Automobilismo imita futebol: pilotos miram exemplo do São Paulo

0

Estratégia de optar por Copa do Brasil em detrimento do Brasileirão ajudou na conquista diante do Flamengo. Pilotos terão pela frente três campeonatos para disputar na Turismo Nacional em 2024

É comum no futebol um time priorizar uma competição em detrimento de outra. Nesta temporada, o Botafogo abriu ampla vantagem na liderança do Brasileirão, o que fez com que outros times, com menos chances no campeonato de pontos corridos, focassem em objetivos distintos. Um deles foi o São Paulo, que optou por priorizar a Copa do Brasil. A estratégia deu certo e, no último domingo (24), o Tricolor Paulista conquistou o título que faltava em sua galeria de troféus depois da final contra o Flamengo no Morumbi, em São Paulo.
O exemplo inspirou os pilotos da categoria Turismo Nacional, que receberam no último sábado a notícia de que terão novas possibilidades de estratégia para buscar títulos na próxima temporada, a exemplo do que acontece no futebol. Os competidores da categoria dos carros mais vendidos do Brasil vão participar de três campeonatos no próximo ano: além dos tradicionais seis eventos com corridas de curta duração para a temporada Sprint, as novidades são as temporadas da Copa Turismo Nacional de Endurance, que compreenderá duas etapas com provas de três horas de duração, e o título do Campeonato Overall – resultado da soma do desempenho dos competidores tanto no Endurance quanto no Sprint.
Um competidor, agora, poderá também seguir o exemplo do São Paulo e focar em um dos campeonatos no qual ache que tem mais chance de título. E, dessa maneira, ter uma oportunidade maior de levar ao menos uma das taças de campeão do calendário que se estenderá de 25 de fevereiro a 1º de dezembro de 2024.

O que dizem os pilotos — As novidades para 2024 foram anunciadas no último sábado em um evento que reuniu competidores e chefes de equipe. Confira o que disseram os pilotos sobre as novas possibilidades de estratégia:

Arthur Scherer, 27 anos: “O campeonato de Endurance abre algumas possibilidades interessantes. É bastante positivo porque abre portas para novos pilotos poderem ingressar na categoria. Será possível ganhar quilometragem, vai dar para andar bastante, o que agrega muito valor para a categoria e para os pilotos. Haverá uma maior exposição de marcas para os patrocinadores, o que também é positivo demais por ser em uma prova de longa duração. E, sem dúvida, vamos ver muitos pilotos focando em um campeonato ou outro, o que é bem legal porque cria uma maior gama de estratégias. No geral, a Turismo Nacional só vai crescer, e mais pessoas estarão conosco. Curioso para ver como serão as corridas de Endurance no ano que vem”.
Ernani Kuhn, 27 anos: “Considero essa novidade interessante demais, até porque podemos fomentar um pouco mais a categoria, trazendo mais pilotos para conhecê-la. É uma grande oportunidade. Iniciativa muito legal e uma baita sacada. Será importante também para explorar nossa imagem junto aos patrocinadores. Minha meta será buscar o título overall, até porque sonho em estar na Stock Series em 2025, é o meu plano de carreira. Mas ter esses campeonatos em jogo anima ainda mais a todos para termos uma grande temporada no ano que vem.”
Juninho Berlanda, 30 anos: “A novidade da Endurance para 2024 é muito bacana. Vamos ter a oportunidade de ter novos pilotos andando na nossa categoria e, além disso, poderemos mostrar o quão confiável é o nosso kit Audace (composto por motor 2.0 e câmbio paddle-shift) andando sem problemas nas três horas de corrida e no limite do carro o tempo todo. Vai trazer muita visibilidade para a categoria e também grandes pilotos para o nosso grid, além de novos patrocinadores para essas etapas. Creio que o foco da maioria dos pilotos vai ser fazer todos os campeonatos. As premiações são muito boas, e todos os pilotos de ponta vão querer subir para a Stock Series. Claro, teremos pilotos que vão priorizar um ou outro campeonato, exatamente como funciona no futebol. Será mais uma oportunidade para recuperar ou focar em outra disputa para conseguir o título. É um grande passo da Turismo Nacional ao gerar esta oportunidade aos pilotos”.
Gui Sirtoli, 33 anos: “Ter um campeonato de Endurance na Turismo Nacional faz todo o sentido. Temos um calendário de corridas muito curtas, disputas acirradas, e toda a emoção de termos de resolver as coisas em curto espaço de tempo. A Endurance vai trazer uma outra perspectiva de corrida, utilizando o tempo de maneira diferente, o que pode trazer surpresas e novos nomes à categoria para formar um time, até mesmo com pilotos da Stock Car. O impacto que isso traz é que teremos muito mais tempo de pista, com tempo de exibição maior para os patrocinadores. Vamos conseguir uma participação mais efetiva desse público, então as corridas de Endurance são perfeitas. Obviamente, vamos ter três campeonatos em jogo em 2024, e claro que a ideia é buscar o título Overall, mas já faz todo o sentido comemorar se tivermos a chance de buscar o título de Sprint ou Endurance, levando o time para o topo de um pódio especial”.
Pablo Alves, 41 anos: “Sou um piloto que corre para vencer corridas. Ganhar o campeonato é consequência do que fazemos nas provas, então costumo ir pra cima sempre. Vencer um título é sempre bom demais, e essa chance que se abre na Turismo Nacional é maravilhosa para nós”.

Turismo Nacional, temporada 2024:
1ª etapa Endurance: 25 de fevereiro
1ª etapa Sprint: 14 de abril
2ª etapa Sprint: 26 de maio
3ª etapa Sprint: 21 de julho
4ª etapa Sprint: 25 de agosto
2ª etapa Endurance: 22 de setembro
5ª etapa Sprint: 20 de outubro
6ª etapa Sprint: 1º de dezembro
*sujeito a alterações. Praças a definir


Por: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade