Brasil domina o Beach Tennis no Pan no Chile e Baran é destaque com dois ouros

0

Brasileiros conquistaram cinco medalhas entre os profissionais e comemoraram, também, nas categorias juvenis. Catarinense, número 1 do País, ganhou nas duplas masculinas e nas duplas mistas, em Iquique. Em dezembro, Copa do Mundo da modalidade será no litoral norte de São Paulo

O Brasil dominou o Pan-Americano de Beach Tennis, disputado em Iquique, no Chile. Mostrando a força do esporte no País, os brasileiros encerraram o torneio, neste domingo (29), conquistando cinco medalhas na categoria profissional – três de ouro e duas de prata -, chegando à final nas duplas masculinas, femininas e mistas. Entre os integrantes do Time Brasil BRB, o catarinense André Baran foi destaque, com dois ouros – na decisão masculina e na mista. O País comemorou, também, nas categorias juvenis (12, 14, 16 e 18 anos), somando 21 medalhas – 11 de ouro e 10 de prata. No total, foram 14 ouros e 12 pratas.

“Nessa edição do Pan tivemos a presença de mais de 16 países nas chaves do Beach Tennis, comprovando o crescimento do esporte no continente americano. Acompanhar nosso esporte mais e mais forte nos faz acreditar que estamos cada vez mais perto da Olimpíada”, afirma Baran, que tem o patrocínio da Havan, Praia Clube, Qualicoco, Alto Giro, Grupo Urca, Oakley, Kona e Dauf.

Oito medalhas em Pan-americanos – Número 1 do Brasil e quarto no ranking mundial, Baran soma agora oito medalhas no Pan, sendo 7 de ouro e 1 de prata. Em Iquique, venceu nas duplas masculinas com Allan Oliveira e nas mistas com Vitória Marchezini. Nas edições anteriores, foi campeão em 2022 (chave masculina e mista) e 2019 (chave masculina e mista). Em 2021, prata no masculino e ouro na mista.

Baran comemorou o título nas duplas mistas jogando contra Daniel Mola e Sophia Chow, em decisão brasileira no torneio. E ficou com o ouro nas duplas masculinas ao derrotar os venezuelanos Ramon Guedez, o ‘Nacho’, e Carlos Vigon.

“Estou muito feliz com as duas medalhas de ouro e com a participação do Time Brasil como um todo. A equipe mostrou muita união ao  longo do Pan e agora vamos com tudo para o Mundial em dezembro”, destaca o catarinense.

O Beach Tennis surgiu na Itália e hoje está em mais de 50 países, com cerca de 3,5 milhões de praticantes ao redor do mundo. No Brasil, chegou em 2008 e conta atualmente com 1,1 milhão de jogadores – entre profissionais e amadores. Em dezembro, com início no dia 5, Maresias no litoral norte de São Paulo, receberá a Copa do Mundo de Beach Tennis, que terá sede no País pelo terceiro ano seguido.

Sobre André Baran – O ex-tenista André Baran nasceu em Brusque (SC) e hoje vive em Uberlândia (MG). Atual número um do Brasil e quarto melhor atleta no ranking internacional da modalidade, tornou-se referência no Beach Tennis ao colecionar títulos mundiais pela seleção brasileira de Beach Tennis, como medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ouro e prata nos Jogos Mundiais de Praia ANOC, no Catar, além de ser bicampeão mundial por equipes no Brasil e Rússia.

Na carreira, Baran conquistou outros títulos importantes da ITF nas duplas masculinas e mistas. Ao lado da parceira Rafaella Miller, comemorou o bicampeonato no Mundial de Terracina, na Itália, além do ITF BT 400, em Balneário Camboriú (SC) e Sand Series em Ilhas Reunião. Em 2022, ao lado do atual parceiro russo Nikita Burmakin, foi campeão do ITF BT 400 em Valinhos (SP) e, também, em Laguna (SC). Agora em 2023, Baran e Nikita comemoraram os títulos do BT 400, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, do Sand Series Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, do Sand Series Brasília (DF) e do BT 400 de Uberlândia (MG). E foram campeões por equipe no Follow the Beach Copacabana. Com o novo parceiro, o italiano Michele Cappelletti, conquistou um título, no River Open Petrolina, em Pernambuco, e um vice-campeonato, no Sand Series Saarlouis Classic, na Alemanha.

Desenvolveu sua própria metodologia de ensino, que está presente no Praia Clube, em Uberlândia (MG) e, também, em Brusque (SC), na Sociedade Esportiva Bandeirante. Em parceria com a Alto Giro, Baran desenvolveu uma linha exclusiva de roupas que alia design, conforto e tecnologia. A Alto Giro, marca do grupo Recco Co que está no mercado há 34 anos na confecção de roupas fitness e praia, descreve a coleção de André Baran como sendo composta por “peças superconfortáveis e com uma qualidade incrível. De secagem rápida e com proteção UV, os shorts e camisetas te ajudam a transmitir a sua melhor versão no esporte”. A coleção assinada pelo número um do Brasil conta ainda com bonés, manguitos e agasalhos. 

Mais informações:
Instagram: @andre_baran
Comercial e marketing: F: 47 99272-0119 / 
andrebaran_assessoria@hotmail.com

Por: ZDL

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade