Destaque no Dakar e campeão da Turismo Nacional venceram o prêmio mais importante do automobilismo brasileiro, que teve a cerimônia da 27ª edição no último final de semana
Principal premiação do automobilismo brasileiro, o Capacete de Ouro teve na último final de semana a cerimônia que marcou a 27ª edição realizada em São Paulo (SP). E dois pilotos do TOYOTA GAZOO Racing conquistaram o troféu: Lucas Moraes, por sua atuação nas competições de rali, e Juninho Berlanda, piloto da Turismo Nacional.
Moraes foi o vencedor da categoria “off road” pela atuação na temporada de 2023. No ano passado, o piloto se destacou ao conquistar a terceira posição em sua primeira participação no Dakar, o mais importante rali do planeta, com um Toyota Hilux Overdrive. Na premiação, Lucas foi o mais votado entre jornalistas selecionados para uma votação promovida pela Revista Racing, em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo.
“Receber um prêmio como esse, disputando com tantas duplas de alto nível, é algo sensacional. Faz a gente olhar para trás e pensar que toda a luta, todos os dias longe da família e o sufoco que passamos em cada dia nos desertos, realmente valeram a pena”, disse o piloto, que conquistou seu segundo Capacete de Ouro. Além de Moraes, o navegador Kaíque Bentivoglio também foi premiado.
Berlanda, por sua vez, foi eleito na categoria “Turismo Nacional” pela campanha que rendeu o título da categoria. Na temporada de 2023, o catarinense disputou o campeonato com uma campanha avassaladora: foram 20 vitórias em 36 corridas disputadas, e em todas elas o piloto completou entre os cinco melhores, sempre pilotando um Toyota Yaris.
É a primeira vez que Juninho Berlanda conquista o Capacete de Ouro, justamente defendendo a TOYOTA GAZOO Racing. Em 2016, o piloto chegou a figurar entre os três finalistas do prêmio, que tinha uma fórmula de premiação diferente da atual, garantindo o Capacete de Bronze em 2016 e 2017 na categoria “Nacional”.
Nas pistas, o próximo desafio do TOYOTA GAZOO Racing ocorre nesta semana, quando será disputada a segunda etapa da Stock Car, categoria que visita o Velocitta, em Mogi Guaçu (SP).
Por: Rodrigo Franca – RF1Jornalismo