Ernani Kuhn, Lucas Bornemann e Vinícius Bortolozzo fecham a sexta etapa da Copa Shell Hyundai HB20 com vitória no Velopark

0

Disputa pelos títulos das três categorias segue aberta a duas rodadas do final. Próxima etapa será em novembro

O Autódromo do Velopark vai ficar na lembrança dos fãs da velocidade pela quantidade de disputas nas provas da sexta etapa da Copa Shell Hyundai HB20. Nem tanto na memória afetiva dos pilotos que chegaram à pista localizada em Nova Santa Rita (RS) liderando a competição nas classes Pro, Elite e Super. Neste domingo (17), o circuito recebeu a segunda corrida do maior campeonato monomarca do país e novamente foi marcada com muitas disputas e intervenções do Safety Car. Com a inversão dos 10 primeiros colocados de cada categoria na primeira corrida, largaram na frente Ale Xavier na Pro, Thaline Chicoski na Elite e Rangel Zen na Super.

O então líder da Pro, Alberto Cattucci, teve problemas com o carro na penúltima volta e caiu das primeiras posições para ser apenas o 27º. Pela categoria Elite, Vito Ardito foi mais um que também não teve sorte. Mesmo com Victor Andrade, então vice-líder, abandonando mais uma prova no fim de semana, Ardito finalizou em terceiro, mas foi punido e caiu para sexto na classe. Na Super, Enzo Falquete também não recebeu a bandeira quadriculada na corrida de encerramento.

Xavier ditou o ritmo e segurou o máximo que pode para acelerar. A tática deu certo e junto com Marcus Índio, que largou da segunda colocação, eles mantiveram suas posições e desgarraram do pelotão.

Com Safety Car acionado na volta 6 e deixando a pista no fechamento da nona volta, o pelotão reagrupou. Com isso Cattucci aproveitou para atacar Bruno Testa e assumir a terceira colocação e na sequência novo safety car foi acionado no 12º giro e saindo da pista na 14ª volta.

Índio e Cattucci disputaram a segunda colocação e se tocaram, com isso Xavier desgarrou do pelotão. Cattucci caiu para a quinta colocação e a briga pelo segundo lugar ficou entre Testa, Kuhn e Índio.

Na última volta, novamente o safety car foi acionado em virtude de um acidente e Ale Xavier recolheu para o box antes da bandeirada. Bruno Testa cruzou a linha de chegada em primeiro, mas tinha uma punição de cinco segundos a cumprir e a vitória ficou com Ernani Kuhn na categoria Pro, com Chris Bornemann em segundo, Marcus Índio em terceiro, Enzo Gianfratti em quarto e Thiago Riberi/Daniel Nino em quinto.

“Hoje foi uma corrida bem confusa, com muito safety car, até terminando em bandeira amarela. O concorrente da frente tomou cinco segundos de punição e acabei conseguindo a vitória. Para nós é muito bom, a gente está vivo no campeonato, tem mais duas etapas restantes e vamos com tudo atrás desse título”, disse Ernani Kuhn.

Pela categoria Elite, quem foi beneficiado em largar na frente foi Thaline Chicoski, que terminou a segunda corrida na segunda colocação. João Lemos foi o vencedor na pista, mas foi punido e caiu para a sétima colocação. A vitória ficou com Lucas Bornemann, Chicoski em segundo, Thiago Rizzo em terceiro, Pedro Burger em quanto e Diego Vallini em quinto.

Rangel Zen foi quem largou em primeiro na categoria Super, mas não conseguiu sustentar a posição. A vitória na classe ficou com Vinícius Bortolozzo, sua primeira na categoria. Completaram o pódio os pilotos Rangel Zen em segundo, Thiago Lopes em terceiro, Marcelo Zebra em quarto e Marcel Jorand em quinto.

“Corrida difícil. Hoje, graças a Deus, conseguimos essa posição em primeiro. Foi disputa do começo ao fim. Uma corrida muito difícil mesmo, mas o resultado é isso aí, muito feliz. A primeira vitória na Super veio hoje”, disse Bortolozzo.

O próximo compromisso da Copa Shell Hyundai HB20 deve acontecer em Brasília nos próximos dias 25 e 26 de novembro, caso o autódromo da Capital Federal esteja pronto para uso. A etapa será a sétima de oito previstas para a temporada.

Resultado da segunda corrida no Velopark (extraoficial):
1. E. Kuhn (P)
2. C. Bornemann (P)
3. M. Índio (P)
4. E. Gianfratti (P)
5. T. Riberi/D. Nino (P)
6. Bruno Testa (P)
7. L. Bornemann (E)
8. B. Cavaleiro/B. Cardoso (P)
9. L. Rufino (P)
10. T. Chicoski (E)
11. T. Rizzo (E)
12. P. Burger (E)
13. V. Bortolozzo (S)
14. R. Zen (S)
15. T. Lopes (S)
16. M. Zebra (S)
17. M. Jorand (S)
18. A. Freias (S)
19. R. Cruzeiro (S)
20. C. Harmuch (S)
21. D. Vallini (E)
22. V. Ardito/A. Ardito (E)
23. J. Fries (S)
24. E. Doriguel (S)
25. João Lemos (E)
26. A. Xavier (P)
27. A. Cattucci (P)
28. W. Pontes (S)
29. U. Dias (S)
30. B. Grigatti (E)
31. L. Martins (E)
32. P. Perdoncini (E)

Não completaram
T. Patto (S)
E. Falquete (S)
V. Andrade (E)
T. Sansana (E)
R. Velho (E)

Calendário 2023Interlagos: 29 e 30 de abril
Tarumã: 20 e 21 de maio
Interlagos: 8 e 9 de julho
Goiânia: 26 e 27 de agosto

Velopark:
 16 e 17 de setembro
Brasília*: 25 e 26 de novembro
Interlagos: 16 e 17 de dezembro
*Sujeito a alterações

Siga a Copa Shell Hyundai HB20 nas redes sociais:
Instagram: @copahb20
Facebook: https://www.facebook.com/copahb20/
YouTube: https://www.youtube.com/c/CopaHB20


Por: Cleber Bernuci / Caio Scafuro

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade