Piloto brasileiro vence a primeira etapa e mostra grande potencial na maior competição de kart dos Estados Unidos
Destaque no kartismo brasileiro nos últimos dois anos, em 2024, Lourenço Varela disputa o Skusa, um dos campeonatos mais importantes da América do Norte. No último final de semana, duas etapas da competição foram realizadas no Orlando Kart Center, Estado da Flórida, e o piloto da VBR Motorsport evidenciou todo o trabalho que tem feito por lá durante o início desta temporada com o treinador e mecânico, Iferson Motin.
Com 41 pilotos inscritos na categoria Mini Swift, Varela conquistou o segundo melhor tempo Qualify, a 18 milésimos de segundo da pole position, o piloto franco-americano e bicampeão do Skusa, Alessandro Truchot.
Manteve um bom ritmo durante a pré-final e garantiu a vaga na primeira fila do grid da prova decisivamente, ao lado de Truchot. Varela sabia que não seria fácil segurar os 39 concorrentes e ao mesmo tempo manter a proximidade do líder. Rápido e constante, perseguiu a pole position durante toda a corrida, sem atacar. Na 15ª das 18 voltas, assumiu a liderança. Faltando poucos metros para a bandeirada final, a disputa ficou ainda mais emocionante com a chegada de um terceiro piloto. Varela perdeu a posição reasumida na última curva, cruzando e linha de chegada e conquistando sua primeira vitória no campeonato.
Na etapa 2, no dia seguinte, Varela fez o quarto melhor tempo no Qualify e, novamente, se classificou em segundo lugar para a prova final. Mas, um incidente na nona volta tirou as chances do piloto brasileiro brigar por mais uma vitória. Na classificação do campeonato, composta por seis etapas, em três pistas diferentes, Varela é o sexto colocado. O Skusa Pro Tour terá transmissão nos dias 15 e 16 de junho, em Cincinnati, Ohio.
Por: Eni Alves