Destaque na primeira parte da temporada, Chevrolet Cruze #8 volta a se destacar na Stock Car
Depois de um fim de semana conturbado na etapa passada, Rafael Suzuki e a equipe TMG Racing mostraram bom poder de reação com o Chevrolet Cruze #8 no retorno da Stock Car a Goiânia. É verdade que um problema em sensor do motor no quali complicou as coisas, mas com uma tocada segura nas duas corridas, Suzuki escalou o pelotão no sábado e no domingo conquistando mais dois top10s. Ele saiu de Goiânia mais próximo da liderança do campeonato e aparece em oitavo após a primeira metade da temporada.
Assim como fizera na véspera, Suzuki foi preciso no início da corrida. Largando de 14º, ele evitou a confusão na volta inicial e logo tratou de se posicionar para galgar posições. O Chevrolet Cruze #8 era 13º quando foi aberta a janela de paradas obrigatórias nos pits, para a substituição de dois pneus, na volta 6.
Ele permaneceu na pista até a 12ª volta, aproveitando o bom ritmo de sua máquina para acelerar com a pista livre. Suzuki era quarto quando trouxe o carro para os pits da equipe TMG Racing. No 16º giro, todos os competidores que seguiam na corrida também serviram suas paradas.
Suzuki vinha em sexto e depois avançou para o top5 na volta 17. O quinto lugar aparentava estar garantido pela vantagem para o restante do pelotão.
Eis que um carro parado em local perigoso determinou a entrada do safety-car na volta 23. A relargada aconteceu na 25 e Suzuki tratou de se defender como podia. Mas alguns adversários tinham mais botões de ultrapassagem àquela altura, e o Cruze #8 acabou recebendo a bandeirada em sétimo lugar.
O próximo compromisso de Suzuki é a segunda etapa do FIA TCR World Tour em solo sul-americano, no próximo fim de semana em El Pinar. A pista uruguaia está no calendário da Stock Car, em etapa designada para o mês de outubro.
A próxima corrida da Stock Car acontece em Belo Horizonte, praça que estreia no calendário com um traçado de rua nos arredores da Lagoa da Pampulha. A prova está marcada para 17 e 18 de agosto.
O que ele disse:
“Hoje foi um dia positivo, mesmo partindo de 14º das duas baterias e chegar em 8º no sábado e 7º na corrida principal, se me oferecessem antes da corrida eu aceitaria sem pensar duas vezes.
Chegamos aqui 122 pontos atrás do líder e saímos daqui com 87 pontos atrás largando fora da inversão do grid, são quase 40 pontos de diferença que tiramos na classificação. O ponto negativo é que precisamos da durabilidade para voltar ao campeonato. Foi uma primeira metade do ano que deu tudo certo quando ficamos na pista, mas deixamos muitos pontos sem conseguir disputar.
Agora é continuar encurtando a distância para o líder, trabalhar na questão de confiabilidade para poder voltar para a disputa do título.”
Rafael Suzuki
Stock Car (top10) após 6 de 12 etapas:
1. Julio Campos 499
2. Ricardo Zonta 494
3. Felipe Massa 484
4. Felipe Baptista 465
5. Dudu Barrichello 446
6. Bruno Baptista 446
7. Gabriel Casagrande 419
8. Rafael Suzuki 412
9. Enzo Elias 409
10. Daniel Serra 352
Por: Luis Ferrari