De campeões mundiais até revelação do skate: 4 brasileiros para conhecer e que impressionaram o esporte

0

Ryan Kainalo (surf), Helena Laurino (skate), Bruna Kajiya (kitesurf) e Lucas Fink (skimboard) levaram a bandeira do País ao lugar mais alto do pódio.

Campeão mundial no surf, no skate, na ginástica e resultados históricos em dezenas de modalidades. Em 2023, o Brasil viu seus atletas alcançarem o topo do pódio diversas vezes. Contudo, o País foi além dos grandes nomes e viu surgir desde um novo talento comparado à Rayssa Leal até tetracampeã de kitesurf que levou o discurso de empoderamento feminino aos quatro cantos do planeta. Confira, abaixo, quatro esportistas que protagonizaram feitos incríveis:

Ryan Kainalo

Aos três anos de idade, ele já fazia dobras no tapete para simular ondas em que seus bonequinhos poderiam surfar. Hoje, aos 17, é campeão mundial jr de surf, título conquistado no início de dezembro, no Rio de Janeiro. Cria das mesmas ondas de Filipe Toledo e surfista do Corinthians, o paulista Ryan Kainalo teve uma ascensão meteórica nesta temporada ao conquistar o título sul-americano, os dois primeiros como profissional, além do ISA Games, repetindo o feito de Filipinho e Medina no início da carreira.  

Helena Laurino

Mais jovem skatista a ser convidada para integrar a Seleção principal, assim como a mais nova a ser campeã brasileira amadora. Em 2023, Helena Laurino encantou o mundo do skate park com o seu desempenho, tendo sido a primeira a executar a manobra 540° com perfeição. Aos 11 anos, ela quebrou diversos recordes e foi elogiada publicamente por Rayssa Leal. No Park, ela é uma das maiores esperanças do País para os próximos anos. 

Bruna Kajiya

Lesões, desconfiança e a volta por cima em busca de um sonho: levar a mensagem de empoderamento feminino aos quatro cantos do planeta por meio de uma prancha e um kite. Resiliente, Bruna Kajiya superou as adversidades e, mais uma vez, quebrou recordes ao Brasil. Aos 36 anos, a atleta se tornou tetracampeã mundial de kitesurf, erguendo a bandeira do País no lugar mais alto do pódio. 

Após duas graves lesões no menisco, Bruna tem a carreira mais longeva do kitesurf freestyle profissional. Além disso, ela foi a primeira mulher do mundo a executar a manobra backside 315 (a atleta completa o giro 540° no ar, com dois passes de barra pelas costas antes de aterrissar). 

Lucas Fink

O carioca Lucas Fink se tornou tricampeão mundial de skimboard, entrando para uma seleta lista de vencedores, cujo maior campeão é Sam Stinnett, detentor de quatro troféus. “Quero ser cinco vezes campeão do mundo e virar o maior vencedor do United Skim Tour”, afirma Lucas, único não-americano campeão mundial desta modalidade, ao site da Red Bull. 

Crédito das fotos abaixo:

Esq (Helena Laurino): Julio Detefon/CBSk

Cen (Ryan Kainalo): Lima Jr

Dir (Lucas Fink): Fabio Piva

Mais informações à imprensa – Edu Novais: imprensa@theonemgt.com

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade