Bernardo Cardoso, Pedro Burger e Uli Dias vencem no retorno da Copa Shell Hyundai HB20 ao Velopark

0

Após quatro anos da última largada em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, os líderes das categorias não tiveram um bom sábado no autódromo gaúcho

O Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre (RS) teve um dia movimentado. A Copa Shell Hyundai HB20 começou a disputa da sua sexta etapa neste sábado (16) e teve Bernardo Cardoso (Pro), Pedro Burger (Elite) e Uli Dias (Super) nos lugares mais altos do pódio na primeira corrida. Com 37 carros no grid, os pilotos da maior categoria monomarca do país enfrentaram o dia mais quente das atividades do fim de semana até o momento, com temperatura ambiente de 28°C e um asfalto na casa dos 48°C.

A corrida foi marcada pelas intervenções do Safety Car, que foi acionado logo na primeira volta da corrida e voltou a ser acionado no terceiro giro. Nada disso mudou a corrida de Bernardo Cardoso, que fez valer a posição de honra no grid e não teve muita dificuldade para liderar a prova até a bandeirada.

A briga ficou algumas posições atrás, com o então líder do campeonato, Alberto Cattucci, e o então vice-líder Leo Rufino andando muito próximos durante toda a prova. Em uma das disputas, Cattucci saiu da pista e foi punido em cinco segundos por não usar o traçado oficial, embora tenha justificado que perdeu o controle do carro por ter passado sobre um trecho com óleo na pista. Com a punição, Cattucci recebeu a bandeira em segundo lugar, mas ficou com a sexta colocação no resultado final. Leo Rufino foi o segundo, Enzo Gianfratti o terceiro, Daniel Nino em quarto e Ernani Kuhn fechou o top 5.

Cardoso, o primeiro a ver a quadriculada, estava feliz e, ao mesmo tempo, aliviado. “Foi uma corrida muito complicada, a gente começou muito bem, mas infelizmente teve óleo na pista toda, então toda volta tinha uma surpresa. Mas tenho que agradecer a minha equipe, a todos os meus patrocinadores, a Cimed e ao Beto Cavaleiro pelo apoio. E vamos lá, pontos importantes do campeonato e vamos para a próxima”, disse o piloto que compete em dupla com Beto Cavaleiro.

Na briga pela Elite, líder e vice-líder não completaram a primeira prova do fim de semana. Agostinho Ardito abandonou com 12 voltas completadas, enquanto Victor Andrade foi o responsável pelo acionamento do Safety Car no terceiro giro. O pole position Pedro Burger largou bem e conseguiu manter a vantagem e ainda colocar um carro da Pro entre ele o segundo colocado Diego Vallini. Pedro Perdoncini foi o terceiro colocado, Rafael Velho o quarto e Thiago Rizzo o quinto.

“Foi uma corrida muito difícil, muito disputada, pista muito pequena, então todo mundo muito junto toda hora. Conseguimos manter a posição na largada, na frente de uns dois carros da Pro e depois foi só administrar, porque teve bastante safety car. Então foi uma corrida muito difícil e muito boa ao mesmo tempo”, disse o piloto do #08.

Na Super, Uli Dias ultrapassou Augusto Freitas faltando três voltas para o final. Dias conquistou a sua primeira vitória na categoria e Augusto Freitas ficou em segundo. Thiago Lopes foi o terceiro, Marcelo Zebra o quarto e Claudio Harmuch o quinto.

“Foi muito legal, foi uma guerra limpa, fiquei muito feliz de estar disputando com eles, muito feliz com o meu desempenho aqui. A primeira vitória chegou, eu estou muito feliz, agradecer a Deus e a minha família”, disse o piloto do HB20 #100, que largou da sexta posição na categoria.

O líder do campeonato na Super, Enzo Falquete se envolveu em uma disputa de posição e ficou com o para-choques danificado, sendo obrigado a ir para boxes e fazer o reparo, prejudicando seu resultado final.

Neste domingo (17), os pilotos voltam para a pista abrindo as atividades no Velopark. Às 8h50 será dada a largada para a segunda prova da sexta etapa, com duração de 25 minutos mais uma volta. As corridas da Copa Shell HB20 são transmitidas pelo YouTube do Canal Acelerados e pelo canal oficial da Hyundai Brasil na plataforma. Na TV aberta a RedeTV! é quem transmite as corridas no domingo.

Resultado da Corrida 1 no Velopark (extraoficial)
1. B. Cardoso/B. Cavaleiro (P)
2. L. Rufino (P)
3. E. Gianfratti (P)
4. D. Nino/T. Riberi (P)
5. E. Kuhn (P)
6. A. Cattucci (P)
7. B. Testa (P)
8. P. Burger (E)
9. C. Bornemann (P)
10. M. Índio (P)
11. A. Xavier (P)
12. D. Vallini (E)
13. P. Perdoncini (E)
14. R. Velho (E)
15. T. Rizzo (E)
16. B. Grigatti (E)
17. L. Martins (E)
18. T. Sansana (E)
19. U. Dias (S)
20. A. Freitas (S)
21. T. Lopes (S)
22. L. Bornemann (E)
23. M. Zebra (S)
24. C. Harmuch (S)
25. V. Bortolozzo (S)
26. W. Pontes (S)
27. J. Fries (S)
28. T. Patto (S)
29. R. Zen (S)
30. R. Cruzeiro (S)
31. E. Doriguel (S)
32. T. Chicoski (E)

Não completaram
E. Falquete (S)
A. Ardito/V. Ardito (E)
J. Lemos (E)
V. Andrade (E)
M. Jorand (S)

Programação do fim de semana no Velopark:

Domingo, dia 17
8h50 – Corrida 2 – HB20 – 25 minutos + 1 volta
10h10 – Visitação aos boxes

Calendário 2023Interlagos: 29 e 30 de abril
Tarumã: 20 e 21 de maio
Interlagos: 8 e 9 de julho
Goiânia: 26 e 27 de agosto

Velopark: 16 e 17 de setembro
Brasília*: 
25 e 26 de novembro
Interlagos: 16 e 17 de dezembro
*Sujeito a alterações

Siga a Copa Shell Hyundai HB20 nas redes sociais:
Instagram: @copahb20
Facebook: https://www.facebook.com/copahb20/
YouTube: https://www.youtube.com/c/CopaHB20


Por: Cleber Bernuci / Caio Scafuro

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade