Modalidade fará sua estreia na competição multiesportiva, marcada para o mês de junho
O Brasil terá quatro atletas dos saltos ornamentais na edição 2024 do BRICS Sports Games, que ocorre entre os dias 12 e 23 de junho, em Kazan (Rússia). São eles: Anna Lúcia dos Santos, Luana Lira, Luís Felipe Moura e Rafael Max, todos especialistas nas provas de trampolim 3m. Organizado desde 2017, o evento multiesportivo conta com a participação dos países-membros do grupo – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, além de nações convidadas. Esta será a primeira vez que os saltos integram o programa dos Jogos.
“O calendário reserva poucas competições neste primeiro semestre. Então, esta será uma excelente oportunidade para os nossos atletas se manterem em bom nível técnico. São quatro saltadores de muita qualidade, que já iniciam agora o ciclo de Los Angeles 2028”, explica o Presidente da Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais, Ricardo Moreira.
O número de inscritos por país foi estipulado pelo Comitê Organizador dos Jogos, que definiu ainda a primeira semana de maio como prazo-limite para cada entidade enviar sua lista de participantes. Tendo em vista que a data impossibilitou a realização de uma seletiva nacional, a Saltos Brasil selecionou os atletas de melhores resultados no Campeonato Brasileiro de 2023, em Fortaleza (CE).
O BRICS Sports Games reunirá 4751 atletas, de 60 países, e terá 392 provas valendo medalhas. Integram o programa dos saltos ornamentais as seguintes provas: trampolim 3m individual feminino e masculino; trampolim 3m sincronizado misto; plataforma 10m individual feminino e masculino; e plataforma 10m sincronizado misto.
Por: Alexandre Massi