Brasileira superou a nigeriana Offiong Edem por 4 a 0 e avançou para a segunda rodada, quando enfrentará a americana Lily Zhang nesta segunda-feira; já a irmã Giulia foi eliminada pela número 1 do mundo
Finalmente chegou o dia para Bruna Takahashi, atleta do Time Ajinomoto do tênis de mesa, comemorar sua primeira vitória em Olimpíadas. Neste domingo (28), ela estreou no torneio feminino de simples dos Jogos Paris-2024 derrotando a nigeriana Offiong Edem por 4 sets a 0, parciais de 11/8, 11/4, 13/11 e 12/10. Agora, ela terá na segunda rodada, nesta segunda-feira (29), uma velha conhecida, a americana Lily Zhang, a partir das 16h (horário de Brasília).
Atual 20ª colocada no ranking mundial, Bruna entrou como favorita diante da nigeriana Edem, que ocupa apenas a 112ª colocação. Nos dois primeiros sets, a brasileira se sobressaiu e em apenas 10 minutos já vencia por 2 sets a 0. A partir do terceiro set, porém, Edem passou a equilibrar a partida, dificultando especialmente a recepção nos saques na atleta do Time Ajinomoto. Ainda assim, Bruna conseguiu confirmar o favoritismo e vencer sua primeira partida em Jogos Olímpicos.
“Nos dois primeiros sets ela sentiu um pouco de dificuldade com o meu saque. Do terceiro para o quarto, ela conseguiu receber melhor, então eu tive que encontrar outras maneiras para furar a resistência dela. Precisei me adaptar também ao barulho da torcida, estava muito alto. Mas consegui focar no meu jogo e no final deu tudo certo”, disse a brasileira, que espera um jogo completamente diferente contra sua rival desta segunda-feira.
“A gente já se enfrentou centenas de vezes, uma sempre consegue encontrar um detalhe para dificultar o jogo da outra. Será uma partida bem interessante, porque pelo fato de nos conhecermos bem, há muita troca de bola. Por isso tem que ter muita variação de jogadas para ficar em vantagem”, explicou a brasileira.
Aprendizado importante
Mais cedo, houve a estreia de Giulia Takahashi na chave de simples, que teve pela frente uma adversária duríssima, a chinesa Sun Yingsha, a líder do ranking mundial e que neste ano perdeu somente quatro jogos. A brasileira, de apenas 19 anos e 90ª no ranking da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa), não teve chances diante da rival, que venceu por 4 a 0 (11/3, 11/6, 11/6 e 11/5), em apenas 28 minutos de partida.
“Foi minha primeira Olimpíada como titular e estou feliz em ter jogado o que eu joguei. Enfrentei a líder do ranking, sabia que seria bem difícil, mas tentei jogar o que eu posso. Consegui fazer tudo o que eu treino diariamente”, afirmou a atleta do Time Ajinomoto.
Agora, Giulia volta suas atenções para o torneio feminino de equipes, a partir de 5 de agosto. “Acredito que estarei mais solta nos jogos, ainda mais porque estarei jogando ao lado da minha irmã”, disse a brasileira.
Na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, Bruna e Giulia Takahashi contaram com o suporte nutricional da Ajinomoto e acesso ao programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”, que incentiva uma alimentação equilibrada e saborosa, adequada às necessidades específicas de cada atleta. Parte desse suporte nutricional é representada pelos produtos aminoVITAL® GOLD, suplementos alimentares compostos por nove aminoácidos essenciais que agem rapidamente na recuperação muscular, fundamental para atletas de alto rendimento.
Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição, por meio do programa Alimentação para Vencer – Kachimeshi®.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, HONDASHI®, SABOR A MI® e SABOR A MI® Receita de Casa, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO®, a linha TERRANO® Veggie Burger, SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 9,9 bilhões e nacional de R$ 3,3 bilhões no ano fiscal de 2023. Atualmente, está presente em 34 países, possui 116 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.
Por: Imprensa | Projeto Vitória