Parque Time Brasil é marco histórico fora da cidade-sede dos Jogos Olímpicos

0

Fan fest inédita do COB, realizada de 20 de julho a 11 de agosto no Parque Villa-Lobos, cria experiência transformadora com o esporte olímpico que será replicada pelo COI em outros países nas próximas edições do maior evento esportivo do mundo

O 1° Festival Olímpico Parque Time Brasil conclui sua missão depois de 23 dias com uma programação intensa que agitou a cidade de São Paulo misturando arte, cultura, entretenimento, esporte e gastronomia no Parque Villa-Lobos.

Idealizada pelo Comitê Olímpico do Brasil, organizada em parceria com o DC Set Group e produzida com a Deponto Agência, a fan fest pioneira movimentou mais de 150 mil pessoas de forma direta na arena e mais de 1,2 milhão de pessoas no Parque Villa-Lobos, entre 20 de julho e 11 de agosto.

A emoção arrebatou o público, que se divertiu com shows de artistas consagrados da MPB, clínicas esportivas gratuitas, ativações olímpicas, gastronomia multicultural e interação com ídolos do esporte e atletas do Time Brasil.

“O projeto Parque Time Brasil foi inovador em muitos aspectos e teve o mérito de ir ao encontro do que temos proposto: aproximar o Movimento Olímpico do fã e da sociedade. Felizmente, o retorno do público foi excelente e comprovou o bom trabalho feito entre o COB e seus parceiros e a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.

“O projeto foi um sucesso, marco absoluto de fan fest no mundo. O COB acreditou na ideia junto conosco, recebemos o aval do COI e entregamos um evento inédito com o apoio espetacular dos nossos patrocinadores. Atingimos mais de 150 mil pessoas de forma direta na arena e mais de 1,2 milhão de visitas no parque. Depois dos Jogos do Rio 2016, foi o maior evento olímpico realizado no país. Cuidamos de acessibilidade, sustentabilidade e de todos os serviços que garantiram uma experiência única para o público”, avalia Daniel Pignaton Azevedo, CEO da Deponto Agência.

“Há quase um ano, embarcamos na visão inovadora do Comitê Olímpico do Brasil de criar uma experiência inédita para o maior evento esportivo do mundo. Com os parceiros certos, cumprimos a missão de realizar um evento de excelência que entra no mapa dos Jogos Olímpicos e cumpre a missão de ampliar a relação do brasileiro com mais esportes. O ciclo olímpico só tem a ganhar com o envolvimento de mais famílias, torcendo por cada vez mais atletas. Incentivando ainda mais a formação de Isaquias, Bias, Rebecas, entre outros expoentes”, assinala o CEO do DC Set Group, Rodrigo Mathias.

“Ser parceira do COB neste projeto é um motivo de celebração. No Parque Time Brasil, trouxemos Paris a São Paulo. Oferecemos uma experiência esportiva, cultural e social para os torcedores, ampliando a vivência dos Jogos Olímpicos aqui no Brasil. As Loterias Caixa investem no esporte brasileiro, desde a base até o alto rendimento, acreditando que o esporte é um instrumento de transformação social, capaz de promover a inclusão, a saúde e o bem-estar das pessoas”, ressalta Kleber Coelho Paz, superintendente nacional de Loterias de Prognósticos das Loterias Caixa, patrocinadora diamante do festival.

“Uma honra tocar numa festa linda como foi o Parque Time Brasil. Um público feliz e vibrante que cantou e dançou o show inteiro. Agradecemos a todos por esse convite e em especial aos atletas brasileiros que fizeram bonito em Paris e mostraram o poder de mobilização do esporte olímpico em nosso país”, elogiou Alexandre Pires, que encerrou a programação musical do evento com o Baile do Nêgo Véio.   

Confira os principais destaques e números do Parque Time Brasil:

– A fan fest olímpica recebeu mais de 150 mil visitantes no período, tanto na arena central onde aconteceram os shows e as ativações, quanto nas clínicas esportivas gratuitas. Já o Villa-Lobos recebeu mais de 1,2 milhão de visitas durante o evento. O festival ocupou uma área aproximada de 30 mil m2 do parque.

– As clínicas gratuitas de basquete e atletismo tiveram mais de 14 mil inscrições, entre crianças, adolescentes e adultos, com aulas durante quase todos os dias do festival. A cantora Zélia Duncan integrou a programação esportiva com sua tradicional caminhada-corrida solidária (3, 5 e 10 km) que reuniu 2.200 pessoas, com largada e chegada na Arena Parque Time Brasil e show da artista com Fernanda Abreu e Liniker como convidadas.

– 9 shows reunindo 13 grandes nomes da música brasileira, realizados nos finais de semana: Vitor Kley e Toni Garrido; Diogo Nogueira, BaianaSystem, Monobloco, Zélia Duncan, Fernanda Abreu e Liniker; Seu Jorge, Mart’nália e Leci Brandão; Jota Quest; Alexandre Pires. Ao todo foram 14 horas de música ao vivo.

– Festival gastronômico reuniu uma culinária multicultural, comandada por chefs premiados da capital paulista, representando diversos países e regiões presentes nos Jogos Olímpicos. Vinte marcas cultuadas participaram com cardápios especiais e acessíveis: Jerky´s (Caribe), Da Mooca Pizza Shop (Itália), Gelato Boutique (Itália), B.Lem Padaria Portuguesa, La Guapa (Argentina), Los Dos Taqueria (México), Mica Restaurante (Ásia), Tentaciones da Venezuela, Peti (França), Petros Greek Taverna (Grécia), Pitico (Arábia), Tasca da Esquina (Portugal), Bullguer (EUA), Holy Crepe (França), Koji Pasteis (Japão), Luce Gastronomia (Itália), Make Homus, Not War (Oriente Médio), Nathan´s (EUA), PopCorn (Peru) e Miss Saigon (Vietnã).

– Patrocínios e ativações com 11 marcas que investem continuamente no esporte: Loterias Caixa, Corona, Powerade, Smart Fit, Havaianas, Vivo, Medley, Coca-Cola, Monster, Matte Leão e Carrefour. Além de 6 parcerias de mídia: TV Globo, Sportv, Transamérica, Eletromídia, UOL e Meta.

– As 12 horas diárias de atrações incluíram a transmissão ao vivo de um total de 570 horas de conteúdos olímpicos em 7 megas paineis de LED de alta resolução. Dentre as quais as principais competições em que os atletas do Time Brasil estiveram em ação, além dos grandes momentos desta edição como as cerimônias de abertura e encerramento, as maratonas, os brasileiros no pódio, o cenário da rena do vôlei de praia com a Torre Eiffel ao fundo, a beleza das ondas em Teahuppo, a plasticidade hipnotizante do skate, o estreante breaking, as tradicionais provas de atletismo e natação, o perfeccionismo das ginásticas e dos saltos ornamentais, as finais de basquete, vôlei de quadra, boxe, vela e outras tantas modalidades.

– O público delirou com as 20 medalhas conquistadas pela delegação brasileira, em momentos de tirar o fôlego, tais como: prata de Isaquias Queiroz (canoagem); ouros de Rebeca Andrade (ginástica artística), Beatriz Souza (judô) e da dupla Ana Patrícia – Duda (vôlei de praia); bronzes das equipes de ginástica e judô; bronze de Rayssa “Fadinha” Leal no skate; prata e bronze no surfe com Tati Weston-Webb e Gabriel Medina.

– A Arena Time Brasil recebeu cerca de 60 atletas, ex-atletas e ídolos do esporte, que compartilharam suas histórias em 22 horas de conteúdo olímpico: Fofão, Maurício Lima e Márcia Fu (vôlei); Ricardo Prado, Thiago Pereira e Xuxa (natação – foto acima); Fabiana Murer (atletismo); Douglas Vieira e Henrique Guimarães (judô); Alexandre Welter e Lars Björkström (vela); Maicon Siqueira (taekwondo); Victor Mirshawka e Marta Sobral (basquete); entre outros.

– A última semana do evento foi apoteótica com a presença dos atletas do Time Brasil que vieram de Paris para compartilhar com a torcida brasileira suas alegrias e emoções. As meninas da ginástica artística que conquistaram a inédita medalha de bronze por equipe (foto acima): Flávia Saraiva, Jade Fernandes Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira. E os judocas William Lima (prata na categoria meio-leve até 66 kg e bronze por equipe mista) e Larissa Pimenta (bronze na categoria até 52 kg e bronze por equipe mista).

– Outros números do festival: mais de 530 toneladas em equipamentos e estrutura; 14 mil empregos diretos e indiretos; mais de 3.400 estudantes de 12 ONGs e escolas do ensino fundamental e médio (privadas e públicas) visitaram o evento; plantio de 20 árvores no entorno do Parque Villa-Lobos; gestão de 15 toneladas de resíduos.

Sobre o COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional. A missão do COB é desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil, trabalhando na melhoria de resultados esportivos do Time Brasil, elevando a maturidade de gestão do COB e Confederações filiadas e fortalecendo a imagem do esporte olímpico brasileiro. É dever do COB ainda proteger e promover os valores olímpicos em território nacional.

Ao longo de seus 109 anos de existência (fundado em 8 de junho de 1914), o COB já levou o Brasil à conquista de 150 medalhas em Jogos Olímpicos (37 de ouro, 42 de prata, 71 de bronze) e 37 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze).

O COB possui também parceria com as Loterias Caixa, que, conforme previsto por lei, repassam 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do país para investimento no esporte olímpico brasileiro. 

Sobre Deponto Agência

Desde 2016, a Deponto Agência é líder em transmedia experience, integrando inovação, performance e soluções personalizadas. Seu diferencial está em entender profundamente as necessidades dos clientes e transformá-las em realidade, conectando live marketing e marketing digital em uma abordagem brand experience 360. Este posicionamento reflete uma agência comprometida com resultados, criatividade e transformação de ideias em experiências que geram conexões profundas e resultados tangíveis.

Sobre DC Set Group 

A DC Set Group é um dos maiores grupos de entretenimento do país. Fundada em 1979, foi pioneira na produção de grandes turnês internacionais no país e contribuiu para a inserção do Brasil na rota mundial dos megashows. Consolidada como holding em 2019, hoje é dividida em sete verticais de negócio: Festivals, Contents, Concerts, Venues, Sports, Tourism, Family. Dentre os principais projetos e participações societárias do Grupo estão os festivais Tomorrowland Brasil e Planeta Atlântida; a Blast Entertainment, com exposições imersivas como de Van Gogh, Banksy, Frida Khalo; a Stranger Things: The Experience, o Space Adventure (exposições fixas e itinerantes com itens originais da Nasa); a série de conferências Fronteiras do Pensamento; a gestão do Parque Villa-Lobos, Cândido Portinari e Água Branca; e do Pedreira Paulo Leminsky e Ópera de Arame em Curitiba; o futuro complexo turístico que levará o Club Med à região de Gramado (RS), a gestão do Cais Embarcadero (Porto Alegre-RS), a Move Concerts Brasil (com turnês de Eric Clapton e Iron Maiden em 2024), entre outros. 

Informações para Imprensa

www.parquetimebrasil.com.br

Por: Comunicação – Parque Time Brasil

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade