Orçamento teve alta de 40% para 2023; Clube mantém projeto para tornar modalidade autossustentável e estabelecer-se entre as principais equipes do Brasil
No último domingo (26), o Internacional venceu pela primeira vez a Brasil Ladies Cup, após bater o Santos pelo placar de 1 a 0 na final. Com o título, as gurias Coloradas encerram a temporada de 2023 com duas taças conquistadas, uma vez que também faturaram o Campeonato Gaúcho Feminino, no final de novembro, em cima do rival Grêmio. Com recente hegemonia no Rio Grande do Sul – já são cinco títulos gaúchos em sete anos (2017, 2019, 2020, 2021 e 2023) –, o Colorado conta com projeto de longo prazo para consolidar-se entre as principais equipes do Brasil.
Dentre outros resultados recentes, o clube também se destacou a partir da inédita disputa da Libertadores Feminina neste ano, com a quarta melhor campanha, além do vice-campeonato Brasileiro em 2022. Na ocasião, inclusive, o time chegou a bater temporariamente o recorde de público para uma partida de futebol feminino no Brasil, quando mais de 36 mil pessoas assistiram ao primeiro jogo da decisão.
Esses e outros feitos são resultados de um trabalho especial para a categoria, que desde quando foi reativada no clube em 2017, apresenta orçamento em crescimento. Somente de 2022 para este ano, a alta foi de 40% nos investimentos para o time feminino. Além disso, o clube também conta com com departamento específico para a modalidade e a diretoria colorada também trabalha para tornar a categoria autossustentável.
“Nosso objetivo é sempre chegar entre as melhores equipes. Para isso, realizamos um planejamento e mapeamos todo o mercado para trazer jogadoras que se encaixem no estilo de jogo das Gurias Coloradas”, aponta Leonardo Menezes, diretor das categorias de base do Internacional.
Além disso, o clube também tem apostado na revelação de novas jogadoras para gerar frutos tanto na base quanto no profissional, com 19 atletas formadas no clube iniciando a temporada em 2023. Já nas divisões inferiores, o Colorado soma títulos conquistados em todas as categorias de formação e também foi o primeiro clube a alcançar dois títulos nacionais na base durante o mesmo ano, com as conquistas do Brasileirão sub-20 e Sub-17 em 2022. Neste ano, por sua vez, o Inter conquistou o Brasileirão sub-20.
“Buscamos abrir as portas do clube para que toda e qualquer menina que tenha o sonho de jogar futebol possa realizar avaliações técnicas. Captamos atletas de todo o Brasil e oferecemos apoio transdisciplinar, visando sempre o desenvolvimento integral, identificação com os valores do Internacional e fornecendo a melhor estrutura possível”, conclui Leonardo Menezes.
Por: Leonardo Novaes – PressFC