Aos 41 anos, Olivinha faz suas últimas partidas na carreira nas Finais do NBB CAIXA 2023/24 entre Flamengo e Sesi Franca: “Estou desfrutando de tudo”
A série melhor de cinco pelas Finais do NBB CAIXA 2023/24 entre Flamengo e Sesi Franca é o último capítulo de uma das carreiras mais vitoriosas do basquete brasileiro. Aos 41 anos, Olivinha vai se despedir das quadras ao término da temporada. A Last Dance começa neste sábado, às 11h10, quando acontece o jogo 1, no Maracanãzinho.
“Sabendo que é a última temporada da minha carreira, eu estou curtindo todos os momentos desde a nossa pré-temporada. Estou desfrutando de tudo e sei que agora é a reta final. São, no máximo, mais cinco jogos e minha carreira chega ao fim”, afirmou Olivinha.
O jogador está bastante motivado para encerrar sua trajetória com mais um título do NBB CAIXA. Já são seis troféus em sua galeria. E ele vê o elenco do Flamengo imbuído em ajudá-lo. “O grupo já estava sabendo há algum tempo (da aposentadoria), bem antes de tornar público, eu já tinha avisado para eles. Já vi algumas entrevistas de alguns jogadores e, quando perguntam a eles, a resposta é que essa temporada eles estão jogando por mim. Isso me deixa muito orgulhoso e espero que seja uma motivação a mais para todos ali. Nós temos um grupo bastante especial e eu sou um privilegiado de estar aqui nessa Last Dance.”
Olivinha participou de todas as 16 edições do NBB CAIXA. Foram quatro temporadas pelo Pinheiros antes de se transferir para o Flamengo, onde está em sua décima segunda temporada. São 560 jogos no total, sendo 124 válidos por playoffs. O ala-pivô ostenta médias de 12,6 pontos (7.046) e 7,1 rebotes (3.991), sendo o líder histórico do fundamento. Ele tem ainda aproveitamento de 60,5% nos arremessos de 2 e 34,9% nas bolas de 3 pontos.
Na atual temporada, ele tem atuado menos minutos do que sua média geral (14,9 contra 24,8), mas ostenta números importantes (8,6 pontos e 4,3 rebotes). Também teve papel de destaque em alguns jogos na temporada, incluindo o jogo 2 contra o Bauru Basket pela série semifinal, quando saiu do banco para anotar 21 pontos e garantir o triunfo por 88 a 65.
“Minha preparação está sendo a melhor possível. Estou super motivado para mais uma final de NBB CAIXA e, sim, esta será especial por ser a última. Estou com a cabeça boa, feliz por estar novamente em um final e estou trabalhando duro para atingir esse último objetivo como jogador de basquete profissional”, afirmou Olivinha.
O jogador disse que o fato de anunciar publicamente em abril que iria se aposentar não interferiu em seu desempenho. “Não mudou em nada. Eu já estava com essa ideia na cabeça desde o início da temporada e estava só esperando um bom momento para anunciar e não desviar a atenção da nossa temporada. Estou super tranquilo com a minha decisão.”
Olivinha ainda evita falar abertamente do futuro, mas adiantou que quer continuar no basquete. “Eu tenho algumas opções na minha mesa. Após a temporada, eu vou sentar com calma e analisar todas as possibilidades. Terei muito tempo para descansar e seguir a minha vida, logicamente que no esporte. Minha ideia a princípio é essa, vamos ver o que vai acontecer”, avisou.
Antes disso, o jogador de 41 anos vai ter chance de atuar em mais dois ginásios que fizeram parte da sua carreira: Maracanãzinho e Pedrocão. Na semifinal, Olivinha pôde se despedir do Tijuca Tênis Clube e do Panela de Pressão. “Fui muito feliz neles. Sem dúvida nenhuma que foi especial estar por tanto tempo performando nesses dois ginásios e, na última oportunidade que eu tive, saí vitorioso nos dois. Então foi bem especial”, afirmou o ala-pivô. Agora resta saber se o final será o mesmo nos ginásios das Finais do NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete