Seleção feminina soma dez vitórias em sete etapas e fica em 10º lugar no geral; objetivo agora é permanecer na elite do rugby mundial
A seleção brasileira feminina de rugby sevens encerrou sua participação na temporada regular do Circuito Mundial na melhor colocação de sua história. Após sete etapas disputadas, as Yaras terminaram em 10º lugar na classificação geral, com 32 pontos. O próximo desafio da equipe será em Madri (Espanha), entre os dias 31 de maio e 2 de junho, quando estará em jogo a permanência na elite mundial.
Ao longo da temporada 2023/2024, a seleção feminina obteve dez vitórias, incluindo duas sobre a Irlanda e outra sobre Fiji, equipes que estão entre as mais tradicionais do rugby mundial. Os bons resultados fizeram com que as Yaras brigassem até a última etapa por um lugar na Grande Final, que reunirá as oito melhores seleções do Circuito Mundial.
Porém, no último fim de semana, o Brasil não conseguiu repetir o desempenho de etapas anteriores e terminou o torneio de Singapura em 12º lugar. Vale lembrar que, além dos desfalques de Rafaela Zanellato e Raquel Kochhann nesta competição, a equipe viu a capitã Luiza Campos se lesionar ainda na fase de grupos.
A partir de agora, as Yaras terão três semanas de treinamento antes de encararem a repescagem do Circuito Mundial, que definirá a permanência na elite para a temporada 2024/2025. Figurando entre as 12 melhores seleções do mundo desde 2019, o Brasil definirá seu futuro em jogo único, na capital espanhola. O adversário será definido por sorteio, após a definição das quatro seleções da segunda divisão que se juntarão às quatro da elite para a disputa da repescagem.
Confira abaixo os resultados das Yaras na etapa de Singapura:
Brasil 10 x 27 Austrália
Brasil 7 x 29 Fiji
Brasil 5 x 35 Grã-Bretanha
Brasil 0 x 33 Estados Unidos
Brasil 19 x 24 Espanha
Veja a classificação final do Circuito Mundial:
- Nova Zelândia – 126 pontos (campeã)
- Austrália – 124
- França – 104
- Estados Unidos – 85
- Canadá – 80
- Fiji – 68
- Irlanda – 68
- Grã-Bretanha – 39
- Japão – 34
- Brasil – 32
- África do Sul – 23
- Espanha – 17
Por: Assessoria Brasil Rugby