Atacadista renova estratégia de ativação de marca e de investimentos nos esportes para este ano
O Assaí Atacadista está lançando um novo posicionamento para a sua estratégia de patrocínio ao futebol brasileiro. Apoiadora, há 10 anos, de eventos esportivos em todo o País, a rede agora passa a reforçar a sua trajetória na modalidade e a ressaltar a importância e a conexão do atacarejo com os eventos esportivos. A iniciativa chega em meio a ampliação de patrocínios do Assaí para mais de 17 campeonatos regionais de futebol, além da Copa do Brasil e das séries A e B do Campeonato Brasileiro.
O anúncio do novo posicionamento, cujo conceito criativo é “Pensou Assaí, Pensou Futebol”, começou no último mês por meio de um primeiro comercial de 30’’ veiculado nos intervalos de jogos de futebol em TV aberta. Com criação da StarMKT (agência de propaganda com atuação interna da marca) e produção da Paprika Filmes, a peça traz uma divertida brincadeira em loja do Assaí onde clientes passam os produtos no caixa de compras. O tradicional “bipe” da passagem dos itens é editada de maneira a remeter à vinheta de introdução de TV dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol. Dessa maneira, o filme traz, de maneira lúdica, a associação do Assaí quando o assunto é futebol.
“A ideia do reposicionamento ao futebol brasileiro tem como objetivo mostrar que o compromisso do Assaí vai além dos campos. Desde o grupo de amigos(as) que se reúne para assistir ao jogo em casa até o(a) pequeno comerciante que oferece o seu estabelecimento para a exibição de partidas, ou tem nos dias das partidas um número maior de vendas, o futebol tem essa força única que é a capacidade de unir a todos(as) e aquecer a economia das cidades por todo o País. Nesse sentido, o patrocínio do Assaí ao futebol brasileiro vai ao encontro de dois dos seus principais públicos-alvo: famílias e pequenos(as) comerciantes, que encontram, nas nossas lojas, maneiras de economizar com o abastecimento das suas casas ou lojas e se preparar para assistir aos jogos com amigos(as), familiares e ou clientes”, avalia Marly Yamamoto, Diretora Executiva de Marketing e Gestão de Clientes do Assaí Atacadista.
TRAJETÓRIA NO MUNDO DOS ESPORTESO trabalho de conexão com o futebol do Assaí remonta desde 2014, quando teve início o primeiro apoio ao Campeonato Paulista de Futebol Masculino. Desde então, a rede tem contribuído com o patrocínio ao Campeonato Paulista de Futebol Feminino e à Taça das Favelas, desde 2019, e ao Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino (Brasileirão), série A, desde 2018. Em 2021, em trajetória de forte expansão por todo o Brasil, o Assaí também passou a patrocinar a Copa do Nordeste, torneio do qual segue com o incentivo este ano. Já em 2024, o Assaí ampliou de maneira expressiva a sua estratégia, com o apoio oficial à Copa do Brasil 2024, a série B do Campeonato Brasileiro e a 15 Campeonatos Estaduais de Futebol Masculino (Alagoano, Baiano, Carioca, Cearense, Goiano, Maranhense, Mineiro, Sergipano, Paraense, Paranaense, Pernambucano, Potiguar, Mato-Grossense, Sul-Mato-Grossense e o Paulista).
Junto com os patrocínios, o Assaí atuou com um conjunto de estratégias de fortalecimento a projetos sociais junto às competições apoiadas – em linha com o propósito da Companhia de contribuir para que a prosperidade seja uma realidade para todos(as). Entre elas, o Prêmio Craque Assaí e Profe. Assaí, iniciativa desdobrada de 2021 a 2023, que elegia o(a) jogador(a) e o técnico do mês e permitia a opção de escolher uma instituição de sua preferência para doar uma quantia de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na Copa do Mundo Feminina, em 2023, a rede doou uma tonelada de alimentos a cada gol marcado pela Seleção Brasileira. Ao longo desses três anos de ações, o Assaí destinou mais de 50 toneladas de alimentos por mei desses projetos.
Outros trabalhos dentro do universo esportivo incluem, ainda, o patrocínio ao Campeonato Brasileiro de Futsal e a outras modalidades, como a corrida de rua. Exemplos dessa frente de investimentos foram as competições da São Silvestre (SP), a Volta da Pampulha, em Minas Gerais; a Corrida dos Morros (PE); a Corrida da Mulher-Maravilha em São Paulo e no Rio de Janeiro; a Maratona de São Paulo e a Meia Maratona do Rio de Janeiro.
Sobre o Assaí Atacadista O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador) de Cash&Carry/Atacarejo, fundada em São Paulo (SP) e que completa 50 anos em 2024. Atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia para compras unitárias ou em grandes volumes. Como a 2ª maior varejista do Brasil, alcançou faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023 e se tornou a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). Atualmente, conta com 293 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF), e mais de 80 mil colaboradores(as), sendo uma empresa certificada pelo selo Great Place to Work (GPTW). Em 2023, recebeu diversos reconhecimentos, como o título de marca de varejo alimentar mais valiosa (Interbrand e Brand Finance) e liderança Top of Mind na categoria “Atacado” (Instituto Datafolha). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa unicamente de Cash&Carry negociadas tanto na Bolsa de Valores brasileira (B3 – ASAI3) quanto na de Nova York (NYSE – ASAI). O Assaí é, ainda, o único varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.
Por: Gabriel Lacerda – Assessor de Imprensa – Comunicação Externa