De volta ao palco de sua melhor etapa na Stock Car, Gianluca Petecof quer virar a chave de 2024 no Velocitta

0

Estreante do ano de 2023, piloto Shell foi o maior pontuador na 2ª ida da categoria à pista no ano passado e busca iniciar reação no fim de semana

Não está sendo um bom início para Gianluca Petecof na temporada 2024 da Stock Car. Estreante do ano em 2023, o paulista de 21 anos sofreu com muitos problemas nas quatro primeiras etapas da maior categoria do automobilismo nacional. Mas o retorno ao palco de seu maior brilho no último campeonato o deixa animado para finalmente dar aquela virada de chave neste ano. Ainda mais em um fim de semana atípico.

Afinal, o Autódromo Velocitta vai receber três corridas, na sexta-feira, sábado e domingo, com 217 pontos em jogo. Além das duas provas da quinta etapa do ano (no sábado e no domingo), a programação determina na sexta-feira a realização da corrida principal da etapa 2, adiada de março pela forte chuva em Mogi Guaçu. Será a etapa com maior distribuição de pontos da história nos 45 anos da Stock Car.

A esperança do piloto Shell está justamente em seu retrospecto no Velocitta. No ano passado, na segunda passagem da Stock Car pelo circuito, ele foi o maior pontuador da etapa, com direito a seu primeiro pódio na categoria, com o segundo lugar na Corrida 1 do domingo. O conhecimento da pista também é um fator importante para o início da reação de Petecof na temporada 2024.

Por isso, Petecof terá de trabalhar muito bem com a equipe Full Time para encontrar o melhor acerto do Toyota Corolla #101 rapidamente, algo sempre essencial no circuito do interior paulista. Antes da corrida de 50 minutos da sexta-feira, os pilotos terão apenas o shakedown e um treino livre para fazer os ajustes em seus carros para a etapa do Velocitta. Quem tiver um acerto base mais eficiente, tende a levar vantagem neste fim de semana atípico da Stock Car.

A programação da etapa do Velocitta será aberta nesta sexta-feira, com o shakedown, um treino livre e a corrida principal da segunda etapa. No sábado, as atividades serão abertas pelo segundo treino livre, com a classificação na sequência. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv, Band e das mídias sociais próprias da categoria.

O que ele disse:

“Chegamos a mais uma semana de corrida no Velocitta, mais de um mês depois da última etapa, lá em Cascavel. O fim de semana é muito importante porque vamos ter uma corrida extra, que a gente não fez na segunda etapa por causa da chuva. Então será ainda mais importante para o campeonato, que segue difícil. A gente ainda não teve performance nesse ano, com classificações muito abaixo do esperado e que acabam atrapalhando todo o fim de semana. Então esse tem de ser nosso principal objetivo, classificar bem para estar em uma posição um pouco mais favorável. É uma pista que eu conheço muito bem, em que andei bem no passado. Talvez seja uma oportunidade bem interessante para virar a chave do ano.”
Gianluca Petecof

Cronograma – Stock Car – Etapa 5 – Velocitta, Mogi Guaçu, SP

Sexta-feira, 28 de junho:
08:30 – Shakedown
10:50 – Treino Livre 1
14:40 – Corrida Principal da 2ª etapa (50 minutos +1 volta)

Sábado, 29 de junho:
08:25 – Treino Livre 2
11:00 – Classificação
16:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 30 de junho:
14:00 – Corrida Principal (50 minutos +1 volta)

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade