“Agora é pra valer”: depois de vencer a versão virtual, Felipe Drugovich acelera na “Le Mans real”

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Campeão da Fórmula 2 e reserva da Aston Martin Aramco Formula One Team, paranaense vai estrear nas 24 horas mais famosas do mundo pela equipe Whelen Cadillac Racing

O ano de 2024 tem sido de novidades para a carreira de Felipe Drugovich. Ao mesmo tempo em que se mantém na condição de piloto reserva e de testes da equipe Aston Martin Aramco Formula One Team na Fórmula 1, o brasileiro de 24 anos recém-completados tem ampliado os horizontes da sua trajetória para as corridas de longa duração.

No Endurance, “Drugo” foi contratado pela equipe Vector Sport para a temporada do European Le Mans Series, tendo o paranaense de Maringá já feito as etapas de Barcelona e Paul Ricard. Era o prenúncio do que estava por vir. Em maio, Felipe foi anunciado pela Whelen Cadillac Racing como um dos pilotos na tripulação do Cadillac V-Series.R #311 na disputa das 24 Horas de Le Mans, entre 15 e 16 de junho, ao lado do compatriota Luiz Felipe “Pipo” Derani e do britânico Jack Aitken. As 24 Horas de Le Mans vão anteceder a Rolex 6 Horas de São Paulo. Com ingressos à venda, a prova será realizada em Interlagos, no dia 14 de julho.

Será a primeira vez de Drugovich na prova de resistência mais famosa do mundo, embora o piloto já tenha no currículo duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans no automobilismo virtual, em 2022 e 2023. Agora, Felipe terá a chance de conhecer de perto todo o universo único que emana de La Sarthe e sua pista de mais de 13 km de extensão. E o fato de estrear na prova correndo logo pela classe principal, a Hypercar, é algo que deixa o brasileiro até surpreso.

“Agora é automobilismo real. E também é pra valer. Analiso minha primeira chance em Le Mans de maneira muito boa. Acho que, primeiramente, conseguir ter essa oportunidade de fazer a primeira corrida logo na categoria principal é algo que, posso dizer, não é normal. Acho que é bem difícil isso acontecer com outros pilotos, e fico muito feliz e grato à Cadillac, à GM e à Action Express por terem me proporcionado essa oportunidade. E eu acho que a gente pode andar muito bem”, disse.

Em 2023, a Cadillac alinhou três carros em Le Mans entre os Hypercars, sendo dois da equipe oficial e um da Whelen, que vem do IMSA Sportscar. Os V-Series.R do time de fábrica terminaram em terceiro e quarto, e um incidente logo no início da disputa impediu que o bólido da Whelen finalizasse a prova mais à frente. Mas esse retrospecto dá a Drugovich a confiança em uma performance forte também na edição de 2024.

“O carro foi muito rápido no ano passado, então espero que esse ano a gente consiga fazer com que ele seja o mais rápido. Estou confiante que podemos andar bem, mas logicamente vai depender de muitas coisas. Vou buscar me adaptar o mais rápido possível para ajudar a equipe”, declarou o campeão da FIA Fórmula 2 em 2022.

“Ambiente mais tranquilo” — No que ainda é o começo de uma incursão pelas corridas de longa duração, Felipe Drugovich traçou um paralelo ao qual está mais habituado nos últimos anos: o universo do Mundial de Fórmula 1.

“Esse início no Endurance tem sido muito bom. Tenho aproveitado demais, e acho que essa é a principal diferença em relação ao padrão que é a Fórmula 1: acho que você consegue curtir um pouco mais. Na Fórmula 1 todo mundo é muito focado, muito sério, e o paddock do Endurance é um pouco mais tranquilo, e acho que isso faz com que você consiga desfrutar um pouco mais. Outro ponto é que desde as corridas virtuais que fiz já gostava do estilo de guiada, sobre como você tem de administrar o carro o tempo todo. Gosto muito disso”, destacou.

O primeiro encontro de Drugovich e o carro com o qual vai correr em Le Mans aconteceu no fim de abril no famoso circuito de Laguna Seca, na Califórnia, quando a Whelen Cadillac Racing realizou uma sessão de testes com os titulares Pipo Derani e Jack Aitken e aproveitou para colocar Felipe no Hypercar.

“A preparação tem sido muito boa. Fiz um dia de testes com eles em Laguna Seca. Foram poucas voltas, em um teste destinado para a corrida que eles fizeram semanas atrás no IMSA. Quem treinou foram os pilotos titulares, o Pipo e o Jack Aitken. Completei algumas voltas, acho que umas 30. Não o bastante para me acostumar completamente ao carro, mas o suficiente para entender mais ou menos como funciona e o que tinha de focar na próxima vez no simulador”, comentou “Drugo”, que detalhou a sequência do trabalho prévio visando a prova.

“Já fiz o simulador para Le Mans tentando conhecer o carro e a pista. Tenho buscado ver a maioria dos vídeos onboard, vídeos que tem na internet com 24 horas dentro do carro, e estou quase zerando essas 24 horas [risos], então estou tentando fazer tudo o que for possível para que eu chegue lá sendo o menos rookie possível. Acho que isso vai fazer uma diferença muito grande no futuro”, salientou.

“Chance merecida” — Drugovich terá no compatriota e companheiro de equipe Pipo Derani sua grande referência em Le Mans. O paulista de 30 anos fará em 2024 sua nona participação na corrida e vai dividir a pilotagem do Cadillac V-Series.R #311 com quem sonha em fazer história no automobilismo brasileiro.

“É muito bacana a chegada do menino Drugo. É um talento que está aí na porta da Fórmula 1, e para nós, poder tê-lo como nosso piloto em Le Mans, é muito legal. É um menino talentoso, que merece uma chance como essa, é um prazer poder dividir o carro com ele. Le Mans será um grande passo na carreira dele: uma prova muito difícil, que requer muita atenção e um aprendizado muito rápido, porque tudo acontece muito rápido. Se tiver paciência e souber focar nos pontos mais importantes, tenho certeza de que fará um grande trabalho. Vou buscar ajudá-lo da melhor forma possível para que possamos, se Deus quiser, ser os primeiros brasileiros a vencer Le Mans no geral. Será um grande ano, e é uma honra poder dividir o carro com talentos como o Felipe Drugovich e o Jack Aitken”, comentou Derani.


Felipe Drugovich
Idade: 24 anos (23/05/2000)
Naturalidade: Maringá (PR)
Categoria: Hypercar
Equipe: Whelen Cadillac Racing
Carro: Cadillac V-Series.R
Número: #311
Estreante nas 24 Horas de Le Mans
Companheiros de equipe: “Pipo” Derani (BRA) e Jack Aitken (GBR)
Currículo: campeão da MRF Challenge (2017/2018) e da Euroformula Open (2018); campeão da FIA Fórmula 2 (2022); piloto reserva e de testes da Aston Martin Aramco Formula One Team no Mundial de Fórmula 1.



SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE (WEC) DA FIA

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.

O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.

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Por: Rolex 6 Horas de São Paulo

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