A segunda temporada da história do TCR Brasil Banco BRB aponta para sua reta final com sete vencedores diferentes em sete corridas na temporada. Agora restam apenas quatro provas para definir o campeão, duas em Interlagos e duas em Buenos Aires. Os nomes da categoria em sua passagem pelo Velocitta foram Matías Rossi e Rafael Suzuki. Cada um venceu uma corrida, em um fim de semana de destaque para os Peugeot da equipe PMO Racing.
Agora a liderança do campeonato está com Raphael Reis com 182 pontos após boa escalada na corrida 1 e o segundo lugar na corrida 2. Mas a tabela de pontos vem embolada, com Pedro Cardoso (181), Galid Osman (177), Matías Rossi (175) e Juan Ángel Rosso (173).
Com duas corridas disputadas sob bastante calor em Mogi Guaçu, Rossi dominou de ponta a ponta a bateria inaugural, seguido por Galid e Pedro Cardoso.
Na segunda prova, Suzuki cravou uma belíssima largada saltando de terceiro para a liderança. Ele não deu brechas para ataques de Raphael Reis, que finalizou a corrida em segundo. Juan Ángel Rosso ficou em terceiro e mais uma vez mostrou um desempenho muito consistente com o Toyota Corolla #16 preparado pela Paladini Racing.
A penúltima etapa do ano acontece em Interlagos nos dias 21 e 22 de julho, em evento que será compartilhado também com o FIA TCR World Tour e com o TCR South America Banco BRB.
A seguir serão aplicados os descartes de pontos impostos pelo regulamento, para a definição do segundo campeão da história em Buenos Aires, nos dias 5 e 6 de outubro, em evento compartilhado com a Stock Car e a F4 Brasil.
O que eles disseram:
“Estou muito feliz em voltar ao TCR e quero agradecer à PMO. No ano passado era o PMO Lynk & Co, neste ano a PMO Racing com um Peugeot muito veloz. Quero agradecer ao Pablo Otero e Damian Fineschi pela oportunidade. Eu adoro essa categoria e estou muito feliz em fazer parte pelo segundo ano. O nível é muito alto e competitivo e ao mesmo tempo o ambiente é excelente. Então fico contente demais. Vamos comemorar a vitória de hoje. Foi uma experiência nova este com o Peugeot, são guiadas diferentes em relação ao Lynk & Co e estou muito satisfeito pela adaptação rápida e por ter vitórias com duas montadoras diferentes”
Rafael Suzuki
“Foi um bom fim de semana em que conseguimos um pódio importante na primeira corrida. Na segunda tive uma boa largada, com alguns pilotos parados. Passei os concorrentes e quando cheguei na curva 2 não consegui identificar quem me acertou. Era terceiro ou quarto já, tendo saindo de sétimo lugar. Aí com esse toque perdi todas as posições que tinha conseguido, o que foi uma pena, pois sem isso teria somado ainda mais pontos na etapa. Mas estou contente com o objetivo de pontuar bastante, o que é fundamental pensando no campeonato”
Matias Rossi
“Foi um fim de semana positivo. Conseguimos bons pontos e foi uma pena a penalização na segunda corrida, por um incidente que acredito que não fui culpado. Vamos recorrer para tentar salvar esses pontos, que são muito importantes para o campeonato. É isso: para disputar mais uma vez o título no fim do ano é preciso ser bastante consistente e é isso que estamos tentando fazer”
Galid Osman
“Muito obrigado TCR pelas 50 corridas! Foi um fim de semana diferente, que iniciamos muito bem, muito rápidos nos treinos livres. A etapa se desenhava excelente nos treinos, mas infelizmente na classificação cometemos um erro e não largamos onde a gente queria. Então hoje pela manhã tivemos um problema de embreagem, que me obrigou a largar de box. Aí tudo que parecia bom, foi indo de mal a pior. Então, com muita cabeça, terminamos a corrida 1 em oitavo somando bons pontos. E na corrida 2 um segundo lugar cerebral. O Suzuki estava muito rápido e nosso ritmo era parecido. Abrimos bem do terceiro lugar, mas não tinha como atacar pela vitória sem um problema dele. A gente sabe que o campeonato é longo e cada pontinho faz diferença. Vamos lutar a cada corrida até o final”
Raphael Reis
Hoje foi um dia bastante difícil. Sabíamos que o gerenciamento de freios seria uma questão aqui e tratamos de colocar um ritmo que fizesse o freio durar. Acontece que durante os 30 minutos o ritmo era muito bom. Terminei surpreso com o resultado de pódio e fico contente por termos chegado até o fim com o carro bem.
Juan Ángel Rosso
“Hoje fez muito calor e o carro sofreu bastante. Mudou muito a pista do treino para a corrida e sofri um pouco com a dianteira do carro. Do meio para frente, a intenção era manter o carro na pista e chegar ao final para pontuar”
Fabio Casagrande
“Foi um domingo excelente para o cenário da Trophy, com mais uma vitória e bons pontos no campeonato. Em relação ao geral foi muito bom: fiz a segunda melhor volta da corrida e estava rápido, inclusive me aproximando do Rossi e do Pernía na corrida 2. Mas precisamos melhorar um pouquinho nosso sistema de freio, que foi um problema durante todo o fim de semana. Na corrida 2, conseguia uma volta boa, mas na seguinte tinha que segurar para manter os freios funcionando. Aí alcancei os concorrentes depois de duas voltas rápidas e na Caipirinha faltou freio. Tive que puxar o freio de mão! Felizmente deu para voltar e salvar a corrida de Trophy. Mas no geral foi um bom fim de semana, com vitória na Trophy e muito aprendizado para as próximas etapas.”
Marcos Regadas
Por: Luis Ferrari