Stake F1 Team lança o C44: uma revolução dentro e fora da pista

0

Equipe revela carro para temporada 2024 no histórico cenário de Guildhall, em Londres, com a presença de Bottas e Zhou

A Stake F1 Team apresentou o novo C44, carro para a temporada 2024 da Fórmula 1. Com um visual agressivo e diferente, o modelo promete trazer emoção tanto dentro quanto fora das pistas. O carro foi revelado no histórico cenário de Guildhall, em Londres, na Inglaterra.

O C44 marca o nascimento de uma nova era e a apresentação contou com a presença de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, pilotos titulares da temporada, além de muitos convidados e estrelas. Mas o brilho da apresentação estava voltado mesmo para o carro.O modelo nasceu em Hinwil, na Suíça, e tem uma pintura atraente que mescla tons de preto e verde brilhante, resultado do trabalho em parceria com a equipe da BASF.

O visual promete chamar atenção em todas as telas de TV e nas fotografias. Não é um visual habitual nos carros de F1, nem mesmo uma espécie de homenagem ao passado, mas sim um aceno para o futuro, incorporando tudo que há de bom e inovador para o esporte em seu mais alto nível.

Bottas comentou sobre o que achou do carro. “O novo C44 definitivamente parece diferente, tanto em termos de aparência quanto do que podemos esperar do carro. Precisamos atuar como equipe e extrair o máximo deste pacote, que tem um potencial impressionante. Pessoalmente, indo para a terceira temporada junto com a equipe, os objetivos precisam ser maiores. Minhas expectativas são altas, precisamos dar um bom passo e ver um progresso em relação ao ano passado, uma temporada em que, com toda a honestidade, não atingimos as metas que estabelecemos para nós mesmos. Precisamos consertar isso agora, intensificar nosso jogo e fazer melhor, mas tenho visto o entusiasmo real em Hinwil e estou confiante de que podemos fazer isso”, diz Bottas.

O chinês Zhou destacou o visual do C44. “Primeiro, você sabe, não se pode deixar de destacar essa cor! É uma nova identidade, muito emocionante, especialmente na Fórmula 1. Da minha parte, é claro, esperamos ser rápidos. Temos nos esforçado muito desde a última temporada, especialmente na segunda metade do ano, depois das férias de verão. Entendemos exatamente onde precisamos melhorar como equipe e o que o plano lá na fábrica seria para o inverno. Agora é a hora de juntar tudo e colocar o carro na pista. As expectativas são altas mas, ao mesmo tempo, não sabemos onde realmente estamos até começarmos a competir contra nossos rivais. Mesmo assim, muito esforço foi investido no novo carro e estou animado para pilotá-lo em breve”, diz Zhou.

O C44 é o resultado do trabalho incansável de centenas de pessoas em Hinwil, que durante meses projetaram, desenvolveram, produziram e finalmente montaram o novo carro com um sentimento grande entusiasmo. É o produto da determinação de uma equipe liderada por James Key, Diretor Técnico da Stake F1 Team, dando um passo para a equipe voltar a lutar na frente.

“É sempre bom ver um carro novo sendo lançado. O projeto do C44 já estava em execução antes de eu entrar para a equipe, então tenho que dar crédito a eles, que fizeram um trabalho fantástico. Há um grande time em Hinwil, com um ambiente de trabalho positivo, e todos estão ansiosos para progredir. É claro que projetar e construir um carro como o C44 não é trabalho de uma só pessoa: é um projeto imensamente complexo, ainda mais hoje em dia, com os regulamentos que temos”, diz Key.

O C44 se distingue bem do seu antecessor, o C43: uma série de alterações foram introduzidas – algumas muito visíveis, outras bem sutis – para trazer desempenho ao pacote e abrir novas áreas de desenvolvimento. O mais visível, e talvez mais importante, é a mudança da suspensão dianteira, em comparação com o sistema utilizado no C43.

O C44 ostenta também um pacote aerodinâmico agressivamente redesenhado, com desenvolvimento marcante evidente nos “sidepods” e na tampa do motor. Uma mudança que também exigiu o redesenho de muitas partes internas do carro está na parte inferior do carro, uma área fundamental para gerar downforce.

Com abertura desses novos caminhos de desenvolvimento na criação do C44, a equipe de design já trabalha finalizando algumas atualizações importantes que serão trazidas para pista nas primeiras etapas do campeonato, já que a equipe pretende trabalhar forte no desenvolvimento do modelo.

Chefe de equipe, Alessandro Alunni Bravi comentou sobre o lançamento do novo C44. “Testemunhar o lançamento de um carro novo é sempre um momento especial, ainda mais quando marca o início de uma nova era, a da Stake F1 Team. Temos uma nova identidade e estamos entusiasmados com tudo o que planejamos, dentro e fora da pista. Hoje, porém, o que importa é o C44 e seu potencial. Estamos confiantes neste carro e na nossa equipe. Não falaremos de metas específicas, porque é sempre difícil nos comprometermos com números, mas nossos objetivos são claros – melhorar o desempenho do nosso carro e do nosso pacote”, diz Alessandro.

O C44 fará o seu primeiro teste de pista na sexta-feira, durante um shakedown em Barcelona, antes de seguir viagem para o Bahrein, quando serão realizados três dias de testes (21 a 23 de fevereiro), marcando o início da pré-temporada. Mas só no Grande Prémio da semana seguinte, em 29 de fevereiro, também em Sakhir, saberemos o quão bom é o C44: por enquanto, sabemos que já lidera a classificação de carro mais ousado, agressivo e provocante que existe.

Por; Luiz Felipe Chaguri (RF1 Jornalismo)

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade