Gerente geral da equipe, o pós-jogador Fúlvio detalhou o processo de reconstrução do clube da capital
Nos primeiros cinco anos da Liga Nacional de Basquete (LNB), o BRB/Brasília Basquete era a sensação e a grande força do NBB Caixa. Com uma sequência de três títulos seguidos (2010, 2011, 2012), liderados pelos atletas Alex Garcia, Guilherme Giovannoni, Nezinho e Arthur, o time da capital brasileira quebrou recordes de público e conquistas, que ainda mantêm a equipe somente atrás do Flamengo em número de títulos na era da LNB. Nas temporadas seguintes, muita coisa mudou e o projeto enfrentou dificuldades financeiras, econômicas e administrativas, que afetaram a performance técnica, atingindo o pico da crise na temporada 2017/18, quando o time ficou de fora da edição do NBB CAIXA.
Desde 2022, o BRB/Brasília entrou em uma fase de reconstrução, com o objetivo de retornar aos tempos de glória. Uma das peças fundamentais neste processo tem sido o ex-armador Fúlvio. Líder em assistências na história do NBB CAIXA com 2.416, o ex-jogador assumiu o cargo de gerente geral do BRB/Brasília em setembro de 2022. Sob orientação da diretoria e ao lado do também pós-atleta Pedro Rava, Fúlvio entende os desafios do processo, mas já começa a perceber sinais de mudança e expectativas positivas com a implantação de uma nova cultura no projeto.“Estamos sangrando um pouco esse ano para colher os frutos no futuro. Infelizmente, devido a problemas administrativos e financeiros na temporada passada, a gente acabou tendo que optar por uma temporada mais enxuta, com time mais curto, mais barato, até para a gente equacionar todas essas questões financeiras”, explicou.
De acordo com Fúlvio, as medidas drásticas que o BRB/Brasília tomou neste ano permitem ao clube projetar um horizonte mais favorável para a próxima temporada.
“A gente está fazendo uma temporada bastante produtiva e coesa. Essa comissão técnica será mantida, até porque a diretoria acredita que é o melhor caminho. Estamos planejando para o próximo ano tanto a questão da montagem do time, quanto a produção de jogos, de como o evento será realizado em nosso ginásio. Estamos fazendo essa preparação com bastante antecedência. Acreditamos que já na próxima temporada a gente venha a evoluir consideravelmente, tentando brigar na parte de cima da tabela”, analisou.
O gerente geral da equipe ressaltou a importância da evolução da estrutura do clube para o desenvolvimento sustentável do BRB/Brasília.
“É mais uma questão de reestruturação extra quadra. A gente tem uma estrutura fantástica de ginásio, com uma entrega fantástica de todo o staff, com muito entretenimento ao público, muita ativação dos patrocinadores. A arena disponibiliza equipe para nos ajudar na promoção. Tem muita gente imbuída no crescimento do BRB/Brasília. Isso está nos dando fôlego e mantendo a nossa credibilidade”, explicou.Uma prova da relação do projeto com a comunidade foi o recorde de público na atual temporada do NBB CAIXA, quando o BRB/Brasília atraiu mais de 8 mil pessoas para a Arena BRB Nilson Nelson, no jogo contra o Flamengo. Esses movimentos de retomada para a reconstrução do BRB/Brasília têm sustentação fundamental nos patrocinadores do projeto, conforme destaca Fúlvio.
“Os patrocinadores sem dúvida são importantíssimos, especialmente o BRB que é nosso patrocinador máster. A Montreal nos ajuda bastante na parte de logística das viagens. O Jade Hotel disponibiliza apartamentos de moradia e centro de treinamento para os atletas. O Colégio Everest, que é um parceiro de muitos anos, ajuda na questão de bolsa para filhos de membros do Brasília Basquete”, citou.
Fúlvio acredita que, apesar das dificuldades, o BRB/Brasília está no caminho certo para voltar aos tempos áureos.
“Brasília, por toda a história e as conquistas que teve, pela magnitude que tem o Brasília Basquete, em qualquer campeonato que venha a disputar, ele está sempre credenciado a buscar títulos. A gente não pode apagar todo esse histórico”, concluiu o gerente geral.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete