Felipe Nasr e Augusto Farfus no top-3 em domingo de testes para 24 Horas de Le Mans

0

Seis brasileiros aceleraram no Circuit de La Sarthe no início das atividades de pista visando a 92ª edição da mais famosa prova do endurance no planeta

Os 62 carros que vão disputar as 24 Horas de Le Mans, quarta etapa da temporada 2024 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), abriram neste domingo (09/06) o intenso cronograma de atividades de pista no clássico Circuit de La Sarthe, com 13.626 metros de extensão. O chamado Test Day consistiu em duas sessões de treinos, com três horas de duração cada, nos quais muitos pilotos tiveram a primeira oportunidade de guiar na pista francesa que recebe a mais célebre corrida de resistência do automobilismo mundial. Para as equipes, foi um momento muito importante para a busca do melhor acerto e avaliação do desempenho dos carros em vários cenários, tanto em configuração de classificação como em corrida.

O Brasil será representado na 92ª edição das 24 Horas de Le Mans por seis pilotos: na classe Hypercar, o país terá Felipe Nasr (Porsche 963 #4 da Porsche Penske Motorsport), “Pipo” Derani e Felipe Drugovich (a bordo do Cadillac V-Series.R #311 da Whelen Cadillac Racing). Na LMGT3, Augusto Farfus corre com o BMW M4 LMGT3 #31 do Team WRT, enquanto Nicolas Costa compete com a McLaren 720S LMGT3 Evo #59 da United Autosports. Duas vezes vencedor em Le Mans na antiga classe LMGTE-Pro, Daniel Serra representa a GR Racing e acelera com a Ferrari 296 LMGT3.

Neste domingo de testes, dois brasileiros estiveram entre os ponteiros das atividades de pista. Felipe Nasr foi o segundo mais rápido do dia entre os Hypercars, tendo feito sua melhor volta em 3min27s142, a 0s235 do líder do dia e companheiro de equipe André Lotterer, que conduziu o Porsche 963 #6. Augusto Farfus foi o terceiro melhor colocado na LMGT3, repetindo a colocação da BMW M4 LMGT3 #31 pela manhã, ficando a apenas 0s037 do líder, o Corvette Z06 LMGT3.R #82 da TF Sport, em volta completada por Sébastien Baud. E a McLaren #59 de Nicolas Costa garantiu o top-5 nas duas sessões do dia.

Uma das peculiaridades do Test Day é que, de acordo com o regulamento, os pilotos estreantes — como a lenda Valentino Rossi e os brasileiros Nicolas Costa e Felipe Drugovich — ou que não tenham feito as 24 Horas de Le Mans nos últimos cinco anos são obrigados a completar pelo menos dez voltas no domingo, sendo cinco delas cronometradas.

Especificamente para o Test Day, várias equipes, sobretudo na classe Hypercar, fizeram uso dos seus pilotos reservas, como o caso do norte-americano Dane Cameron, que guiou os três Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport; e do japonês Ritomo Miyata, que pilotou os Toyota GR010 Hybrid de #7 e #8 da Toyota Gazoo Racing. 

O espírito de Le Mans está prestes a voltar ao Brasil. Próxima etapa da temporada 2024 do FIA WEC, logo depois de Le Mans, a Rolex 6 Horas de São Paulo será realizada entre 12 e 14 de julho, e os ingressos já estão à venda.

Como foram os treinos — Pela manhã, Kamui Kobayashi foi o mais rápido ao virar 3min28s467 com o Toyota GR010 Hybrid #7, que traz na tripulação novamente o argentino José María ‘Pechito’ López, substituto em Le Mans do lesionado Mike Conway. Em seguida, finalizaram o Porsche 963 #6 da Porsche Penske Motorsport e a BMW M Hybrid V8 #20 da BMW M Team WRT.

Classe que só corre em Le Mans nas etapas do FIA WEC em 2024, a LMP2 teve como mais rápido o carro da IDEC Sport, pilotado por Pierre Lafargue, Job Van Uitert e Reshad de Gérus, com o tempo de 3min37s044. Na nova classe LMGT3, o tempo mais rápido da manhã (4min00s106) foi estabelecido pelo Lexus RC F LMGT3 da Akkodis ASP Team #78, pilotado por Armand Robin e Timur Boguslavsky. Nicolas Costa fez a volta que colocou a McLaren 720S LMGT3 #59 na quarta posição.

Os melhores tempos do domingo foram registrados no período da tarde. Na classe principal do grid, André Lotterer cravou 3min26s907 para comandar a tabela de tempos com o carro que lidera a temporada 2024 do FIA WEC. Felipe Nasr terminou na segunda colocação, reiterando a força da Porsche, que colocou o 963 #5 na quarta posição, enquanto a Toyota terminou em terceiro com Brendon Hartley tendo registrado 3min27s615 ao volante do GR010 Hybrid #8. O Cadillac V-Series.R #311 de Felipe Drugovich e “Pipo” Derani terminou em 14º lugar.

A LMP2 foi liderada pela United Autosports, que posicionou o protótipo #22 na frente com volta estabelecida por Oliver Jarvis: 3min34s704.  E três carros foram separados por apenas 37 milésimos de segundo na LMGT3. Sébastien Baud liderou com o Corvette Z06 LMGT3.R #82 da TF Sport, enquanto Alex Riberas (Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27 da Heart of Racing) e Augusto Farfus marcaram o mesmo tempo: 3min59s920. A McLaren #59 da United Autosports voltou a se colocar entre os cinco primeiros, novamente com Nicolas Costa, fechando o top-5 do dia na categoria. A Ferrari 296 LMGT3 da GR Racing, guiada por Daniel Serra, foi a décima melhor posicionada.

Programação e transmissão — As atividades de pista no Circuit de La Sarthe serão retomadas na quarta-feira, quando estão previstos dois treinos livres (um no período da tarde e outro à noite) e, entre eles, acontece a primeira parte da sessão classificatória, que vai definir os oito carros de cada categoria que vão avançar para a Hyperpole, na quinta-feira.

A definição dos poles da 92ª edição das 24 Horas de Le Mans começa a partir de 15h (horário de Brasília). O dia também reserva mais dois treinos livres. A largada da mais famosa corrida de Endurance do automobilismo mundial está marcada para 11h do próximo sábado, 15 de junho.

O BandSports transmitirá a prova pela TV por assinatura e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay. Por meio do seu canal no YouTube, o site Grande Prêmio também transmitirá a prova ao vivo e na íntegra, bem como as sessões que vão definir o grid de largada em Le Mans.

FIA WEC 2024, 24 Horas de Le MansTest Day, sessão 1Hypercar (top-10)
1º – José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL)/ Ritomo Miyata (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, 3min28s467
2º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) / Dane Cameron (EUA) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 3min29s205
3º- Robin Frijns (HOL) / Nick Yelloly (GBR) / Jesse Khrohn (FIN) – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, 3min29s433
4º – Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) / Andrea Caldarelli (ITA) / Jordan Pepper (AFS) – Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, 3min29s639
5º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, 3min29s732
6º – Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) / José María López (ARG) / Ritomo Miyata (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, 3min29s823
7º – Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) / Dane Cameron (EUA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, 3min29s885
8º – Mathieu Jaminet (FRA) / Felipe Nasr (BRA) / Nick Tandy (GBR) / Dane Cameron (EUA) – Porsche 963 #4, Porsche Penske Motorsport, 3min29s915
9º – Jean-Éric Vergne (FRA)/ Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) / Malthe Jakobsen (DIN) – Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies, 3min30s136
10º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, 3min30s367

LMP2 (top-10)
1º – Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) – IDEC Sport #28, 3min37s044
2º – Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) – United Autosports #22, 3min37s176
3º – PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) – AO by TF #14, 3min37s394
4º – Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) – Inter Europol Competition #34, 3min37s762
5º – Rodrigo Sales (EUA) / Mathias Beche (SUI) / Scott Huffaker (EUA) – Panis Racing #65, 3min38s159
6º – Ben Keating (USA) / Filipe Albuquerque (POR) / Ben Hanley (GBR) – United Autosports USA #23, 3min38s264
7º – Lorenzo Fluxa (ESP) / Malthe Jakobsen (DIN) / Ritomo Miyata (JAP) – COOL Racing #37, 3min38s266
8º – Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) – Vector Sport #10, 3min38s641
9º – Matthias Kaiser (LIE) / Olli Caldwell (GBR) / Roman De Angelis (CAN) – Algarve Pro Racing #25, 3min38s665
10º – George Kuntz (EUA) / Colin Braun (EUA) / Nick Catsburg (HOL) – Crowdstrike Racing by APR #45, 3min39s262

LMGT3 (top-10)
1º –  Arnold Robin (FRA) / Timur Boguslavsky – Lexus RC F LMGT3 #78, Akkodis ASP Team, 4min00s106
2º – Esteban Masson (FRA) / Takeshi Kimura (JAP) / Jack Hawksworth (GBR) – Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team, 4min00s668
3º- Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) – BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, 4min00s929
4º – Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, 4min01s173
5º – Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) – McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, 4min01s194
6º – Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 4min01s329
7º – Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 4min01s533
8º – Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, 4min01s645
9º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 4min01s721
10º – Davide Rigon (ITA) / Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse, 4min01s771

Sessão 2
Hypercar (top-10)
1º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) / Dane Cameron (EUA) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 3min26s907
2º – Mathieu Jaminet (FRA) / Felipe Nasr (BRA) / Nick Tandy (GBR) / Dane Cameron (EUA) – Porsche 963 #4, Porsche Penske Motorsport, 3min27s142
3º- Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) / Ritomo Miyata (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, 3min27s615
4º – Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) / Dane Cameron (EUA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, 3min27s773
5º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 3min28s014
6º – Robin Frijns (HOL) / Nick Yelloly (GBR) / Jesse Khrohn (FIN) – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, 3min28s072
7º – Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) / Andrea Caldarelli (ITA) / Jordan Pepper (AFS) – Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, 3min28s222
8º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, 3min28s248
9º – Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) – Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, 3min28s487
10º – José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) / Ritomo Miyata (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, 3min28s827

LMP2 (top-10)
1º – Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) – United Autosports #22, 3min34s704
2º – Matthias Kaiser (LIE) / Olli Caldwell (GBR) / Roman De Angelis (CAN) – Algarve Pro Racing #25, 3min35s981
3º – Ben Keating (USA) / Filipe Albuquerque (POR) / Ben Hanley (GBR) – United Autosports USA #23, 3min36s354
4º – François Perrodo (FRA) / Bem Barnicoat (GBR) / Nicolas Varrone (ARG) – AF Corse #183, 3min36s623
5º – Jonas Ried (ALE) / Maceo Capietto (FRA) / Bent Viscall (HOL) – Proton Competition #9, 3min36s750
6º – Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) – Inter Europol Competition #34, 3min36s898
7º – George Kuntz (EUA) / Colin Braun (EUA) / Nick Catsburg (HOL) – Crowdstrike Racing by APR #45, 3min37s169, 3min37s169
8º – Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) – Vector Sport #10, 3min37s385
9º – Fabio Scherer (SUI) / David Heinemeier Hansson (DIN) / Kyffin Simpson (USA) – Nielsen Racing #24, 3min37s456
10º – Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) – IDEC Sport #28, 3min37s802

LMGT3 (top-10)
1º – Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, 3min59s883
2º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 3min59s920
3º – Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) – BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, 3min59s920
4º – Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 4min00s121
5º – Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, 4min00s184
6º – Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Hiroshi Hamaguchi (JAP) – McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, 4min00s278
7º – Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, 4min00s378
8º – Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 4min00s417
9º – Charlie Eastwood (IRL) / Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (ANG) – Corvette Z06 LMGT3.R #81, TF Sport, 4min00s444
10º – Michael Wainwright (GBR) / Daniel Serra (BRA) / Riccardo Pera (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #86, GR Racing, 4min00s467

Programação em Le Mans (horários de Brasília):Quarta-feira, 12 de junho
09h às 12h: Treino Livre 1
14h às 15h: Classificação
17h às 19h: Treino Livre 2

Quinta-feira, 13 de junho
10h às 13h: Treino Livre 3
15h às 15h30: Hyperpole
17h às 18h: Treino Livre 4

Sábado, 15 de junho
07h às 07h15: Warm-up
11h: Largada das 24 Horas de Le Mans


SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE (WEC) DA FIA

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.

O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.

FOTOS OFICIAIS DO FIA WEC PARA A IMPRENSA:https://www.dppi-images.fr/
Usuário: MediaWEC
Senha: Media2024!

Siga no X (ex-Twitter) @fiawec, Instagram em @fiawec_official e “curta” FIA WEC no Facebook – www.facebook.com/fiawec
Site oficial – www.fiawec.com
Site oficial: https://fiawecsaopaulo.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/fiawec_saopaulo/
Facebook: https://fiawecsaopaulo

Por: Rolex 6 Horas de São Paulo

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade