Dupla brasileira tem o primeiro contato com o Centro Aquático de Saint-Denis, palco das disputas dos saltos ornamentais nos Jogos de Paris
A 80 dias da abertura de Paris 2024, Ingrid Oliveira e Isaac Souza desembarcaram na cidade-sede dos Jogos Olímpicos para a disputa do Aberto da França de saltos ornamentais, que ocorre entre os dias 7 e 10 de maio, no Centro Aquático de Saint-Denis e integra o calendário de eventos-teste promovidos pelo Comitê Organizador. Os saltadores serão os únicos representantes brasileiros dos esportes aquáticos a testarem as instalações oficiais do evento multiesportivo antes do início dos Jogos.
“Acabamos de fazer nosso primeiro treino no Centro Aquático, e as impressões são as melhores possíveis. A arena está muito bonita e oferece uma estrutura excelente para os atletas. Não vejo a hora de competir aqui em agosto, com essas arquibancadas cheias”, diz Isaac Souza, que disputará os Jogos Olímpicos pela segunda vez na carreira.
Seguindo o planejamento definido pelo treinador Alexander Ferrer, o saltador de 24 anos participará apenas dos treinos oficiais em Paris. Isaac vem de uma lesão no cotovelo esquerdo e, para chegar em perfeitas condições nos Jogos, não competirá na prova de plataforma 10m. Ingrid, por sua vez, está confirmada no Aberto da França. Sua prova abre a programação do último dia do evento, às 10h no horário local (5h no horário de Brasília).
“Tivemos duas semanas muito boas de treinos em Toronto no mês de abril e agora vamos dar continuidade ao processo de treinamento. Eles estão bem e, aos poucos, têm aumentado a quantidade de repetições dos saltos. O principal objetivo dessa vinda a Paris é fazer com que eles conheçam a instalação e já se ambientem ao local”, explica Ferrer.
Após o evento-teste, Ingrid e Isaac têm pela frente o Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, que ocorre em Brasília (DF), entre 15 e 19 de maio. Já na segunda quinzena de junho, a dupla embarca para um training camp na Polônia. O país europeu também foi escolhido para a aclimatação pré-Jogos, de 20 a 29 de julho. Já a chegada a Paris está marcada para 30 de julho.
Por: Alexandre Massi