Mais experiente judoca brasileiro, com 36 anos, Baby leva para casa sua segunda medalha individual em pan-americanos, repetindo o resultado de Guadalajara 2011
Naquele que é sua despedida em Jogos Pan-Americanos, Rafael Silva, o Baby, atleta do Time Ajinomoto, conquistou nesta segunda-feira (30) sua segunda medalha nesta competição, ao levar o bronze nos pesos pesados (+ 100 kg). Ele assegurou o lugar no pódio ao derrotar o canadense Marc Deschenes por ippon. Mas ele pode ampliar a coleção nesta terça-feira (31), quando irá participar da competição de equipes mista, a partir das 10 horas.
A final antecipada do Pan de Santiago acabou reservada para as quartas de final, quando o integrante do Time Ajinomoto encarou o cubano Andy Granda, seu grande rival na atualidade. Neste ano, cada um havia vencido um combate. Desta vez, Granda voltou a levar a melhor, aplicando um ippon quando faltavam 2min25s para o final.
Embora tivesse como meta conquistar uma inédita medalha de ouro pan-americana, Rafael Silva não deixa Santiago frustrado. “É o meu último Pan, mas estou feliz em poder competir em alto nível aos 36 anos, conseguindo disputar com esta galera e pensando em conquistar a classificação olímpica e chegar bem em Paris. Sou um privilegiado estar nesta jornada olímpica”, afirmou Baby, que já pensa na revanche contra Andy Granda na competição por equipes.
“Agora é descansar um pouco, pensar na competição de equipes e me preparar para pegar o cubano e dar uma descontada, indo para cima dele”, brincou o judoca do Time Ajinomoto. Ele entende que o resultado de hoje foi definido por detalhes, mas encara com aprendizado para 2024. “Fiz uma boa preparação para cá. Me senti bem lutando, mas o Pan é um ensaio para a Olimpíada. A gente fica neste ambiente de Vila, nesta pressão, no tablado. Falar que você não usa a experiência para outras Olimpíadas é mentira. O importante é que estou me sentindo bem”, disse Baby.
Na preparação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, Rafael Silva contou com o suporte nutricional e acesso ao programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”, que incentiva uma alimentação equilibrada e saborosa, adequada às necessidades específicas de cada atleta. Parte desse suporte nutricional é representada pelos produtos aminoVITAL® GOLD, suplementos alimentares compostos por nove aminoácidos essenciais que agem rapidamente na recuperação muscular, fundamental para atletas de alto rendimento.
Sobre o Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte nutricional por meio do programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®” e dos suplementos alimentares aminoVITAL®.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10 bilhões e nacional de R$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2022. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL
Race Comunicação