Segundo dia do Seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário” debate agenda ESG e futuro da produção e transmissão de conteúdo no país
Nesta terça-feira (12/3), o Teatro SESI, na FIESP, em São Paulo, recebeu o segundo dia de debates do Seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário”, que pelo segundo ano consecutivo foi organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e pela plataforma Lei em Campo durante a semana do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA. Foram dois dias de painéis que reuniram personalidades para conversar sobre o futuro do esporte no Brasil (confira como foi o primeiro dia do evento aqui).
+ Garanta seu ingresso para o Jogo das Estrelas 2024
As atividades desta terça-feira começaram com um bate-papo do australiano Leigh Ellis com a equipe de comunicação e marketing da LNB, além de influenciadores digitais. O jornalista, que possui mais de 10 anos de experiência em veículos como NBA TV e The Athletic, deixou seu emprego na mídia para se dedicar ao projeto de jogar rachas em 20 países diferentes. Ellis veio ao Brasil para vivenciar a cultura do basquete no país durante a semana do Jogo das Estrelas e também para concluir seu projeto – São Paulo é a 20ª cidade do tour. Na conversa, o jornalista compartilhou suas experiências profissionais e contou sobre as viagens pelo mundo jogando basquete.
O primeiro painel de debates teve o tema “O esporte como negócio” e foi mediado por Pedro Daniel, diretor-executivo de Esportes, Mídia e Entretenimento da Ernst & Young. Participaram da discussão Fernando Julianelli (CEO na Vicar – Stock Car Brasil, F4 FIA e TCR Sulamérica), Bernardo Itri (vice-presidente executivo de Comunicação e Marketing da Federação Paulista de Futebol), Bernardo Caixeta (gerente de Marketing do Red Bull Bragantino) e Felipe Ezabella (advogado).
Após o painel, Pedro Daniel elogiou a iniciativa da LNB e valorizou a troca de experiência com figuras importantes do mercado.
“Trazer uma visão de negócios para uma liga que está crescendo é bem interessante porque não discutimos apenas governança, marketing e o momento que a indústria passa. A gente está falando da indústria de conteúdo. Vimos a Red Bull trazendo uma visão de negócios. A Stock Car é um grande case não só de conteúdo, mas de centralização dos direitos. A Federação Paulista de Futebol é multiplataforma. Foi uma aula, cada um com sua expertise”, analisou Pedro Daniel.
Depois de um intervalo para almoço, os painéis foram retomados no período da tarde, com o painel “Esporte: uma plataforma ESG”. Primeiramente, Rafael Garcia, coordenador de ESG da LNB, detalhou a estratégia da Liga para os setores ambiental, social e de governança. Na sequência, Álvaro Cotta, diretor de Marketing da LNB, conduziu um debate sobre o assunto com participação de Janeth Arcain (medalhista olímpica e comentarista), Eduardo Vasconcellos (diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio na Whirlpool América Latina), Rafael Garcia e Sérgio Domenici (CEO da LNB).
Lenda do basquete nacional, Janeth Arcain exaltou a preocupação e engajamento da LNB com as pautas ESG.
“Eu achei muito interessante, gostei muito. Isso mostra que a Liga tem uma preocupação, sim, com esse lado ESG e que vem contribuindo da melhor maneira e que quer crescer. E acho que quem tem a ganhar com isso é justamente quem está envolvido direta e indiretamente com esses projetos”, opinou Janeth.
Para Eduardo Vasconcellos, iniciativas como o Seminário organizado pela LNB contribuem para que mais empresas abracem as causas ESG, algo que a Whirlpool já faz há mais de 60 anos.
“Foi muito bacana participar do Seminário, a Liga atuou de forma certeira ao utilizar o Jogo das Estrelas, que é um momento de muita visibilidade, para fomentar um fórum que discutiu temas relevantes para a nossa sociedade, que abordou a importância das agendas ESG das grandes empresas como fomentadoras de iniciativas sociais, como o Basquete Cidadão, e gerar interesse para que outras companhias possam abraçar essa causa e fazer parte do projeto. ESG faz parte do DNA da Whirlpool desde sua fundação e hoje já temos um legado de mais de 60 anos. Continuaremos cuidando e engajando a temática em prol das nossas comunidades, colaboradores e meio ambiente”, disse o diretor de Relações Institucionais e Governamentais na Whirlpool América Latina.
O painel que encerrou a segunda edição do Seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário” foi mediado por Erich Beting (fundador da Máquina do Esporte) e teve o tema “Conteúdo, tecnologia e entretenimento”. Os debatedores foram Carlos Maluf (head de Esportes da The Walt Disney Company Brasil), Guilherme Buso (vice-presidente da Genius Sports para o Brasil), Felipe Ribbe (diretor Global, DTC Communities da AB InBev) e Marcelo Fernandes (Grupo Globo).
O encontro reuniu executivos de dois canais parceiros do NBB CAIXA: a ESPN e o SporTV. Embora sejam canais que disputam o mesmo nicho, a troca de experiências é muito válida, de acordo com Carlos Maluf.
“Eu gosto muito desse tipo de fórum onde você está sentado frente a frente com um competidor, que você vê do outro lado, e pode pode discutir coisas em comum para o bem da liga. Eu vejo com muito bons olhos discutir detalhes, falar em perspectivas, futuro, sobre como a gente pode trazer o benefício para todo o entorno”, afirmou o head de Esportes da The Walt Disney Company Brasil, detentora da ESPN.
Marcelo Fernandes, executivo do Grupo Globo, compartilha de uma visão parecida em relação ao debate.
“É um espaço de trocar ideias, impressões, de compartilhar dores e aprendizados. Não vejo como rivais, vejo como concorrentes, mas em muitas esferas parceiros. São sérios, têm história e estratégias que a gente se identifica em vários momentos. Eu acho que todo mundo ganha, inclusive a própria liga, com quem a gente precisa realmente construir uma relação e um produto cada vez mais forte para todo mundo, que seja bom para os consumidores, para os fãs, para os clubes, para quem exibe e para quem produz”, concluiu Marcelo Fernandes.
O Seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário” foi a primeira das atrações da semana do Jogo das Estrelas 2024. Confira aqui a programação completa do evento.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete