Casa do Criciúma, estádio possui parceria com o Recicla Junto, projeto responsável por recolher e encaminhar para reciclagem resíduos produzidos nas partidas
Internacional e São Paulo se enfrentam pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (13). Mandante da partida, o Colorado irá atuar no Heriberto Hülse, em Santa Catarina, por conta das fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul e as condições do Beira-Rio. Apesar do confronto direto pelos três pontos, gaúchos e paulistas irão presenciar uma iniciativa especial, que acontece frequentemente nas partidas do Criciúma no estádio e busca promover a sustentabilidade.
A ação consiste no recolhimento dos resíduos produzidos nas arquibancadas durante a partida e será realizada pela equipe de catadores da ACAFOR (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha) também nos arredores do estádio. A iniciativa é liderada pelo Recicla Junto, projeto que desde 2019 é responsável por encaminhar ao processo de reciclagem o lixo produzido no Heriberto Hülse em partidas do Criciúma.
“Estamos muito contentes pela ação ter se tornado frequente em nossa casa. A iniciativa reafirma nosso compromisso com o futuro sustentável do planeta e transforma o Heriberto Hülse em um símbolo da causa”, afirma Vilmar Guedes, presidente do Criciúma, sobre a importância da ação.
“O esporte pode ser um grande aliado para que se transforme a sociedade, pois dialoga com um público massivo e variado. As práticas sustentáveis se mostram cada vez mais determinantes para o futuro do planeta, e a educação socioambiental se faz necessária para estimular as práticas positivas na população”, destaca Augusto Freitas, CEO da Cristalcopo, patrocinadora oficial do Criciúma e idealizadora do Projeto Recicla Junto.
Até o momento, o Projeto Recicla Junto já retirou mais de 400 toneladas de resíduos do meio ambiente. Neste Junho Verde, em que se celebra o mês do meio ambiente, a Cristalcopo tem realizado outra ação com o intuito de estimular o consumo sustentável no estádio: nas partidas do clube catarinense, acontece a distribuição de sacos de lixo, para que os torcedores participem ativamente do recolhimento dos resíduos das arquibancadas.
Apenas na primeira partida contra o Palmeiras, a ação promoveu a retirada de mais de 800 kg de recicláveis, que posteriormente foram destinados para reciclagem. Com o sucesso inicial, a ação está prevista para todas as partidas do Tigre no mês e visa também facilitar o trabalho dos membros da ACAFOR.
Sobre a Cristalcopo
Fundada em 2002, a Cristalcopo é focada em produzir soluções para a alimentação, oferecendo resultados em embalagens com um forte caráter sustentável, combinando tecnologia, praticidade e qualidade de vida para seus clientes e para a comunidade. Com seis unidades fabris espalhadas pelo Brasil e mais de mil colaboradores, a empresa possui mais de 350 tipos de produtos divididos em três frentes principais: Industrial, personalizados e uso e consumo. Em 2019, criou o projeto Recicla Junto, visando unir sustentabilidade e iniciativas sociais para dialogar com a sociedade em busca de uma cultura sustentável e da aplicação prática da economia circular.
Por: Leonardo Emilio – Press FC Assessoria e Consultoria