Após a disputa dos 300 Km do Endurance Challenge, campeonato de sprint terá momento decisivo em 2024 na Europa com 4 corridas curtas
Após o sucesso dos 300 Km do Estoril, no último fim de semana, pelo Porsche C6 Bank Endurance Challenge, chegou a vez da etapa programada para o campeonato de sprint, as corridas curtas, da Porsche Cup C6 Bank. A categoria vai completar sua passagem pela Europa no mesmo palco: o Autódromo Fernanda Pires da Silva, conhecido como autódromo do Estoril, a 31 km da capital Lisboa. O local foi palco de vários GPs de Fórmula 1, inclusive da primeira vitória de Ayrton Senna, em 1985.
Até esta quarta-feira, 54 pilotos já estavam confirmados nos grids da Carrera Cup e da Sprint Challenge. A categoria com os Porsches 992 terá 32 carros na pista, e a dos 991.2, mais 22. Números que deixam a Porsche Cup C6 Bank como uma das maiores categorias da marca no mundo. Será a quinta vez que o traçado clássico do Estoril, de 4.182 metros e 13 curvas, receberá um evento de sprint da categoria dos carros de competição mais produzidos no mundo (foram duas provas do Endurance Challenge).
Será a sétima vez que o país europeu irá receber a Porsche Cup C6 Bank: foram quatro anos no Estoril (quatro eventos de sprint e um de Endurance) e mais dois no moderno Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Além disso, nenhum dos pilotos que estará na pista venceu uma prova de sprint no local: o recorde na principal é de Constantino Júnior, com três. Clemente Lunardi e Vitor Baptista também foram ao alto do pódio no Estoril. Já na Challenge, Gil Farah tem duas vitórias. O saudoso Sylvio de Barros, Edu Azevedo, Tom Filho, Kreis Jr. e Enzo Elias triunfaram uma vez cada um.
Vencedor dos 300 Km do Estoril ao lado de Rubens Barrichello, Werner Neugebauer é o líder do campeonato, com 131 pontos. O gaúcho do carro #8 também é o piloto com mais vitórias na temporada até agora, com três. Marçal Müller, com 126, e Miguel Paludo, com 125, são seus principais perseguidores no campeonato. Além de Werner, Müller, Raijan Mascarello e Thiago Vivacqua completaram as outras corridas na primeira posição. Na Carrera Sport, a liderança é de Francisco Horta; enquanto na Rookie, Israel Salmen está em primeiro.
Pela Sprint Challenge, Miguel Mariotti assumiu a liderança do campeonato após a etapa de Interlagos, com 106 pontos. Ele está sete à frente de Antonella Bassani, atual campeã da categoria. Só os dois venceram corridas nesta temporada até agora. Sadak Leite é o terceiro, seguido por Célio Brasil e Caio Castro. Na Sprint Challenge Sport, a liderança é de Célio Brasil, e na Rookie, o jovem Caio Chaves segue em primeiro.
O fim de semana de ação no Estoril terá quatro corridas e duas tomadas de tempo. As atividades oficiais da etapa têm início na tarde de sexta-feira (28 de junho), com treinos livres da Carrera e Challenge. No sábado a pista é aberta para os qualis dessas categorias, que disputam suas primeiras baterias às 10h (Carrera) e às 10h40 (Challenge). As corridas do grid invertido da Carrera e Challenge acontecem no domingo a partir de 8h, com a categoria principal competindo primeiro.
Os canais oficiais da Porsche Cup C6 Bank exibem a quarta etapa do campeonato de Sprint ao vivo no sábado e no domingo. O sportv mostra o VT das quatro corridas em horário alternativo na próxima segunda-feira, às 18h30 (de Brasília).
Lista de inscritos por ordem numérica*:
Carrera Cup:
#1. Alceu Feldmann
#3. Franco Giaffone
#7. Miguel Paludo
#8. Werner Neugebauer
#9. Edu Guedes (R)
#10. Thiago Vivacqua
#14. Carlos Campos (S)
#15. Leonardo Sanchez (R)
#17. Marcos Regadas (S)
#20. Pedro Aguiar
#22. Raijan Mascarello (S)
#24. Gustavo Zanon (R)
#26. Christian Hahn
#27. Josimar Junior (S)
#29. Rodrigo Mello
#33. Bruno Campos (R)
#51. Israel Salmen (R)
#56. Peter Ferter (S)
#70. Lucas Salles
#74. Piero Cifali (R)
#77. Francisco Horta (S)
#80. Rouman Ziemkiewicz (S)
#84. Gustavo Farah (R)
#85. Eduardo Menossi (R)
#87. Nelson Monteiro (S)
#88. Georgios Frangulis (S)
#199. Nelson Marcondes (S)
#544. Marçal Muller
#888. Lineu Pires (S)
#911. Leandro Martins (S)
#992. José Maria Marreiros (S)
(S) Sport / (R) Rookie
Sprint Challenge:
#1. Alceu Feldmann Neto (R)
#2. André Rosário (R)
#3. Cristian Mohr
#7. Luiz Souza (S)
#9. Claudio Reina (R)
#21. Miguel Mariotti
#22. Caio Castro
#23. Leonardo Herrmann (S)
#32. Matheus Roque (S)
#38. Eric Santos (R)
#44. Giuliano Bertuccelli (S)
#54. Caio Chaves (R)
#58. Claudio Simão (R)
#66. Sadak Leite
#71. SangHo Kim (S)
#72. Antonella Bassani
#82. Gerson Campos
#99. Wagner Pontes (R)
#100. Sebá Malucelli (S)
#139. Celio Brasil (S)
#166. Miguel Caetano
#177. Lucas Locatelli (R)
(S) Sport / (R) Rookie
Porsche Cup C6 Bank – Etapa 5 – Estoril, Portugal
Quinta-feira, 27 de junho:
11:00 – Treino Extra – Carrera Cup
11:40 – Treino Extra – Sprint Challenge
12:20 – Treino Opcional 1 – Carrera Cup
13:15 – Treino Opcional 1 – Sprint Challenge
Sexta-feira, 28 de junho:
07:00 – Treino Opcional 2 – Carrera Cup
08:10 – Treino Opcional 2 – Sprint Challenge
10:45 – Treino Livre – Carrera Cup
11:40 – Treino Livre – Sprint Challenge
Sábado, 29 de junho:
06:25 – Classificação – Carrera Rookie
06:42 – Classificação – Carrera Sport
06:59 – Classificação – Carrera Cup
07:16 – Classificação Top 10 – Carrera Cup
07:31 – Classificação – Sprint Challenge Rookie
07:48 – Classificação – Sprint Challenge Sport
08:05 – Classificação – Sprint Challenge
08:22 – Classificação Top 10 – Sprint Challenge
10:00 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup
10:40 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) – Sprint Challenge
Domingo, 30 de junho:
08:00 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup
08:40 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Sprint Challenge
*Horários de Brasília
Sobre a Porsche Cup C6 Bank
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.
Por: Luis Ferrari