Treinadores elogiam quadra do Jogo das Estrelas 2024

0

Demétrius Ferracciú, Léo Figueiró, Léo Costa e Bruno Porto vão ao Café com as Estrelas Melitta, conhecem a quadra do Jogo das Estrelas, mas guardam suas táticas

Na manhã desta quinta-feira (14/03) ocorreu um dos principais eventos de apresentação do Jogo das Estrelas, que foi o Café da Manhã com as Estrelas, uma ação em conjunta da Liga Nacional de Basquete com a Melitta. A promoção do torneio principal que será disputado no sábado ocorreu na quadra do ginásio do Ibirapuera e contou com a presença dos quatro treinadores dos Times Brasil 1 e 2, Mundo e Novas Estrelas. Assim, Léo Figueiró (Time André Góes), Demétrius Ferracciú (Time Elinho), Léo Costa (Time Larry Taylor) e Bruno Porto (Time Márcio) conversaram com a imprensa, conheceram a quadra, mas esconderam o jogo por causa da rivalidade.

+ Garanta seu ingresso para os eventos do Jogo das Estrelas

A medida em que o Jogo das Estrelas se aproxima, a ansiedade cresce na mesma proporção em que todos os envolvidos querem o título. Com os treinadores não é diferente. Os quatro treinadores convocados do R10 Score Vasco da Gama, Paulistano, Minas e o jovem treinador que saiu recentemente do time de base do Paulistano já se estudaram e confraternizaram no Café da Manhã com as Estrelas Melitta. Mas, ao mesmo tempo que jogavam conversa fora em brincadeiras e lances de jogos passados do NBB CAIXA, todos estão de olho em quem vai sair como o comandante do time vitorioso.

Confira aqui a galeria de fotos do evento.

Léo Figueiró

Técnico do R10 Score Vasco da Gama, Léo participa pela terceira vez do Jogo das Estrelas, a primeira como técnico vascaíno. Na sua primeira temporada à frente do time carioca, Figueiró dirige a equipe que tem a segunda menor média de pontos sofridos por jogo no NBB CAIXA e que conseguiu a classificação para a Copa Super 8 com a quarta colocação. A primeira participação de Léo no Jogo das Estrelas foi com o Time Mundo na edição 2019. A experiência se repetiu na última edição do evento, novamente comandando as estrelas internacionais.

“O NBB Caixa, a cada ano, vem em crescimento estrondoso e, caminhando junto, o Jogo das Estrelas. Cada ano mais estruturado, cada ano é uma festa mais bonita. Esse ano é muito especial para mim estar aqui, não só pelo meu momento na carreira, mas também por ser no Ibirapuera, um templo sagrado do basquete. Poder estar aqui traz muitas lembranças do meu início de carreira, muito feliz de estar nesse momento aqui. Quando comecei a jogar no adulto, as finais do campeonato paulista eram aqui, eram “pegas” gigantescos, ginásio lotado. Me trouxe uma lembrança desse momento inicial da carreira. Ver a Liga “reativando” esse ginásio e estar participando é um orgulho tremendo”, lembrou com carinho o treinador cruzmaltino.

Ao ser questionado se deu para estudar o adversário, respondeu: “É uma festa, mas quando subir a bola todo mundo vai querer ganhar em um ambiente de muita brincadeira. Não temos tempo para fazer muitos ajustes, mas tentar explorar ao máximo os jogadores que temos e tentar entregar uma boa festa para todo o público presente”.

Demétrius Ferraciú

Treinador do Paulistano, Demétrius é o comandante com mais participações no Jogo das Estrelas. Ao todo, será a sexta participação de Demétrius, que retorna sete anos após sua última atuação pelo NBB Mundo de 2017, que venceu o Time Brasil por 108 a 96, no antigo formato do Jogo das Estrelas. Na atual temporada do NBB CAIXA, Demétrius tem conduzido o jovem time do Paulistano aos primeiros postos da tabela. O CAP venceu o campeonato Paulista, foi quinto no primeiro turno e semifinalista da Copa Super 8.

“Fico muito feliz de estar de volta ao Jogo das Estrelas, também é fruto de um trabalho realizado pela comissão do Paulistano, que estou representando, pelos jogadores, pelo que estamos conquistando dentro da temporada. Feliz de ver a estrutura, de voltar a um ginásio igual ao Ibirapuera, minha última participação foi aqui. Então, vemos o quanto o basquete está evoluindo, crescendo e, hoje, uma das maiores marcas do esporte brasileiro é o evento do Jogo das Estrelas. Mostra o potencial da modalidade e que, quando está bem estruturado, todos conseguem colher os frutos e aproveitar um momento igual esse. É um momento gostoso e vai ser muito legal compartilhar com o público que vai estar presente”, ressaltou o técnico veterano em participações no evento.

“Está muito legal a quadra, é um ambiente ‘All Star Game’, em que praticamente todos os melhores estão presentes, nas melhores estruturas, é gostoso no sentido de fazer parte, de desfrutar, de ter sido escolhido. É um prazer muito grande e é o que eu falo: tem que curtir, viver esse momento, que são poucos na carreira e quando é escolhido e está representando um clube como o Paulistano tem que curtir o máximo de estar aqui. Para falar a verdade, na minha cabeça, já tenho alguns planos, lógico que não é no mesmo nível de treinar o seu time, mas, pela qualidade dos jogadores, pelo entendimento, com certeza, alguma coisa que passarmos eles vão pegar rápido e faremos isso no treinamento de amanha”, completou Demétrius, se esquivando de revelar sua estratégia.

Léo Costa

Treinador do Minas, esse Léo é quem tem a melhor campanha entres as equipes dos treinadores anunciados. No NBB CAIXA 2023/24, a Tempestade, que foi semifinalista da Super 8, tem brigado vitória à vitória pela liderança do campeonato contra o Flamengo. Depois de um ano de ausência, Léo retorna para sua quarta participação no Jogo das Estrelas e, por coincidência, será a quarta vez que comandará o Time Mundo.

“Sempre é muito gratificante participar do Jogo das Estrelas, é um reconhecimento do meu trabalho, mas não só do meu e sim da comissão técnica toda, da equipe do Minas. Poder representar o Minas aqui é um momento de muita satisfação pessoal. Um evento que vem tomando cada vez mais proporções maiores, já entra no hall dos grandes eventos esportivos do país, uma estrutura muito bacana, um acolhimento de todos os atletas e treinadores, é uma grande festa do basquete nacional e tenho muito orgulho de poder participar. O ginásio está fantástico, a Liga está cuidando de cada detalhe, desde a recepção nossa, kit já no quarto, todo o ambiente proporcionado, tem tudo para ser uma grande festa”, elogiou o treinador do Minas.

“Estou no mesmo quarto do hotel que o Bruninho (seu rival na semifinal), nós trabalhamos juntos por muitos anos. Brinquei com ele: se prepara que os gringos estão vindo com tudo! Claro que é um momento de descontração, mas todo mundo quer ganhar, tem o lado competitivo que aflora e fala mais alto. Vai ser uma grande festa, mas espero que consigamos avançar para a final e, quem sabe, já que faz muitos anos que os estrangeiros não vencem, a gente não belisca esse ano?”, indagou o esperançoso Léo Costa.

Bruno Porto

Por fim, o estreante em Jogo das Estrelas, Bruno Porto. O jovem treinador comandou o Paulistano no título de 2023 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) antes de sair do clube. O técnico, que já teve passagens pelas seleções brasileiras de base, demonstrou certo nervosismo pela estreia e dirigir o Time Novas Estrelas, do capitão Márcio mas também está confiante que pode dar conduzir o time a uma conquista inédita.

“É um evento que tomou uma proporção muito grande, está sendo minha primeira experiência e pude observar que o trabalho que a Liga tem desenvolvido ao longo dos anos, conseguiu conquistar um público, não só os amantes do basquete, mas também indo além. Estou muito ansioso para esse momento, para ver o ginásio cheio e a festa acontecendo. Por toda essa energia que estou sentindo, não tenho dúvidas de que será um grande sucesso. Achei que a quadra ficou incrível, traz uma vontade maior de jogar, de estar pisando nela, podendo dirigir o time. Vai atrair ainda mais o público e trazer mais motivação para os atletas”, exaltou o treinador novato do evento.

“Já deu tempo de estudar o Léo, a partir do momento que saiu o sorteio, começamos a pensar nas possibilidades e pensando bem diretamente no confronto e vai ser uma grande experiência”, avisando ao companheiro de quarto e rival de quadra.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.

Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade