Com o jogo sendo decidido na primeira prorrogação, a equipe do Esporte Clube Pinheiros foi superada pelo Paulistano por 91×84 (77×7, no tempo normal, com 40×35) no primeiro tempo), no primeiro jogo pelas quartas-de-final do playoff do Campeonato Paulista de Basquete. O segundo jogo será neste sábado (7), às 19 horas, no ginásio do Paulistano.
Foi um jogo duro do começo ao fim, com o time dirigido pelo técnico David Pelosini resistindo às trocas e a agressiva marcação do Paulistano. Além do número elevado de faltas, sofreu também com a contusão do armador Adyel Borges, no início do terceiro período, além do único pivô em quadra, Agapy Santos – pegou 16 rebotes – sendo eliminado por faltas no início da prorrogação.
“Estou muito feliz pela nossa entrega. Disse ao grupo que eles deram 200% e não faltou luta, entrega e dedicação. Estamos fazendo um Paulista bem rico, especialmente os garotos”, analisou o técnico David Pelosini.
Primeiro período – Começando a partida com o quinteto base, formado por Ruivo, Buffat, Jimmy, Aguerre e Agapy, o Azul e Preto só conseguiu equilibrar nos primeiros minutos, até o empate em 6×6. Com a entrada de Adyel e Enrico, faltando dois minutos, chegou a ficar 16×18, para finalizar os 10 primeiros minutos quatro pontos atrás: 16×20.
Segundo período – Com Tico Farias e Adyel iniciand o período no quinteto titular. E com três minutos de jogo, o Paulistano abria a maior vantagem de 11 pontos (16×27), obrigando o técnico David Pelosini a pedir tempo. Depois de ficar 12 pontos atrás (28×40), fez uma parcial de sete pontos seguidos para abaixar para cinco pontos: 35×40 placar do primeiro tempo.
Terceiro período – Com retorno dos vestiários arrasador e fazendo um parcial de 8×2, o Pinheiros passou na frente em 42×40, com cesta do armador Ruivo. Mesmo com vários empates no marcador, inclusive em 55×55, faltando 1 minuto para o fim do período e terminando cm uma parcial de 23×15, encerrou o período em 58×55.
Quarto período – Com o jogo equilibrado, o jogo passou ser dramático. Com duas bolas de três – Jimmy e Ruivo – o Azul e Preto abriu sua maior vantagem no jogo: 69×64, faltando 3´49. Mas acabou sofrendo o empate em 77×77, com o jogo indo para a prorrogação.
Prorrogação – Levando uma parcial de 14×5, com o time desgastado, onde Aguerre e Agapy praticamente jogando todo o tempo e ainda com número elevado de faltas, além da contusão no ombro de Adyel Borges, o primeiro jogo da série melhor de três ficou para o Paulistano: 91×84.
Jogaram para o Pinheiros
Tico Faria – 2 pontos e 1 rebote
Adyel Borges – 10 pontos, 1 rebote e 2 assistências
Felipe Ruivo – 16 pontos, 7 assistências e 1 rebote
Jonas Buffat – 18 pontos, 5 rebotes e 3 assistências
Jimme Dreher – 7 pontos 3 rebotes
Federico Aguerre – 19 pontos, 3 assistências e 2 rebotes
Agapy Santos – 12 pontos, 16 rebotes e 1 assistência
Pelo Paulistano, Kevin Crescenzi, com 32 pontos foi o principal pontuador do jogo.
Foto: Juarez Araújo – ESPORTE CLUBE PINHEIROS