Gabriel Casagrande venceu a Corrida 1 e manteve a dianteira no campeonato. Matías Rossi fez a festa do público argentino com o triunfo na Corrida 2
Em um enredo perfeito para o público local, o Grand Prix Buenos Aires da Stock Car Pro Series viu pilotos do Brasil e Argentina conquistarem a vitória. Gabriel Casagrande e Matías Rossi foram os protagonistas deste domingo (8) que marcou a disputa da nona etapa da temporada 2023. O paranaense da A.Mattheis Vogel reforçou a condição de líder do campeonato depois de conquistar sua terceira vitória no ano (10ª na categoria) a bordo do Chevrolet Cruze #83. Casagrande assumiu a ponta ao superar o pole position Felipe Fraga (Blau Motorsport) durante a janela de pit-stop e finalizou na frente, permanecendo como o primeiro colocado na tabela de pontos depois de 18 corridas disputadas.
Já a movimentada Corrida 2 foi de muita festa para o dono da casa e para o público argentino. Anfitrião do fim de semana, Matías Rossi também alcançou sua terceira vitória neste ano e a quinta na Stock Car. O argentino da Full Time Sports comandou a prova desde a largada a triunfou com seu Toyota Corolla diante dos fãs no Autódromo Oscar y Juan Galvez. Com um segundo lugar na primeira prova e um sexto na disputa complementar, Felipe Fraga foi o “Vivo Man of the Race” da etapa, troféu dado ao maior pontuador do evento. Fraga registrou 43 tentos, seguido por Gianluca Petecof (Full Time Sports), com 38.
Eficiência no box — Felipe Fraga largou na frente e manteve a liderança nas primeiras voltas, seguido por Gianluca Petecof e Gabriel Casagrande. Em prova com muitas disputas por posição, o líder do campeonato iniciou usa campanha pela ponta da prova ao ultrapassar o jovem piloto da Full Time Sports e subir para o segundo lugar. Com um trabalho de box eficiente de sua equipe, Gabriel Casagrande superou Felipe Fraga depois do pit-stop e assumiu a liderança da prova. O paranaense partiu então para as voltas finais já na dianteira da corrida, seguido por Fraga e Gianluca Petecof. Thiago Camilo era o quarto colocado e Matías Rossi fechava o top-5, pressionado por Dudu Barrichello e Guilherme Salas.
Nas voltas finais, Matías Rossi caiu para a décima posição, sendo superado por Salas, Dudu Barrichello, Rafael Suzuki, Ricardo Maurício e Rubens Barrichello. Ao fim de 23 voltas, Casagrande cruzou a linha de chegada 0s737 à frente de Felipe Fraga, que alcançou seu quinto pódio em 2023. Por sua vez, Gianluca Petecof faturou seu terceiro top-3 no ano. Thiago Camilo foi o quarto, à frente de Guilherme Salas, Dudu Barrichello, Rafael Suzuki, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello e Matías Rossi, que passou Rubinho e obteve o direito de largar na ponta da Corrida 2 em razão da regra do grid invertido.
“Foi um fim de semana muito bacana, desde o início tendo um carro muito rápido. Faltou pouco para a pole, mas o terceiro lugar no grid foi muito bom também. Foi uma surpresa ter vencido a primeira corrida, mas tirei proveito de erros dos meus adversários, e aí, com um bom carro e bom ritmo, conseguimos levar esse caneco de primeiro lugar. Muito feliz por ter conquistado uma vitória diante do público argentino. É muito legal correr aqui, todo mundo nos conhece, pedem foto. O autódromo também está lotado. Muito obrigado à torcida de todos. Vamos com tudo que agora só faltam três [etapas]”, comemorou Casagrande.
Anfitrião brilha em casa — O único argentino do grid da Stock Car aproveitou a posição de largada e sustentou a liderança no começo da prova em Buenos Aires. Foi um início quente e acidentado de prova, e logo o safety-car interveio depois de incidente com o pentacampeão Cacá Bueno.
A relargada foi dada na quarta volta, mas logo depois o carro de segurança voltou à pista por conta da posição perigosa em que ficou o Stock de Allam Khodair, que enfrentou problemas e teve de abandonar a disputa. A bandeira verde tremulou novamente na sétima volta, com Matías Rossi puxando o pelotão, sendo seguido por Rubens Barrichello, Rafael Suzuki, Ricardo Maurício e Gianluca Petecof, no momento da abertura da janela de pit-stops.
Rossi foi o primeiro entre os líderes a efetuar sua parada, de modo que Rubens Barrichello teve pista limpa à frente na liderança. Rubinho fez o pit-stop na volta 11 e regressou à pista logo atrás do argentino. Thiago Camilo e Gianluca Petecof vinham logo atrás.
Matías consolidou sua condição de líder depois do fechamento da janela de pit stops. Com boa vantagem para Rubens Barrichello, o segundo colocado, o argentino partiu para sua terceira vitória na temporada. Rafael Suzuki foi o terceiro, faturando assim seu segundo pódio em Buenos Aires. Thiago Camilo foi o quarto e Gianluca Petecof garantiu mais um top-5 no domingo. Felipe Fraga finalizou em sexto, seguido por Felipe Massa, Guilherme Salas, Ricardo Maurício e Ricardo Zonta. A prova foi encerrada com safety-car após incidente envolvendo Bruno Baptista e Cesar Ramos.
Rossi festejou por ter vivido um grande momento na sua laureada trajetória nas pistas. “Estou muito feliz pela vitória. A Full Time me deu um carro ótimo e pude vencer em meu país. É um dia incrível para a minha carreira. Agradeço muito à Toyota Gazoo Racing do Brasil e a todos por permitirem um dia como esse aqui”.
Maior pontuador da etapa, Fraga alcançou o principal objetivo no fim de semana, mas lamentou ter visto a vitória escapar em Buenos Aires. “Faltou pouco. O Gabriel está numa fase incrível, então parabéns para ele e para a equipe. Tentei [a vitória]até o final. Nosso pit-stop não foi muito bom e minha volta indo para os boxes também não foi muito boa. Mas acertamos e erramos juntos. De qualquer forma, muito feliz por sair daqui como o maior pontuador da etapa. Foi melhor do que esperado. Agora é focar nas próximas, e tem muita coisa por vir ainda nesse fim de temporada”.
Casagrande segue líder — Com os resultados deste domingo, Gabriel Casagrande permanece na liderança do campeonato, agora com 248 pontos, 21 à frente de Rubens Barrichello, o segundo colocado. Thiago Camilo subiu de quinto para terceiro e tem agora 216, contra 207 de Rafael Suzuki, que ascendeu uma posição e aparece em quarto. Ricardo Zonta fecha o top-5, com 205 pontos.
Felipe Fraga é o sexto da tabela de pontos, com 202, um a mais que Gianluca Petecof. Quem teve grande prejuízo na jornada de Buenos Aires foi Daniel Serra, que caiu da quarta para a oitava posição e soma agora 192 pontos. Guilherme Salas é o nono na tabela, com 184, enquanto Cesar Ramos completa a relação dos dez primeiros, com 168.
A Stock Car volta a acelerar em três semanas, em 29 de outubro, para a disputa da décima e antepenúltima etapa da temporada 2023, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.
Stock Car Pro Series, etapa 9, Grand Prix Buenos Aires
Corrida 1:
1º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 23 voltas em 32min06s331
2º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 0s737
3º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 3s855
4º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 8s314
5º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 10s039
6º – Dudu Barrichello (Mobil Ale/Toyota Corolla), a 11s116
7º – Rafael Suzuki (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 11s740
8º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 13s262
9º – Rubens Barrichello (Mobil Ale/Toyota Corolla), a 14s353
10º – Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 14s638
11º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 14s921
12º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 15s836
13º – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 17s089
14º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 19s588
15º – Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/Toyota Corolla), a 24s986
16º – Rodrigo Baptista (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 25s766
17º – Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 26s750
18º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 27s208
19º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 28s385
20º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 32s040
21º – Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 36s830
22º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 42s035
23º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 44s615
24º – Tony Kanaan (Texaco Racing/Toyota Corolla), a 50s279
25º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 59s235
26º – Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 1min00s151
27º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 1 volta
28º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 1 volta
Não completou:
Santiago Urrutia (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 18 voltas
Excluídos:
Lucas Kohl (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze)
Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze)
Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla)
Corrida 2:
1º – Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla), 20 voltas em 31min05s676
2º – Rubens Barrichello (Mobil Ale/Toyota Corolla), a 0s792
3º – Rafael Suzuki (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 1s511
4º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 2s359
5º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 4s079
6º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 5s797
7º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 6s523
8º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 7s137
9º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 7s942
10º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 8s712
11º – Dudu Barrichello (Mobil Ale/Toyota Corolla), a 9s832
12º – Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 11s347
13º – Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 12s139
14º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 13s752
15º – Tony Kanaan (Texaco Racing/Toyota Corolla), a 14s958
16º – Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/Toyota Corolla), a 16s147
17º – Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 17s047
18º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 18s252
19º – Rodrigo Baptista (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 19s803
20º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 11s795
21º – Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 22s884
22º – Lucas Kohl (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 23s806
23º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 25s288
24º – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 1 volta
25º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 2 voltas
26º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 2 voltas
Não completaram:
Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 7 voltas
Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 10 voltas
Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 17 voltas
Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 17 voltas
Santiago Urrutia (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), não largou
Classificação do campeonato:
1º – Gabriel Casagrande, 248 pontos
2º – Rubens Barrichello, 227
3º – Thiago Camilo, 216
4º – Rafael Suzuki, 207
5º – Ricardo Zonta, 205
6º – Felipe Fraga, 202
7º – Gianluca Petecof, 201
8º – Daniel Serra, 192
9º – Guilherme Salas, 184
10º – Cesar Ramos, 168
11º – Nelson Piquet Jr., 157
12º – Matías Rossi, 156
13º – Ricardo Maurício, 154
14º – Felipe Baptista, 146
15º – Felipe Massa, 120
16º – Lucas Foresti, 116
17º – Átila Abreu, 116
18º – Gaetano Di Mauro, 115
19º – Bruno Baptista, 105
20º – Dudu Barrichello, 104
21º – Cacá Bueno, 101
22º – Julio Campos, 96
23º – Allam Khodair, 96
24º – Marcos Gomes, 85
25º – Denis Navarro, 81
26º – Sergio Jimenez, 66
27º – Rodrigo Baptista, 55
28º – Enzo Elias, 46
29º – Lucas Kohl, 38
30º – Tony Kanaan, 25
31º – Arthur Leist, 9
32º – Rafael Martins, 6
33º – Antônio Junqueira, 4
34º – Raphael Teixeira, 4
35º – Diego Nunes, 2
*pontuação extraoficial
Calendário da temporada 2023
Etapa / Data / Local
10ª – 29/10 – Velocitta (SP)
11ª – 26/11 – Cascavel (PR)
12ª – 17/12 – Interlagos (SP)
Por: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria