Paulista da RCM Motorsport aproveitou revés inesperado com Daniel Serra nas voltas finais para triunfar pela terceira vez em Cascavel. Enzo Elias cruzou a linha de chegada na segunda colocação
Tudo indicava que Daniel Serra venceria a corrida principal da etapa de Cascavel (PR) da Stock Car Pro Series, na tarde deste domingo (19 de maio). Entretanto, o tricampeão foi surpreendido com a quebra do eixo de transmissão do seu carro quando se encaminhava para o triunfo pela primeira vez na temporada. Bruno Baptista tirou proveito do revés do piloto da Eurofarma RC, assumiu a liderança e tornou-se o sétimo vencedor diferente na temporada 2024. A bordo do Toyota Corolla #44 da RCM Motorsport, o paulista de 27 anos alcançou assim sua terceira vitória em Cascavel e a quinta na principal categoria do automobilismo brasileiro.
O domingo foi grande também para Enzo Elias, que terminou a prova em segundo lugar com o Toyota Corolla da Crown Racing após ter largado na sexta posição. Outro que deixa Cascavel cheio de motivos para comemorar é Rafael Suzuki. A bordo do Chevrolet Cruze #8 da TMG Racing, o piloto marcou seu terceiro pódio no ano ao cruzar a linha de chegada em terceiro lugar neste domingo. Suzuki agora é o novo líder do campeonato.
Dono do Troféu Vivo Man of the Race da etapa com 110 pontos somados, Ricardo Maurício (Eurofarma RC) terminou em quarto lugar neste domingo, logo à frente de Ricardo Zonta (RCM Motorsport). Depois de ter largado em 22º, Felipe Massa (TMG Racing) concluiu a corrida principal na sexta colocação, seguido por Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) e Guilherme Salas (KTF). Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports) e o vencedor do sábado, Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time), fecharam a relação dos dez primeiros colocados. Julio Campos (Pole Motorsport) largou em 27º e fechou a disputa em 11º.
Antes da largada, todos os pilotos do grid da Stock Car prestaram solidariedade ao povo gaúcho. Além de bandeiras do Rio Grande do Sul, os competidores ouviram a execução dos hinos Nacional e do estado e seguraram a faixa em alusão ao “Movimento pelo RS” com o pedido de doações por meio do Pix doe@movimentopelors.com.br.
Resultado da união entre a Vicar e a Federação Varejista do Rio Grande do Sul, a campanha “Movimento pelo RS” para arrecadação de fundos e bens de consumo que serão direcionados para as vítimas da enchente no estado seguirá ativa pelo menos até o fim da temporada 2024 e envolve também as categorias Stock Series, BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA, Turismo Nacional, TCR South America e TCR Brasil, todas promovidas e organizadas pela Vicar, promotora da Stock Car Pro Series.
Como foi a corrida — Daniel Serra partiu da pole position e sustentou o primeiro lugar no começo da prova, seguido por Bruno Baptista e Gabriel Casagrande. A prova teve intervenção do safety car na segunda volta depois de incidente envolvendo Gianluca Petecof, Zezinho Muggiati, Arthur Leist e Gaetano Di Mauro. Os três últimos perderam o controle dos respectivos carros, bateram no guard-rail e deram adeus à corrida, e Gianluca foi punido com a exclusão da prova.
A relargada representou também a abertura da janela para o pit-stop obrigatório. No top-3, Serra, Bruno Baptista e Casagrande esperaram mais tempo antes das respectivas paradas nos boxes, assim como Cesar Ramos, Guilherme Salas, Enzo Elias e Thiago Camilo, que vinham logo atrás. Com estratégia diferente e que se provou acertada voltas depois, Rafael Suzuki foi mais cedo para fazer sua troca.
Serrinha entrou nos boxes na volta 19, enquanto Bruno fez seu pit-stop um giro depois. O tricampeão levou a melhor, regressou à frente e confirmou a liderança da corrida quando todos os demais pilotos fizeram a parada. Bruno Baptista era o segundo colocado, enquanto Enzo Elias subiu para terceiro, seguido por Suzuki e Casagrande.
Enquanto a vitória parecia endereçada a Serra, a corrida teve grandes embates pouco mais atrás, como a luta envolvendo Felipe Baptista, Julio Campos, Dudu Barrichello e Nelson Piquet Jr. Outro pega interessante foi protagonizado por Ricardo Zonta e Gabriel Casagrande, que disputavam a sexta colocação.
Mas eis que o automobilismo voltou a pregar suas peças. Daniel Serra foi surpreendido com a quebra do eixo de transmissão do seu carro e abandonou a prova quando indicava ter o primeiro lugar garantido. Coube a Bruno Baptista assumir a liderança nas voltas finais, perseguido por Enzo Elias.
Ao fim de 43 voltas, Bruno confirmou uma vitória que até então parecia improvável. Elias terminou na segunda posição e Suzuki não apenas confirmou seu terceiro pódio no ano como assumiu a liderança do campeonato.
A festa do pódio — Bruno Baptista lastimou a quebra sofrida por Daniel Serra, mas ressaltou a importância de mais uma vitória na Stock Car. “Infelizmente, essas coisas acontecem no automobilismo, mas estou bem feliz com a vitória. Meu ritmo esteve muito forte no fim de semana todo, o carro estava muito bom. O Daniel vinha muito forte, por isso andei nos meus 101%. Valeu a pena, consagramos a vitória e voltamos para o campeonato”, destacou o vencedor.
Enzo Elias faturou seu segundo pódio na Stock Car e comemorou muito. “Foi demais! Estou muito feliz, mesmo. Larguei em sexto e fizemos a estratégia perfeita. O carro estava incrível, e só tenho de agradecer à Crown Racing pelo trabalho impecável. Enfrentei um problema de saúde no começo da semana e não sabia se iria correr. Lutei muito para estar aqui. Muito obrigado a todos, principalmente ao BRB, que sempre me apoiou”, disse.
Suzuki ressaltou a estratégia de pit-stop como fator que o impulsionou ao pódio em Cascavel. “Paramos na hora certa. A estratégia foi perfeita, e dedico muito [o resultado]à equipe, fizemos funcionar. Claro que no fim dei sorte pelo que houve com o Daniel. Não é assim que a gente quer conquistar um pódio, mas estávamos no lugar certo e na hora certa. Feliz pelos pontos somados e pelo terceiro pódio do ano. O campeonato está no primeiro terço e tem muito chão pela frente. Vamos passo a passo trabalhar para chegar lá no fim da disputa”, declarou.
Campeonato — Com um quinto e um terceiro lugares somados neste fim de semana em Cascavel, Suzuki lidera o campeonato e soma 285 pontos. A vantagem do piloto da TMG Racing para Ricardo Zonta, vice-líder, é de 30 tentos, enquanto Julio Campos — que começou o fim de semana na ponta da tabela — é o terceiro, com 240.
Felipe Baptista é o quarto, com 238, e Gabriel Casagrande vem em quinto, com 229. Felipe Massa tem um a menos que o atual campeão e ocupa o sexto lugar. Enzo Elias permanece na relação dos dez melhores posicionados e vem em sétimo, com 224, e Dudu Barrichello é o oitavo, com 214. Lucas Foresti, com 1999, e Thiago Camilo, com 193, fecham a relação do top-10 do campeonato considerando as etapas concluídas de Goiânia, Interlagos e Cascavel.
A Stock Car Pro Series volta a acelerar agora no último fim de semana de junho. Localizado em Mogi Guaçu (SP), o Autódromo Velocitta terá o complemento da segunda etapa com a disputa da corrida principal na sexta-feira, 28 de junho, enquanto a quinta rodada do campeonato será realizada nos dias seguintes, 29 e 30, sábado e domingo, no interior paulista.
Stock Car, temporada 2024
Etapa 4, Cascavel, corrida principal
1º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 43 voltas em 51min10s654
2º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 11s438
3º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 15s351
4º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 16s024
5º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 16s863
6º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 17s646
7º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 21s536
8º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 22s629
9º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 23s254
10º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 23s719
11º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 24s142
12º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 24s553
13º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 25s055
14º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 28s918
15º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 34s008
16º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 34s497
17º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 35s818
18º – Gabriel Robe (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 36s949
19º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 38s554
20º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 1 volta
Não completaram
Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 4 voltas
Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 10 voltas
Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 28 voltas
Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 42 voltas
Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 42 voltas
Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 42 voltas
Excluído
Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla)
Classificação do campeonato:
1º – Rafael Suzuki, 285 pontos
2º – Ricardo Zonta, 255
3º – Julio Campos, 240
4º – Felipe Baptista, 238
5º – Gabriel Casagrande, 229
6º – Felipe Massa, 228
7º – Enzo Elias, 224
8º – Dudu Barrichello, 214
9º – Lucas Foresti, 199
10º – Thiago Camilo, 193
11º – Bruno Baptista, 191
12º – Guilherme Salas, 190
13º – Ricardo Maurício, 177
14º – Átila Abreu, 174
15º – Cesar Ramos, 150
16º – Rubens Barrichello, 150
17º – Nelson Piquet Jr., 147
18º – Felipe Fraga, 125
19º – Gaetano Di Mauro, 119
20º – Allam Khodair, 103
21º – Marcos Gomes, 94
22º – Daniel Serra, 88
23º – Zezinho Muggiati, 74
24º – Gabriel Robe, 64
25º – Lucas Kohl, 64
26º – Arthur Leist, 63
27º – Gianluca Petecof, 62
28º – Vitor Baptista, 43
29º – Cacá Bueno, 33
30º – Luan Lopes, 16
31º – Raphael Teixeira, 7
Stock Car Pro Series, temporada 2024, calendário:
Etapa / Data / Local
1ª – 03/03 – Goiânia (GO)
2ª – 24/03 – Velocitta (SP)
3ª – 21/04 – Interlagos (SP)
4ª – 19/05 – Cascavel (PR)
5ª – 30/06 – Velocitta (SP)
6ª – 28/07 – Goiânia (GO)
7ª – 18/08 – Belo Horizonte (MG) *
8ª – 08/09 – Santa Cruz do Sul (RS) *
9ª – 06/10 – Argentina
10ª – 27/10 – Velopark (RS)/Uruguai
11ª – 24/11 – Brasília (DF)
12ª – 15/12 – Interlagos (SP)
Por: Stock Car Pro