Atleta paranaense se torna o primeiro brasileiro em uma semifinal de Mundial Juvenil de Escalada na categoria Sub-16

0

Raul de Morais, de 13 anos, foi o único atleta brasileiro para avançar para as semifinais do evento.

A Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva está na China para o Campeonato Mundial Juvenil de Escalada, em Guiyang, iniciado no dia 22 de agosto, e, o time brasileiro já conquistou uma marca histórica na competição.

Na última sexta-feira (23), durante as disputas da Guiada, o jovem atleta do Paraná, Raul de Morais (13), alcançou a 22ª posição e avançou para as semifinais da categoria Sub-16 masculina, sendo o único brasileiro na competição a conseguir avançar de fase. Nas semifinais, Raul manteve a mesma posição das qualificatórias, terminando a sua participação no bom 22º lugar, além de ser o melhor atleta sul-americano e o quarto melhor pan-americano em sua categoria, no Mundial em Guiyang.

Apesar de não ter avançado para a final entre os 8 primeiros, Raul fez história ao se tornar o primeiro atleta brasileiro a alcançar uma semifinal em um Mundial Juvenil de Escalada na categoria Sub-16. Ele se junta agora à curta lista de atletas brasileiros que já avançaram para uma semifinal na competição: Felipe Camargo (2007/Sub-18, 2009/Sub-20), Anna Shaw (2009/Sub-20), Samuel Silva e Mateus Bellotto (2021/Sub-20) e Anja Köhler (2023/Sub-20). 

Além de Raul, o Brasil conta com a participação de mais 7 atletas no Campeonato Mundial Juvenil, competindo nas categorias Sub-16, Sub-18 e Sub-20, que ainda disputarão a modalidade Boulder. O retorno dos atletas ao Brasil está previsto para o dia 1º de setembro.

A CBEscalada

A CBEscalada foi criada em 2014, sob o nome de Associação Brasileira de Escalada Esportiva. Em 2024, ao completar 10 anos, passou a se chamar oficialmente Confederação Brasileira de Escalada Esportiva, consolidando seu status de entidade máxima da Escalada Esportiva de competição no Brasil, com reconhecimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e filiação à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC – International Federation of Sport Climbing).

A Confederação é a responsável pela manutenção do Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em colaboração com ginásios, clubes e outras entidades envolvidas no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição.

A CBEscalada realiza regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade, e convoca anualmente a Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, que conta com o patrocínio da Galápagos Outdoor para representar o país em eventos internacionais.

Por: Neudson Aquino|Coordenador de Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade