A LNB, por meio do Conexão NBB CAIXA, apresenta o Atleta Graduado, que visa oferecer uma continuidade no pós-carreira de quem contribui com o basquete nacional
O jogador de basquete, tal como em todas as outras modalidades, dedica a vida toda a praticar e aprimorar os fundamentos e habilidades que o tornam um atleta de alto rendimento. Isso é um processo que vem desde as categorias de base até o momento em que se decide se aposentar. Só que, em muitos casos, ele abre mão dos estudos, principalmente do Ensino Superior. E o que essas pessoas podem fazer para continuarem trabalhando e servindo à sociedade como parte de uma população economicamente ativa? Atento ao futuro daqueles que fazem o espetáculo, a Liga Nacional de Basquete, por meio do Conexão NBB CAIXA, apresentou nesta quinta-feira (04/07) uma parceria com o Atleta Graduado.
Foi pensando na importância do pós-carreira que serão disponibilizados cursos e faculdades para todo o ecossistema do NBB CAIXA, em parceria com a UFBRA (Centro Universitário do Atleta Brasileiro), e a IESB. Com o propósito de oferecer qualificação e oportunidades no mercado de trabalho, serão disponibilizados descontos exclusivos em 80 cursos de Ensino Superior Profissionalizante. Jogadores, técnicos, membros da comissão técnica, dirigentes e árbitros terão direito ao benefício do Atleta Graduado. Pensando sempre no coletivo, a parceria também abrange famílias dos integrantes do ecossistema do NBB CAIXA.
O evento foi apresentado pelo pós-jogador e comentarista do NBB CAIXA, Gustavinho Lima, que também vai acumular a função de coordenador do Conexão NBB CAIXA, realizando a interlocução com os atletas que são vistos nos melhores ginásios do País. “É um marco para o basquetebol nacional, demonstrando que a Liga Nacional de Basquete está preocupada com o desenvolvimento de seus atletas. O Conexão NBB CAIXA sempre propõe ações que possam melhorar o bem estar e a qualidade de vida dos grandes personagens, que são os atletas, mas também sensível em pensar em todo o ecossistema do basquete. Principalmente, nessa parceria com o Atleta Graduado, em que jogadores, comissões técnicas, dirigentes, árbitros e seus familiares têm direito a estudar e se desenvolver. Nós acreditamos que, usufruindo dessa possibilidade, todos estarão mais bem preparados, não só para a carreira, mas também para seu futuro, vai tornar o nosso campeonato mais forte e o basquete vai crescer junto.”
O presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro, discursou na abertura do evento na sede da instituição. “Estamos muito felizes em lançar esse projeto aqui. O projeto nasceu dentro da área de ESG da Liga, assim como foi o Tratado Antirracista pela Diversidade. Temos outros projetos em andamento para serem lançados, mas dentro disso, inserimos a parte de relação com os atletas, sempre buscamos isso. Agora, com o Gustavinho aqui, fizemos a junção com o Rafael Garcia (coordenador do ESG da Liga) para aumentar a participação dos atletas. O nome do programa é muito significativo, ‘Conexão NBB CAIXA’, traduz a nossa intensão de aumentar a conexão entre todas as partes do ecossistema do basquete e que fazem parte da Liga.”
Atleta Graduado
O Atleta Graduado surgiu de uma ideia de startup para justamente dar novas oportunidades para os atletas que se aposentavam e recolocá-los no mercado de trabalho. A equipe do Atleta Graduado esteve no evento para explicar como funciona o projeto e elucidar eventuais dúvidas que os atletas poderiam apresentar. Sérgio Avelino é um pós-jogador de basquete, idealizador e CEO da plataforma Atleta Graduado e falou da experiência e parceria com a LNB. “É um prazer enorme estar presente junto à Liga Nacional de Basquete, nós temos essa paixão pelo esporte e proporcionar uma nova visão educacional para esse grupo, para esse ecossistema esportivo voltado para o basquete, para mim, é muito especial. Eu tive todas as dificuldades do mundo para me formar. Hoje, o Programa Atleta Graduado vem exatamente para facilitar, para entender essa dificuldade que o atleta tem de manter-se em uma graduação, manter seus compromissos de treino, viagens, jogos, tudo isso dificulta muito essa formação. E a metodologia que o Atleta Graduado criou, adaptou para a realidade do atleta brasileiro, em especial, agora para a Liga e para o basquete, vai favorecer muito todos esses atletas.”
Muitos atletas se pronunciaram e elogiaram a iniciativa, tal como Lázaro Rojas, que teve uma formação em administração na Califórnia enquanto jogava no basquete universitário nos Estados Unidos antes de vir para o NBB CAIXA. Ele também fez pós-graduação no Texas. Ou o pós-jogador Chuí, que foi tricampeão com o Sesi Franca antes do NBB CAIXA existir, elogiou bastante a iniciativa, além de ter tido a primeira oportunidade de sentar à mesa que o Conselho dos times da Liga se reúne. Outro que falou bem da iniciativa foi o jovem talento do São Paulo, Tiago Marques, que bateu o recorde de pontos da LDB e cursa engenharia na Universidade P. Mackenzie. O garoto comentou que vai divulgar para os seus companheiros de categorias de base.
Matheus Buiú, contratado para a temporada 2024/25 do NBB CAIXA pelo Farma Conde/São José Basketball, foi o primeiro atleta a manifestar interesse, se matriculou no Atleta Graduado ainda durante o evento e foi contemplado com uma bolsa de 100% de isenção. “Eu me sinto um privilegiado, porque minha geração tem essa oportunidade de conseguir uma graduação enquanto jogamos basquete, podendo conciliar as duas vidas. Agora todos têm essa oportunidade, então devem fazer a inscrição, tentar algum curso para o pós-carreira. É muito importante. E estou muito feliz de receber esse presente, não esperava essa bolsa, nunca tive uma oportunidade assim. Vou me dedicar ao máximo para eu me formar e, talvez, veja também uma pós-graduação. Quando me aposentar, já tenho uma profissão”, comemorou o atleta que se inscreveu em fisioterapia e revelou que terá mais festa em família, com churrasco, para comemorar.
Conexão NBB CAIXA
Em parceria com o departamento de ESG da LNB, coordenado por Rafael Garcia, o Conexão NBB CAIXA é uma plataforma permanente de troca de ideias entre os jogadores e a Liga, com a intenção de inserir os atletas nas tomadas de decisão em diversas áreas do NBB CAIXA. A ideia é criar um senso colaborativo no qual o atleta deve entender a sua responsabilidade como agente de transformação do basquete nacional. Outro objetivo é antecipar o futuro, visando não só a longevidade do atleta como ampliar o leque de perspectivas futuras.
O Conexão NBB CAIXA já está em funcionamento procurando discutir com os atletas sobre os diversos departamentos da Liga (Departamento Técnico, Arbitragem, Comunicação e Marketing). A LNB abriu as portas de seu escritório e deixa à disposição para que todos os clubes e atletas possam conhecer o local a fim de criar um senso de pertencimento. Essas visitas pretendem promover o olhar sobre o coletivo, ajudando a aproximar todos os departamentos da Liga dos jogadores e comissões técnicas, estimulando o respeito mútuo, criando vínculos mais duradouros e estreitando um canal de comunicação mais frequente.
Presidente da Associação dos Atletas, Ricardo Fischer é um dos atletas que atuam no NBB CAIXA e que estiveram presentes no evento. “Era uma briga, no bom sentido, para termos uma graduação, termos faculdade para nós conciliarmos com o dia a dia de atleta. Para mim, é um marco histórico desses anos que estou na Associação, na luta de fomentar os atletas no pós-carreira. A gente sabe o quão curto é a carreira de um atleta e quão importante é pensar cada vez mais cedo nesse futuro. Essa proposta da Liga vem para ajudar e alavancar esse ideal para nós. Além disso, essa Conexão NBB CAIXA é algo que falava com o Gustavinho na época que jogava no Corinthians. Nós precisamos ser ouvidos, todos queremos o bem do basquete. Tem o nosso lado, o lado dos árbitros, dos técnicos, da própria Liga e todos querem melhorar.”
Outro representante de peso que veio ao escritório da LNB foi o armador do Corinthians, Elinho Corazza, que gostou do que ouviu. “Uma iniciativa sensacional da Liga, fazer uma parceria pensando nos atletas, em uma pós-carreira que é um negócio fantástico. Eu já estou com 34, 35, não vou durar mais tanto tempo. Essa questão do estudo foi algo que minha mãe sempre me cobrou. Em 2018, entrei na faculdade, me formei em quatro anos em educação física. Então, tento motivar ao máximo a molecada para se engajar nisso. O Conexão NBB CAIXA é muito importante para nós também. Desde quando era juvenil, sempre conversávamos do basquete estar mais próximo, de apresentar o que podemos melhorar. Essa conexão da Liga em escutar um pouquinho mais a nossa voz é essencial.”
Jimmy, Djalo e Fidélis, do Pinheiros; Macedo, do Paulistano; e Gu Basílio, do R10 Score Vasco da Gama, foram outros atletas do NBB CAIXA que estiveram presentes no evento e também trouxeram sua parcela de contribuição.
Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete