUA), Honda CRF 450 RX, Honda Racing, 04h38m02s.51
4) #6 Ricardo Martins (BRA), Yamaha WR 450F, Yamaha IMS Rally Team, 04h41m29s12         
5) #28 Rodrigo Sallum (BRA), KTM 450 Rally Replica, Dm Workshop / Os Amigos,  05h21m13s45
6) #31 Janaína Souza (BRA), Yamaha Tenere 700, MSL Motorsport, 05h54m46s88
7) # 73 Luciano Anacleto (BRA), Kawasaki KLX 450, Txai Rally Team / Mud Miners, nc
8) #21 Francisco De Assis (BRA), GasGas RX450F Replica, Dm Workshop, nc

ROTEIRO:

(* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final)

27/8 – Quarta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Ma-ratona)

DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM

DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * carros e UTVs CBA

28/8 – Quinta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Ma-ratona)

DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * carros e UTVs CBA

DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM

29/8 – Sexta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Formosa (GO)

DI: 139 km / SS: 218 km / DF: 277 km – Total: 634 km

30/8 – Sétima etapa: Formosa / Formosa

DI: 85 km / SS: 349 km / DF: 63 km – Total: 497 km

31/8 – Oitava etapa: Formosa / Brasília

DI: 29 km / SS: 133 km / DF: 101 km – Total: 263 km

Distância total: 3.704 km

Especiais: 2.306 km

Mais informações da equipe:

Instagram: @msl_motorsport_team

Por: SIG Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade