Após quase dois meses Mundial de F-2 retoma seu calendário em Ímola
O Campeonato FIA F-2, último degrau de um piloto antes de chegar à F-1, retoma neste fim de semana o seu calendário após passagem pelo Oriente Médio e Oceania. Abrindo a fase europeia da competição os pilotos e equipes desembarcam nesta quinta-feira (17) em Ímola, na Itália, para as disputas válidas pela quarta rodada da temporada.
Em seu ano de estreia na competição, após a conquista do Mundial de F-3 em 2023, o brasileiro Gabriel Bortoleto está muito animado. Pole-position logo na abertura do Campeonato, disputada ainda no mês de março, o jovem de São Paulo se preparou de forma intensa nas últimas semanas e acredita que está preparado para os desafios do restante da temporada.
No mês passado, em Barcelona – Espanha, à bordo do carro #10 da equipe Virtuosi Racing, o piloto do programa de jovens talentos da McLaren concluiu impressionantes 247 voltas em três dias. Na ocasião, cumprindo um rígido cronograma determinado pela equipe de engenharia do time, Gabriel foi um dos grandes destaques. Ele liderou uma das sessões de treinos, fez simulações de corridas, classificações e ofereceu à equipe de engenheiros um vasto banco de dados para trabalharem no decorrer das 11 etapas faltantes do Campeonato.
A pista do Autódromo Enzo e Dino Ferrari é especial para Gabriel. O piloto não esconde que este é o seu traçado preferido dentre todas as pistas da temporada e, por isso, ele está ainda mais confiante em buscar os seus melhores resultados do ano até aqui. O traçado de 4.909 metros de extensão é bastante veloz. Ao todo são 4 longos setores de aceleração plena permeados por 19 curvas de diferentes níveis de dificuldade. A Sprint Race, que será disputada no sábado (18) terá a duração de 25 voltas e a Feature Race, na manhã de domingo, terá um total de 35 voltas. O recorde da pista pertence ao estoniano Juri Vips estabelecido em 2022 com o tempo de 1m40s221.
“Já não via a hora de voltar a acelerar. Parece que esses dois meses demoraram um ano para passar”, brincou o brasileiro de 19 anos. “Nesse período sem corridas eu não deixei de me preparar um dia sequer. Fosse em minha preparação física, em meus treinamentos em simulador ou mesmo nos nossos três dias de testes em Barcelona. Depois dos problemas de Melbourne, onde eu não consegui completar 5 voltas somando as duas corridas, sinto que estou em meu nível máximo de preparação para a sequência do Campeonato. Temos um carro que já se mostrou muito rápido e confiável em diferentes circuitos e, agora, é hora de olhar para frente e buscar as melhores colocações. Para mim não existia melhor lugar para fazermos esta retomada do Campeonato. Adoro o circuito de Ímola e, diferente das pessoas que trazem um certo receio por conta do Senna, eu, pelo contrário, sinto que meu ídolo está sempre por ali me incentivando a ir cada vez mais rápido”, concluiu o piloto patrocinado pela McLaren, Banco BRB, Porto, Ebury, Snapdragon e Barthelemy.
FIA Fórmula-2 2024
-> Horários de Brasília <-
4ª Etapa – Ímola – ITA
Sexta-feira (17)
06:05 – 06:50 – Treino Livre
11:00 – 11:30 – Classificação
Sábado (18)
09:15 – 10:00 – Sprint Race
Domingo (19)
05:00 – 06:00 – Feature Race
Transmissão de tudo: Band Sports
Por: Quick Comunicação e Marketing