Com atuação imponente de Devon Scott no garrafão e Gui Deodato de fora, Flamengo dá o troco no Sesi Franca em pleno Pedrocão e empata as Finais do NBB CAIXA
Não tem como fugir, Finais de NBB CAIXA é diferente. O Flamengo foi à casa do Sesi Franca para devolver na mesma moeda o resultado que ficou engasgado do jogo 1. Venceu a segunda partida da série decisiva, em pleno Pedrocão cheio, por 76 a 68 e empatou o confronto em uma vitória para cada lado. Com isso, dá para tirar duas certezas: haverá jogo 4 e a decisão ocorrerá no Maracanãzinho. Não tem favorito e não tem como fazer prognósticos, a série está aberta e ambos provaram suas valências nos ginásios dos oponentes.
Da mesma forma que o Sesi Franca ganhou o primeiro jogo no sábado anterior, com postura defensiva com maior agressividade, jogo físico e placar baixo, o troco do Flamengo, nesta quinta-feira (06/02), veio com a mesma moeda. O segundo jogo fluiu melhor, é bem verdade, e teve lances mais plásticos e de um basquete bem jogado. Mas as disputas e alternâncias, tornaram o duelo tanto imprevisível quanto emocionante se acompanhar.
No primeiro quarto, o duelo começou com o time da casa em vantagem, por poucos minutos. Rapidamente, o Rubro-Negro tomou a liderança e chegou a abrir 14 pontos de margem, antes de fechar em 23 a 16. Era o Flamengo abrir no marcador, o Sesi Franca tratava de achar uma bola de três, insuflar os 3710 torcedores que estiveram no Pedrocão para voltar ao jogo e dar esperanças para seu lado da quadra. Assim, a tônica permaneceu por toda a partida.
O Flamengo ampliou em um ponto sua vantagem antes do intervalo com o pivô norte-americano Devon Scott anotando seus 17 pontos no jogo durante esses dois quartos. Dentro da característica que mais o time se destacou durante a temporada, com a imposição física no garrafão. Tanto que a equipe carioca saiu vencedora também nos duelos de rebotes (34 a 27).
Nos quartos decisivos foi a vez do ala Gui Deodato crescer de produção, anotando 15 dos seus 23 pontos na partida e sendo o cestinha do jogo 2 das Finais do NBB CAIXA. David Jackson foi o maior pontuador pelo lado francano, com 15 pontos, mas a equipe não desempenhou como na partida anterior e não foi suficiente para parar o jogo acelerado que o Flamengo impôs.
“A série é muito difícil, assim como eles ganharam lá, nós mostramos que temos condições de ganhar aqui (no Pedrocão). Defendemos muito hoje e tivemos os ataques muito cirúrgicos, com grande aproveitamento. Agora é foco no jogo 3”, comemorou Gui Deodato.
“O jogo ficou mais bonito, mais jogável. As equipes conseguiram desenvolver mais as jogadas. Isso se deve a alguns ajustes que nós fizemos na parte tática, que facilitaram nosso ataque. Conseguimos jogar melhor próximo da cesta, estávamos fazendo muitas trocas e encontramos bem o Devon lá dentro. O Jaú, infelizmente, teve faltas no começo e não conseguiu desenvolver tanto. Mas o Devon conseguiu, até porque fizemos algo que não conseguimos no primeiro jogo que era achar ele. Ele até esteve bem posicionado, mas não passamos a bola. Nesse agora fizemos isso melhor e ajudou no resultado”, analisou o técnico, do Flamengo, Gustavinho de Conti.
Pelo lado do Sesi Franca, o treinador Helinho também avaliou a derrota diante de seu torcedor: “No começo do jogo, tivemos dificuldade, até pelo número de faltas. A partir disso, corremos atrás o jogo todo. Agora é hora de fazermos avaliação daquilo que cada um pode melhorar individualmente, para que possamos melhorar como equipe e, obviamente buscarmos a vitória no sábado. Nas finais, são duas grandes equipes e é normal que as defesas sejam intensas, a partir disso, temos que fazer a nossa funcionar e um ataque com melhor aproveitamento”.
Com isso, as equipe terão 48 horas para descansar, recuperar, colocar a cabeça para funcionar e traçar novas estratégias para o jogo 3 que será mais uma vez no Pedrocão, às 17h10, do sábado (08/06).
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete