Esportes olímpicos: Depois da esgrima, estudante da rede estadual mudou as notas e o comportamento em sala de aula

0

Danilo Queiroz Silva, aluno da Escola Estadual Professor Mauro de Oliveira, da zona oeste de SP,  pratica o esporte olímpico há seis anos

“A esgrima me deu um norte”. O aluno da Escola Estadual Professor Mauro de Oliveira, Danilo Queiroz Silva, de 18 anos de idade, descobriu a esgrima há seis anos, na escola em que estudava na época, por meio de uma atividade especial desenvolvida para os alunos. Lá, conheceu o treinador Rodrigo Baldin, que o acompanha desde então em uma trajetória de superação dos obstáculos e conquista de medalhas. 

O incentivo inicial partiu da atual coordenadora de gestão pedagógica da escola estadual localizada na zona oeste, professora Clarissa Ramos: “Danilo se tornou um aluno focado, educado e bem disciplinado”, relata. A profissional da rede conheceu Danilo quando ele estava no 6º ano do Ensino Fundamental e vivenciava problemas de indisciplina em sua antiga escola.   

A oportunidade como esgrimista transformou a trajetória estudantil de Danilo, que desenvolveu habilidades que o auxiliaram a tornar-se um aluno melhor. “Ajuda muito nas notas da escola, com concentração e calma, me faz bem”, complementa o jovem.  

Além de alcançar melhores notas na escola, Danilo já coleciona medalhas de bronze em campeonatos estaduais e nacionais de esgrima.

Para Débora Queiroz, mãe do estudante, o caminho escolhido modificou para melhor o comportamento do filho. “Tenho um orgulho enorme por ele estar nesse esporte com tanta dedicação, por ter aprendido muitas coisas boas, rodeado de pessoas maravilhosas”, conta.   

Já para o treinador Rodrigo Baldin, Danilo foi se superando gradualmente. “Experiências culturais, intercâmbios, viagens e outras coisas que acompanham a rotina do atleta abriram horizontes para ele. Danilo é um dos mais fortes na sala do ponto de vista técnico e físico, o que faz dele uma referência para os demais dentro da pista”, explica Rodrigo. 

A relação com os outros colegas nas aulas de esgrima também ajudou Danilo a desenvolver habilidades de relacionamento: “Somos uma família lá dentro e nos ajudamos muito”. A escola de esgrima criada pelo treinador Baldin hoje é o espaço que o incentiva a seguir profissionalmente no esporte.   

Na Escola Estadual Professor Mauro de Oliveira, o jovem se tornou uma liderança positiva para seus colegas de turma, segundo o diretor Donizete Silva. 

Entre suas conquistas recentes no esporte, neste ano Danilo garantiu a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Cadetes, em Curitiba, no Paraná.   

Por: Imprensa Educação SP

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade