Certificada pela World Athletics (WA), principal entidade global do atletismo, pista pode receber qualquer evento internacional e está habilitada para registrar novos recordes
Na manhã desta quinta-feira (20) foi realizada a inauguração da reforma da Pista de Atletismo e Aquecimento “Mário Covas” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Presidente Prudente. O evento contou a presença da campeã olímpica Maurren Maggi, embaixadora da Recoma, empresa responsável pela execução da obra.
Além dela, diversos membros da Unesp, além de representantes dos governos municipal, estadual e federal também marcaram presença. Um dos pontos altos da cerimônia ficou por conta da homenagem feita aos ex-medalhistas olímpicos do revezamento masculino 4 x 100, Claudinei Quirino, André Domingos e Edson Luciano Ribeiro.
Após a realização do descerramento da placa de inauguração, alunos da universidade e atletas que vão utilizar a pista percorreram o local com uma caminhada entre eles a promissora velocista Maria Victória, que recentemente esteve presente no último Mundial de Revezamentos, nas Bahamas. Em maio, no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, ela faturou duas medalhas com os revezamentos misto 4x400m misto (3min17s85) e 4x400m feminino (3min30s72).
Com 400 metros oficiais, a pista oval em Prudente vai contar com seis raias, enquanto a reta principal possui oito, que pode receber qualquer tipo de corrida: rasa, revezamento, com barreiras e com obstáculos. O espaço ainda possui uma reta adjacente à pista, costumeiramente utilizada para que os atletas possam treinar largada. Além das provas de velocidade, também há um espaço dedicado e trabalhado para a prática do salto com vara, salto triplo, salto em distância, arremessos de martelo e disco e lançamento de dardo.
“Nosso compromisso é o de aprimorar e buscar conhecimentos técnicos que proporcionem sempre as melhores condições para a prática esportiva dos atletas. Estamos inaugurando uma pista de nível internacional e nos orgulhamos de sermos a única empresa com equipamentos especializados e maquinários capazes de oferecer todas as tecnologias e metodologias construtivas necessárias para o desenvolvimento de uma pista deste porte”, afirma Sergio Schildt, presidente da Recoma, empresa especializada em infraestrutura esportiva, que já forneceu e executou mais de 50 pistas de atletismo com materiais sintéticos aprovados pela WA, nas mais diversas regiões do país.
Neste mês, a pista recebeu o certificado da World Athletics (WA), principal entidade global do atletismo. O documento, concedido pela Federação internacional, reconhece o espaço como Classe 2, com qualidade e desempenho ideais para a prática do esporte. Isto significa também que o local está apto a receber eventos internacionais e registrar recordes, que poderão ser oficialmente homologados.
Tendo como prioridade a segurança dos usuários, a pista de atletismo conta com mantas moldadas in loco cobertas com revestimento de borracha EPDM de alto desempenho e absorção de impacto – tecnologia de padrão internacional em pista de atletismo.
“Pistas de excelência ajudam a formar grandes atletas porque garantem uma boa condição de treinamento e permitem que eles evoluam. Em qualquer campeonato, sobretudo, nos Jogos Olímpicos, a conquista do ouro pode estar nos mínimos detalhes. Por isso, parabenizo o trabalho da Recoma que faz um ótimo trabalho em suas estruturas esportivas em todo o Brasil”, analisa Maurren Maggi, embaixadora da Recoma, e primeira mulher brasileira a ter conquistado uma medalha de ouro olímpica em provas individuais, nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, no salto em distância.
Por: Alexandre de Aquino – Press FC Assessoria e Consultoria